Onde posso fazer um curso online gratuito?

Como fazer um curso online
O isolamento social decretado pelo Covid-19 obriga a passar mais tempo em casa. Para muitas pessoas esta pode ser a oportunidade perfeita para obterem as ferramentas que necessitam para ascender na carreira ou mesmo para mudar de percurso profissional e, quando acabar o confinamento, encontrar uma nova profissão. Veja quais as principais plataformas para fazer um curso online de forma gratuita ou sem gastar muito dinheiro…

A obtenção de novas competências profissionais é uma excelente forma de progredir na carreira ou, caso esteja farto do trabalho atual, para mudar de emprego. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, na verdade estas especializações podem ser obtidas por valores muito baixos, ou mesmo de forma gratuita. Para que descubra como fazer um curso online, mostramos-lhe agora as principais plataformas de ensino digital e também lhe damos a conhecer as principais informações sobre esta forma de aprendizagem…

São vários os sites através dos quais pode aceder aos cursos digitais. Estes conteúdos são ministrados à distância e destinam-se a alunos com diferentes níveis de conhecimentos. Ou seja, existem ofertas para iniciantes mas também formações especializadas para quem já tem conhecimentos alargados sobre as matérias. E o melhor de tudo é que há formações sobre diversos conteúdos, de acordo com as necessidades e gostos pessoais dos estudantes.

Veja algumas dos principais áreas onde pode fazer um curso online:
  • Conteúdos Informáticos (Programação, Criação de Apps, SEO, IT Ops)
  • Design e fotografia
  • Marketing
  • Business (Gestão de Equipas, Análise de Dados, Administração de Empresas, Negociação, etc)
  • SEO e ferramentas analíticas
  • Enriquecimento Pessoal (Gestão do Tempo, Línguas, Bem-Estar, Formas de Aprendizagem, Escrita, etc)

Quais os requisitos para fazer um curso online?

Apenas existem dois requisitos essenciais para todos os que desejem fazer um curso online. Em primeiro lugar, ter um computador com um sistema operativo recente e browsers atualizados. Em segundo lugar, ter uma boa ligação à internet (veja aqui as melhores opções).

Cursos online para mudar de carreira
Além de servirem para maior especialização dos funcionários, os cursos online são também uma excelente opção para quem procura mudar de profissão e aventurar-se num novo percurso profissional

Como se percebe, não é preciso ter um curso superior ou qualquer outro grau de conhecimentos especializados para aceder ao ensino digital. Existem diferentes níveis de conhecimento (Iniciante, Intermédio. Avançado) e, por isso, há ofertas direcionadas para todos os alunos. No entanto, para alguns cursos mais avançados pode ser recomendado aos estudantes que tenham experiência profissional em determinadas matérias.

Também não existe qualquer requisito ao nível do tempo despendido diariamente pelos estudantes, uma vez que cada aluno faz a formação conforme deseje. É sempre recomendado que seja seguida a linha de conteúdos delineada, mas isso pode ser feito às horas preferidas de cada um e em qualquer local. Além disso, pode fazer várias aulas de seguida para completar o curso online mais rapidamente.

Onde posso fazer um curso online?

São várias as instituições que ministram estes cursos, e com planos de pagamento diferenciados. Além das formações gratuitas pode, consoante as plataformas de ensino, optar por mensalidades com acesso a diferentes cursos ou então pelo pagamento individual de cada formação que pretenda. Saiba agora alguns dos principais sites para fazer um curso online, até porque muitos deles estão com ofertas especiais durante o período de pandemia. O que permite fazer várias formações sem qualquer custo ou com preços mais baixos….

Conheça as plataformas para cursos online
A Tree House, a Coursera, a Udacity, a Lynda.Com e a Plural Sight são algumas das principais plataformas onde pode fazer um curso online

Tree House

Esta plataforma tem uma grande variedade de cursos e está especialmente preparada para responder às necessidades de quem deseja mudar de profissão. Isso acontece porque tem cursos onde estão incluídas várias formações específicas na mesma área, permitindo obter um vasto leque de conhecimentos sobre cada tema. Outra das principais vantagens está nos parceiros da Tree House, onde estão gigantes da informática e digital como a Google Developers, IBM Watson, Amazon Alexa e a Microsoft.

De momento existem mais de 300 cursos e 278 workshops sobre 23 áreas de ensino, estando inscritos mais de 50.000 alunos. Caso esteja interessado em fazer um curso online, pode inscrever-se inicialmente de forma gratuita, fazendo uma avaliação sem custos aos conteúdos durante sete dias. Depois pode optar por uma mensalidade para obter as suas formações.

Se quer alcançar o seu emprego de sonho, estes são alguns dos percursos profissionais a que pode aceder com a Tree House:
Se pretende uma formação mais curta ou uma especialização específica, estas são algumas sugestões da Tree House:

Coursera

É uma dos mais reconhecidas plataformas de ensino remoto. E o motivo é a quantidade de empresas e universidades de referência que se associaram ao Coursera para os seus cursos. Dessa lista fazem parte, por exemplo, a Google, a IBM, a Universidade de Duke, o Imperial College of London e a Universidade de Stanford, todas referências em diversas áreas profissionais e vertentes de ensino.

Outra vantagem ao fazer um curso online na Coursera é a variedade de formações disponíveis. Elas vão desde os simples Guided Projects, que duram algumas horas, até aos Masters e MBA com Universidades de referência. Além disso, a Coursera garante, em diversos dos seus cursos, certificados profissionais que comprovam os conhecimentos obtidos e podem ser factor diferenciador nas entrevistas de emprego.

Veja aqui alguns dos cursos gratuitos mais procurados no Coursera:
Conheça também alguns dos cursos pagos mais procurados no Coursera:
Variedade de cursos online
Os cursos online abordam diversas áreas temáticas. Embora sejam reconhecidos especialmente nas áreas digitais, existem várias especializações em marketing, design, comunicação, valorização pessoal, etc

Udacity

É uma das entidades com um leque mais vasto de cursos, onde se incluem áreas muitos especializadas como, por exemplo, inteligência artificial e condução autónoma. A Udacity esquematiza no seu site o método de ensino, do qual constam o ensino prático e com aplicação real dos conhecimentos, o foco dos conteúdos no mercado de trabalho e os projetos com aplicação efetiva.

Os cursos da Udacity estão divididos em sete grandes áreas, que são:

Lynda

Se procura um curso que seja automaticamente reconhecido no seu perfil de Linkedin, esta é provavelmente a melhor opção. Afinal, o Lynda.com pertence agora ao Linkedin. De momento estão disponíveis mais de 15000 cursos em diversas áreas académicas e formações especializadas para quem procuramudar a carreira. Outra vantagem são os baixos preços das mensalidades, que permitem aceder a uma ampla oferta de cursos do LinkedIn Learning.

Estes são alguns dos cursos mais visualizados no Lynda

Plural Sight

Esta é outra boa opção para obter cursos diversificados, porque permite fazer cursos rápidos ou por módulos. Além disso, inclui ferramentas para avaliação das competências antes da escolha, para que posso inscrever-se em cursos equiparados ao seu nível de experiência.

Os cursos da Plural Sight, focados na área digital, estão divididos em cinco grandes áreas, que são Software Development, IT Operations, Informação e Cibersegurança, e Data Professional. Entre as entidades parceiras da Plural Sight estão a Adobe, Microsoft, Oracle, Google, Unity e a Stack Overflow.

Entre as principais áreas para novos percursos profissionais na Plural Sight estão:

Se procura mais informações para fazer um curso online, pode ver algumas propostas e a resposta às suas questões nesta página