As melhores dicas para poupar no regresso às aulas 2023

poupar no regresso às aulas

Quer baixar as despesas e poupar no regresso às aulas em 2023? Leia aqui os melhores conselhos e as dicas para não estourar o orçamento na reabertura da escolas

Setembro significa o início de um novo ano lectivo, mas também de muitas despesas. Há, no entanto, várias formas de poupar no regresso às aulas. As estratégias incluem, por exemplo, definir orçamentos, procurar descontos e promoções e reutilizar materiais.

Mas há mais coisas a ter em atenção para poupar no regresso às aulas em 2023. Por exemplo, resistir à pressão dos filhos, evitar as compras por impulso e lembrar-se sempre de pedir fatura com NIF. Veja agora as melhores dicas para só gastar no essencial no reinício da escola.

Planificar antes de começar a comprar

Se for para as compras sem definir o que quer gastar antes e sem saber onde deve gastar o dinheiro, de certeza que vai fazer gastos desnecessários. Por isso, para poupar no regresso às aulas deve planificar bem a ida às compras.

Ver o material que resistiu ao último ano

A primeira coisa a fazer é um inventário do material escolar que ainda está bom para utilizar. Por exemplo, lápis e canetas, cadernos e dossiers, equipamento para educação física e as mochilas.

Desta forma não vai comprar coisas de que não precisa. E, por isso, evita gastos e consegue poupar no regresso às aulas. 

Fazer uma lista de compras

Agora que já sabe o que tem em casa, faça uma lista do que falta para o novo ano escolar. Além disso, analise se os gastos são obrigatórios já em setembro ou se pode deixar alguns para os meses seguintes. Dessa forma, o regresso às aulas fica mais barato porque divide as despesas ao longo do tempo…

Definir o orçamento

Veja quanto dinheiro tem disponível antes de “passar ao ataque”. Isso permite dividir os gastos pelo material escolar que precisa. Além disso, este valor do orçamento pode funcionar como um objetivo, procurando ficar abaixo dele e poupar ainda mais no regresso às aulas 2023.

Poupar no Regresso às Aulas . Compare antes de comprar

A segunda fase é a das compras do material escolar. E também aqui há várias formas de gastar menos no regresso à escola. Comparar os preços é sempre essencial e, além disso, também procurar as melhores promoções e outros descontos.

Comparar os preços

Depois de ter a lista de compras feita, use as melhores apps de poupança para comparar os preços dos hipermercados e outras lojas para ver onde comprar e o que comprar. As diferenças de preços podem ficar acima dos 20%, o que é a diferença entre gastar 80€ ou 100€. Uma poupança assinalável.

Ver os descontos e promoções

Esperar pelo momento certo para comprar também é uma excelente estratégia. Aguarde pelo início de setembro, quando as cadeias de hipermercados lançam as promoções de regresso às aulas, para comprar com preços mais baixos.

Prefira sempre descontos diretos no preço. Ou seja, evite as campanhas que acumulam saldo em cartão, já que isso incentiva-o ao consumismo e a voltar a fazer despesas só para gastar esse saldo acumulado.

Escolher as marcas brancas

Há alguns casos em que a qualidade das marcas compensa, mas quando se trata de borrachas, lápis ou canetas isso não é sempre verdade. Por isso, se tem oportunidade de escolher marcas brancas aproveite para poupar nas despesas.

Pedir sempre NIF na fatura

Quando faz a declaração de IRS tem uma secção específica para as despesas de educação. E isso pode ser a diferença entre pagar ou receber quando faz o cálculo do IRS. Por isso, nunca faça despesas para a escola sem pedir o NIF nas faturas.

Outras formas de poupar no regresso às aulas em 2023

Use os vouchers dos livros escolares

A oferta dos manuais escolares as despesas reduz bastante a despesa para os pais no Regresso às Aulas. Mas, para isso, tem sempre de pedir os vouchers dos livros online ou pela App.

Comprar online

Fazer as compras pela internet pode ajudar a poupar no Regresso às Aulas 2023. Afinal, se seguir apenas a lista de compras para comprar online não corre o risco de comprar por impulso como acontece nas lojas físicas com centenas de produtos expostos.

Além disso, há lojas que dão mais descontos se fizer as compras online. E, dessa forma, você vai gastar ainda menos dinheiro no novo ano escolar.

Não leve as crianças às compras consigo

Pode parecer um pouco “tirano” não levar as crianças para escolher o seu material escolar, mas em muitos casos isso é a melhor forma de poupar. Evitar os caprichos e as birras das crianças significa conter os gastos e não fazer compras desnecessárias ou por impulso que aumentam a fatura final.

Veja as promoções para as atividades extracurriculares

Ter o calendário escolar complementado com atividades físicas ou culturais, como a música ou centros de estudos, é uma excelente forma de aumentar o desenvolvimento cognitivo dos filhos. Mas há formas de gastar menos neste calendário de atividades extracurriculares.

Aproveitar atividades grátis ou procurar os descontos das escolas e clubes para acabar de compor as turmas são uma forma de gastar menos. Além disso, se ainda tem verbas do seu orçamento disponível, fazer o pagamento anual pode significar mensalidades mais baixas.

Planear na alimentação e transporte

Incentivar as crianças a levar o seu próprio lanche para a escola, e deslocarem-se nos transportes públicos, são duas formas de gastar menos dinheiro. Além disso, comer nas cantinas da escola é muito mais barato.

Como alternativa pode, se tiver oportunidade, tentar coordenar os seus horários com os dos filhos nas escolas para reduzir as viagens. Dessa forma poupa combustível e tem ainda o prazer de fazer o almoço na companhia dos mais novos.

Usar o cartão de crédito para pagar é boa ideia?

Como as despesas para voltar às aulas são muitas, há que recorra aos cartões de crédito. E, se escolher as modalidades de compras sem juros em três mensalidades ou até 50 dias, esta é uma boa estratégia para não estourar o orçamento no Regresso às Aulas.

Mas, para usar esta estratégia, tem sempre de saber os melhores cartões de crédito para poupar. Para isso, basta fazer a comparação de cartões de crédito para ver os melhores que estão disponíveis. Agora, que já sabe como pagar tudo,, basta seguir os nossos conselhos para conseguir poupar no Regresso às Aulas 2023. Boa poupança!