Descubra como poupar na Black Friday e manter os gastos sob controle

poupar na black friday

Quer evitar que a Black Friday seja um dia negro para a sua conta bancária? Então siga estes cinco conselhos essenciais para poupar na Black Friday

Com descontos enormes, a Black Friday é uma tentação irresistível para muitos consumidores. Promoções até 80% numa altura em que já começa a pensar nos presentes de Natal são uma oportunidade única, e que apenas vai conseguir encontrar na Black Friday.

No entanto, é preciso manter a cabeça fria para evitar gastar mais do que deve e comprar coisas que não precisa. Para evitar isso, é preciso saber como poupar na Black Friday. Seja com o uso do cartão de crédito, fazer uma lista de compras, comparar preços, há várias formas de poupar…

Se não quer acordar no último sábado de novembro e assustar-se com o saldo da conta bancária é melhor fazer as compras de forma consciente e sem se deixar entusiasmar demasiado com os saldos. Quer saber como não gastar demasiado? Vamos mostrar-lhe o guia para poupar na Black Friday…

Poupar na Black Friday – 5 Conselhos Essenciais

1. Definir o orçamento

Ir para as lojas ou para os sites comprar sem ter um limite definido é a pior opção. Por isso, a primeira coisa a fazer antes de gastar é saber quanto dinheiro tem disponível. Isto é ainda mais importante para poupar na Black Friday, já que os descontos são muito mais aliciantes e pode entrar numa espiral de consumismo.

Se tiver um orçamento bem definido vai ser mais ponderado, já que vai dividir a despesa para conseguir comprar tudo aquilo que pretende.Isso leva-nos diretos para o segundo conselho para poupar na Black Friday…

2. Ter uma lista de Compras

Como acontece quando quer poupar na alimentação ou em outras compras, o primeiro passo é fazer uma lista com aquilo que quer mesmo comprar. E, em segundo lugar, analise essa lista e verifique o que não é mesmo essencial comprar. Ou seja, compras que são caprichos ou gastos que pode fazer mais tarde.

3. Definir um teto máximo para cada compra

Se vai aproveitar a Black Friday para despachar os presentes de Natal, antes de atacar as promoções decida quanto vai gastar em cada prenda. Ou seja, não se deixe encantar apenas pelas oportunidades com grandes descontos, já que isso vai fazer os gastos derraparem. 

Se não quer que a Black Friday seja um dia negro para a sua conta bancária, todos os gastos têm de estar bem definidos e tem de cumprir esses limites. Por exemplo, se quer gastar 250€ num telemóvel resista à tentação de comprar aquele modelo topo de gama que está disponível por 400€ graças aos descontos.

4. Comparar os preços em várias lojas

Esta opção é mais fácil se vai comprar online na Black Friday, já que é mais fácil pesquisar pelos itens nas várias lojas. Por exemplo, se quer um computador ou um telemóvel, não compre logo na primeira loja. Compare os preços da Fnac, da Worten, da Radio Popular, da Media Markt e outras lojas para garantir que compra mesmo com o maior desconto.

dicas para poupar na black friday

5. Ver os custos extra

Muitas vezes encontra um preço muito baixo para um produto, mas com custos associados. Ou seja, custos para entregas, para montagem de equipamentos, taxas alfandegárias e outros. Antes de fazer as compras veja quanto paga a mais com estes extras, já que um bom negócio pode não ser assim tão bom depois de juntar estes custos.

Poupar na Black Friday – É melhor comprar online ou nas lojas?

As duas opções têm inconvenientes, mas é sempre melhor aproveitar a Black Friday online. Em primeiro lugar, é mais fácil comparar os preços. Além disso, pode ir controlando os gastos com mais eficácia, seja com uma lista dos gastos ou consultando o saldo no homebanking.

No entanto, comprar online tem um problema. Como basta adicionar produtos aos carrinhos de compras pode acabar com uma lista e com uma despesa enorme. Por isso, é importante não se deixar entusiasmar pelos descontos e perder o controlo dos gastos.

Pagar a crédito na Black Friday é uma boa opção?

Se está a pensar em fazer um crédito pessoal para gastar em compras, isso não é uma boa prática. No entanto, para um eletrodoméstico ou outro produto mais caro com um grande desconto pode fazer um crédito ao consumo na loja. Mas apenas se vir que os juros não são mais caros do que o desconto que tem.

Por outro lado, é uma excelente opção usar o cartão de crédito na Black Friday, (de forma comedida), já que o cashback aumenta ainda mais os descontos. Se fizer as compras e pagar sem juros no prazo de 50 dias, na verdade acaba por conseguir ainda mais vantagens por usar o cartão de crédito na Black Friday.

Mas, para ter estas vantagens é essencial comparar os cartões de crédito e escolher aquele que lhe dá mais vantagens para estas compras. Por exemplo, compras sem juros, parcelamento das despesas e cashback.

Quer saber qual o cartão mais indicado? Simples, faça aqui a comparação de cartões de crédito e descubra!