Escolha o melhor cartão de crédito para si, online.

Atualizado em Setembro de 2019

O Novagalicia Banco constituiu-se como a marca operacional com a qual operava o NCG Banco até à sua substituição pela marca ABANCA no dia 27 de junho de 2014.

O atual ABANCA é uma marca comercial que é consequência de uma série de mudanças na estrutura da sua matriz inicial. Em 2010, os bancos de poupança galegos Caixa Galicia y Caixanova realizaram um processo de fusão que teve como resultado a cessão de todos os ativos destas duas entidades para um novo banco, o qual foi designado por NovaCaixaGalicia. Um ano depois, em 2011, em plena crise económica e perante uma reestruturação do sistema bancário espanhol, a NovaCaixaGalicia decide ceder todos os seus ativos, agências e carteiras de clientes a uma entidade bancária da qual a Caixa é a única proprietária, denominada NCG Banco.

Entretanto, face a esta mudança, é criada uma nova entidade bancária para operar em toda a Espanha – Novagalicia Banco -, nascendo assim uma nova marca, originada a 19 de outubro de 2011 sob o slogan “Um novo banco com os clientes de toda a vida”. Para operar no resto do país, o NCG Banco decide criar uma marca em separado, o que deu origem ao EVO Banco a 12 de março de 2012. Doravante, em abril de 2014, o grupo venezuelano Banesco, vencedor da licitação do NCG Banco através do Banco Etcheverría, anunciou a supressão da marca Novagalicia Banco.

A 27 de junho de 2014 a Novagalicia Banco foi então substituída pela marca ABANCA. O ABANCA viria posteriormente implantar-se no mercado português com uma oferta de produtos financeiros diversificada, desde contas à ordem, crédito habitação, crédito pessoal, cartões de crédito e soluções de poupança.