Saiba como funcionam as transferências bancárias com número de telemóvel

Na digitalização dos serviços bancários uma das soluções mais práticas para os clientes são as transferências bancárias com número de telemóvel. Por isso, este serviço pode tornar-se obrigatório para todos os bancos a partir de 2024
Ter de usar o NIB ou o IBAN para passar dinheiro para a conta de outra pessoa é uma complicação. A quantidade de números a colocar é bastante grande e, como tal, as possibilidades de erros são muitas. Mas isso está a desaparecer graças às transferências bancárias com número de telemóvel.
Muito cómodas e práticas, estas operações são feitas principalmente através do MBWay. Mas a partir de 2024 podem ser obrigatórias em todos os bancos, mesmo aqueles que não tem este serviço digital.
Sabe como são feitas as transferências bancárias com número de telemóvel? Se quer saber todos os passos só precisa de ler este artigo.
O que são as transferências bancárias com número de telemóvel?
São transferências em que basta colocar o número de telemóvel da pessoa que vai receber o dinheiro para fazer a operação. Ou seja, em vez de usar o NIB ou IBAN para identificar a conta do destinatário da transferência é usado o contacto telefónico como forma de identificação.
Para estas operações é preciso, de momento, usar o serviço MBWay. Através da plataforma indica-se o número de telemóvel de quem vai receber o dinheiro para, em segundos, passar o dinheiro para a conta dessa pessoa.
Como fazer transferências bancárias com número de telemóvel no MBWAy?
É muito simples fazer estas operações. E, além disso, usar o MBWay é muito mais rápido que usar as caixas multibanco ou os serviços de homebanking para enviar dinheiro. Os passos são os seguintes:
- Aceder ao MBWay no smartphone;
- Escolher a opção “Enviar Dinheiro”
- Selecionar o contacto ou adicionar novo contacto (para indicar o número de telemóvel do destinatário)
- Colocar o valor a enviar e a descrição da operação (por exemplo, pagar a renda, dinheiro do jantar, compras do supermercado, etc);
- Rever e confirmar os dados da operação (nome e número da pessoa, descrição da transferência bancária com telemóvel, cartão ou conta de onde envia o dinheiro e o custo da operação)
- Carregar em “Enviar Dinheiro”
- Confirmar a operação com o seu PIN MB WAY
- Receber a confirmação da operação
O que é preciso para fazer transferências bancárias com o número do telemóvel?
A única exigência é ter este serviço ativo para as contas bancárias dos movimentos. Ou seja, tanto a pessoa que envia o dinheiro como quem o recebe têm de ativar o MBWay no telemóvel para as contas usadas na operação.
Quais as vantagens de transferir dinheiro com o número do telemóvel?
A maior comodidade e rapidez das operações são as duas principais vantagens, já que pode fazer estas operações em qualquer lugar e sem precisar de aceder ao homebanking ou encontrar uma caixa multibanco.
Além disso, o facto de usar apenas o número de telemóvel torna as operações mais simples e reduz o risco de erros. Ou seja, como tem de colocar apenas 9 dígitos do número de contacto em vez dos 17 digitos do NIB ou 21 do IBAN tem menos possibilidade de se enganar a escrever os números.
Por fim, a segurança é outra vantagem. Você tem de confirmar todos os dados com o seu código PIN MBWay e, por isso, tem mecanismos de segurança para garantir que as operações estão protegidas.
Que bancos permitem fazer transferências bancárias com número de telemóvel?
De momento já existem 29 bancos que permitem operações com MBWay. Para saber a lista completa basta aceder à lista de bancos com MBWay.
Que alternativas existem?
Existem três alternativas, que são usar os serviços de homebanking, as caixas multibanco ou ir a uma agência do banco para fazer a transferência. Mas, em todos estes casos, tem sempre de usar o NIB/IBAN para identificar o número de conta da pessoa que vai receber o dinheiro.
Posso fazer transferências bancárias com número de telemóvel em todos os bancos?
De momento não, já que apenas pode usar este serviço nos bancos com serviço MBWay. E, além disso, para contas com o número de telemóvel associado a esta serviço.
No entanto, a partir de 2024 o Banco de Portugal quer alargar o acesso a este serviço a todos os bancos. Por isso, a curto prazo será possível fazer transferências bancárias com número de telemóvel em todos os bancos.
Mas há mais uma boa notícia. A plataforma para todos os bancos terem estas operações digitais está a ser desenvolvida pelo Banco de Portugal. E, apesar dela ser cobrada aos bancos, não haverá comissões bancárias para os clientes usarem o serviço.