Cartão de crédito: veja como resolver os problemas mais comuns

Os problemas mais habituais na utilização do cartão de crédito

Existem algumas questões e problemas com cartões de crédito que normalmente acontecem. A Comparamais ajuda-o a identificar os mais frequentes e como resolvê-los.

Usar o cartão de débito quando quer usar o de crédito

É frequente as pessoas cometerem este erro, pensarem que o cartão de débito também serve para crédito. Se não tem a certeza, verifica na parte de trás do seu cartão, se tiver o código CVC de três digitos, significa que é um cartão dual: crédito e débito. Se não tiver estes digitos precisa de fazer um cartão de crédito específico.

Limite do cartão de crédito insuficiente

Pode acontecer por vezes querer fazer uma compra ou um pagamento e não ter limite suficiente. Por isso é sempre importante usar a app ou o website para ir consultando o saldo que tem disponível, para não ter que passar pela situação de ficar sem dinheiro no seu cartão.

Veja também: Quanto custam as taxas e comissões de crédito

Como aumentar o limite do cartão de crédito

Hoje em dia pode pedir um aumento do seu plafond online, na sua área de cliente online ou ir directamente ao balcão do seu banco e pedir um aumento.

Tenha em mente o aumento de limite de crédito que está a pedir. Normalmente esse aumento é atribuído de forma gradual. Ou seja uma pessoa que tenha 150€ de limite de cartão de crédito, é difícil mudar para 1000 ou 1500€ assim de repente. Claro que todas estas alterações têm em conta os rendimentos de cada cliente.

Contudo, já sabe, que se o plafond que está a usar for baixo, pode sempre solicitar um aumento.

Cartão de crédito recusado

Existem inúmeras razões que podem resultar na recusa da atribuição do seu cartão de crédito:

Perdeu o cartão ou suspeita de fraude? Saiba como cancelar um cartão de crédito

Elegibilidade de cartão de crédito

Existem alguns aspetos que são essenciais para que seja atribuído um cartão de crédito, são eles:

  • Cidadania;
  • Residência;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Idade máxima;
  • Salário mínimo ou rendimentos que declara;
  • Situação profissional.
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Protecção do cartão de crédito

Por norma o seu cartão de crédito tem associado alguns seguros. A atribuição dos seguros depende sempre do tipo de cartão. Estes são os seguros associados mais comuns:

  • Seguros com coberturas específicas para deslocações e viagens;
  • Seguro de proteção às suas compras;
  • Seguro de Assistência em Viagem;
  • Seguro de Compras Online;
  • Proteção completa em caso de furto, roubo, perda ou extravio do cartão.

Os cuidados a ter com o cartão de crédito

Ter um cartão de crédito pode ser bom ou mau dependendo do uso que lhe der.

Ter um cartão de crédito pode significar ter algumas tentações e, por isso, o ideal é saber quais os comportamentos que podem evitar problemas. Se está a pensar utilizar um cartão de crédito, terá de ser prudente e ter disciplina, para não perder o controlo dos gastos e conseguir saldar as dívidas a tempo e horas. O pagamento de dívidas fora do período estipulado pode resultar em elevadas taxas de juro.

Se tem, ou está a pensar adquirir um cartão de crédito, é muito importante não esquecer:

  • Se este é um cartão novo, destrua o antigo
  • Assine o cartão com o seu nome
  • Guarde o cartão num local seguro
  • Memorize o código do cartão
  • Não partilhe as informações sobre o cartão de crédito
  • Evite levantamentos (cash-advance)
  • Pague a dívida a 100% atempadamente
  • Não transmita o número do cartão de crédito por e-mail ou telefone a terceiros, mesmo que se trate de uma empresa conhecida.
  • Guarde uma cópia do contrato que assinou junto da instituição de crédito.
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Com o passar do tempo e durante a utilização do cartão de crédito, é importante lembrar-se de:

  • Manter o seu cartão em bom estado e evitar colocá-lo perto de aparelhos eletrónicos, fontes de calor ou superfícies magnéticas
  • Confirmar com regularidade que o cartão está na sua posse
  • Não perder o cartão de vista quando está a efetuar um pagamento, para evitar fraudes
  • Garantir que o cartão só é utilizado num único equipamento
  • Se for necessário repetir o procedimento, garantir que surge uma mensagem sobre “operação anulada” ou “sem sucesso”
  • Proteger o seu código secreto quando está a efetuar um pagamento.
  • Pedir sempre um comprovativo e guardá-lo
  • Verificar regularmente os extratos do cartão para conseguir detetar eventuais movimentos suspeitos e compará-los com os talões que vai guardando
  • Ler com atenção qualquer correspondência do seu banco e depois destruí-la
  • Não transmitir o número do cartão de crédito por e-mail ou telefone a terceiros
  • Em compras online, utilizar sempre um site seguro (https://)
  • Se uma Caixa Multibanco tiver um aspeto danificado que pareça suspeito, opte por outro terminal Multibanco
  • Antes de realizar pagamentos na Internet, consulte o guia de boas práticas de pagamentos de internet do Banco de Portugal.
  • Verificar a data de validade do cartão
  • Não ultrapassar o limite de crédito. Se o pretender, solicite ao banco com antecedência.
  • Se viajar, guarde o cartão num cofre seguro.

Se quiser saber mais sobre onde e como utilizar o seu cartão de crédito, leia em mais detalhe neste artigo.

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