Porque é que ter cartão de crédito é importante? Veja as vantagens

Neste artigo damos-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber sobre as vantagens do cartão de crédito e porquê que deve utilizar.

Como funciona o cartão de crédito?

Se está a pensar ter um cartão de crédito, avalie o seu orçamento familiar e pense na melhor estratégia em termos de montante que quer ter disponível. O cartão de crédito pode ser um método de pagamento ou uma fonte de crédito para os consumidores.

Se utilizar o seu cartão de crédito para levantar dinheiro (cash advance), lembre-se que só poderá fazê-lo dentro de um limite máximo de crédito, o “plafond”. Se exceder este valor, pode estar implicada a cobrança de comissões, através de um valor fixo por cada operação de levantamento e uma percentagem sobre o montante levantado.

Onde pode usar o seu cartão de crédito?

Carteira com dinheiro
  • Caixas de multibanco para levantar dinheiro (cash advance);
  • Pagamentos a crédito em qualquer estabelecimento;
  • Pagamentos online em qualquer site;
  • Para obter descontos em parceiros do cartão que subscreveu;
  • Para viajar;
  • Para fazer pagamentos e compras no estrangeiro.

Quais são as taxas associadas ao cartão de crédito?

Anuidade

Existem alguns cartões com e sem anuidade. A anuidade é uma das taxas mais comuns associada ao cartão e é cobrada pela utilização do mesmo.

TAEG (Taxa anual de Encargos Efetiva)

A TAEG é a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global e representa o custo total de determinado crédito, entre eles a TAN e outros encargos. A TAEG é normalmente utilizada como referência para comparar as várias propostas do mercado. Por norma, as propostas de cartão de crédito com as mesmas condições, mas com a taxa de TAEG mais baixa, serão diretamente mais baratas para o consumidor.

Para calcular a TAEG é preciso incluir os juros, as comissões, os impostos, os seguros, a comissão de manutenção da conta à ordem, a remuneração do intermediário de crédito, caso essa remuneração seja paga pelo consumidor, bem como outros eventuais custos de operações que possam estar incluídos no contrato.

TAN (Taxa Anual Nominal)

A TAN é a Taxa Anual Nominal e representa o custo global associado aos juros do empréstimo. Uma vez que se trata de uma taxa anual, deverá dividir o valor por 12 para saber o valor mensal. Esta taxa não inclui os valores de encargos ou impostos. É obrigatória em todos os contratos de crédito e é sempre aplicada durante o período de um ano.

É aconselhável comparar as opções de crédito utilizando a TAEG como referência e não a TAN, pois esta última não inclui os custos previstos com comissões ou seguros.

O Banco de Portugal disponibilizou em dezembro do ano passado o valor das taxas máximas aplicáveis aos contratos de crédito aos consumidores para o primeiro trimestre deste ano.

Para os Cartões de crédito, Facilidades de descoberto e Ultrapassagens de crédito, vigora uma taxa máxima de 16,6%.

Saiba mais sobre estas taxas neste artigo.

Quando é que deve fazer o pagamento do seu cartão de crédito?

Normalmente tem sempre 50 dias de crédito sem juros, se optar por pagar no final de cada mês, a totalidade das suas compras. Se optar por pagar por prestações mensais, deve sempre fazer até ao dia 2 de cada mês. Normalmente, o banco disponibiliza o valor mínimo que deve pagar, caso queira pagar por pequenas prestações.

Pagamentos com cartão de crédito

Compras online. Vantagens cartao de credito.

Num cartão de crédito tem sempre disponível o pagamento fracionado, assim como, o pagamento a 100%, no caso de querer pagar o valor da sua compra na totalidade. No caso do pagamento fracionado permite descontar o valor da sua compra no seu plafond habitual ou transferir o montante gasto para uma linha de crédito paralela que possibilitará o reembolso da dívida em prestações mensais.

Ao optar pelo pagamento fracionado é como se estivesse a fazer um plano de pagamentos mensal que se ajusta às suas possibilidades de forma a fazer uma melhor gestão financeira.

A grande vantagem é que os pagamentos fracionados funcionam como os créditos pessoais, mas com o benefício de não ter de esperar pelo tempo de aprovação que um pedido de empréstimo implica. Basta que o consumidor detenha o cartão a priori e que escolha esta modalidade, o que implica muito pouca (ou nenhuma) burocracia.

Como foi mencionado anteriormente os pagamentos fracionados também permitem que o consumidor possa ir pagando conforme pode, fazendo assim uma melhor gestão financeira.

No caso de usar cartões de lojas, é sempre vantajoso o fracionamento das suas compras. Contudo, os consumidores devem sempre usar esta opção de forma consciente, assegurando que conseguem fazer o pagamento das respetivas prestações e evitar potenciais situações de sobre endividamento.

Limite do cartão de crédito

O limite do cartão de crédito é imposto pelo banco. Existem alguns cartões que já têm um limite estabelecido, principalmente os cartões premium, que estabelecem limites de uso bastante elevados.

Por norma, pode negociar com os bancos o aumento do seu plafond desde que reuna as condições necessárias face ao pedido que está a fazer.

O limite do cartão de crédito pode ser consultado da mesma forma que o seu saldo, através da app e do website.

Tipos de cartão de crédito

Elegibilidade de cartão de crédito

Existem alguns aspetos que são essenciais para que seja atribuído um cartão de crédito, são eles:

  • Cidadania;
  • Residência;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Idade máxima;
  • Salário mínimo ou rendimentos que declara;
  • Situação profissional.

Proteção do cartão de crédito

Por norma o seu cartão de crédito tem associado alguns seguros. A atribuição dos seguros depende sempre do tipo de cartão. Estes são os seguros associados mais comuns:

  • Seguros com coberturas específicas para deslocações e viagens;
  • Seguro de proteção às suas compras;
  • Seguro de Assistência em Viagem;
  • Seguro de Compras Online;
  • Proteção completa em caso de furto, roubo, perda ou extravio do cartão.

Importância dos cartões de crédito

Segurança

Atualmente, as pessoas podem usar cartões na maioria dos lugares. Se deseja almoçar num restaurante ou comprar roupas num shopping, será capaz de pagar com seu cartão na maioria dos casos. Assim escusa de estar sempre com dinheiro e correr riscos desnecessários.

Dividir pagamentos


Quando tiver necessidade de comprar em prestações, programe-se e anote tudo, faça uma tabela com todas as suas prestações que devem caber no seu orçamento até ao último mês.

O cartão sendo utilizado de forma consciente, pagando na data certa, é muito mais confiável e deixa-lhe com uma segurança maior.

Pontos e milhas aéreas

Aqui está uma vantagem em utilizar o cartão de crédito, pode ganhar muitos pontos e trocá-los por descontos em produtos, alguns prémios ou deixar acumular as milhas aéreas para as suas viagens.

Observe também porque a maioria desses programas de milhas e pontos possui um prazo de validade, mas sempre é possível pagar uma taxa e conseguir uma prorrogação. Contudo, verifique sempre até quando pode usar as milhas.

Facilidade de pagamento

É cada vez mais comum que as pessoas queiram comprar ou pagar pontualmente algo (quer seja por necessidade ou por qualquer outro motivo) e não tenham a totalidade do montante disponível na conta à ordem.

Assim sendo, o cartão de crédito acaba por ser uma solução rápida e prática que lhe permite o pagamento total ou parcial de determinado produto ou serviço não no momento da compra, mas no final de cada mês. Se for o caso de estar a comprar nos últimos dias do mês, só irá pagar no mês seguinte.

Compras online

Cada vez mais os sites de reservas ou mesmo as lojas online privilegiam o pagamento com o cartão de crédito, tornando o mesmo numa forma bastante mais simples e prática de realizar encomendas ou mesmo reservar um quarto num hotel.

Hoje em dia, quem não tem cartão de crédito acaba por ter de utilizar diversas plataformas como o MBNet ou o paypal para poder usufruir dos pagamentos online.

Meio de pagamento internacional

Comissão de utilização no estrangeiro. Vantagens cartao de credito

O cartão de crédito é um meio de pagamento internacional. Assim sendo, se tiver de viajar e não levou consigo dinheiro suficiente, pode levantar dinheiro em qualquer caixa ATM ou simplesmente pagar as suas compras com o mesmo. O cartão de crédito é aceitável em qualquer parte do mundo.

É importante que tenha em conta que as transações que são realizadas no estrangeiro têm um custo adicional, devendo por isso verificar qual a tabela de preços da sua entidade bancária (uma vez que os mesmos variam de banco para banco). Por norma é cobrada uma taxa de 3%.

Evite ter mais do que um cartão de crédito, e nunca utilize um para pagar as contas do outro, pois dessa forma torna-se uma bola de neve e será complicado conseguir gerir corretamente a sua vida financeira.

Registo de compras

Um dos principais benefícios associados a ter um destes cartões, passa pela facilidade de analisar todas as compras que faz com o mesmo, sendo desta forma mais simples analisar mensalmente todos os gastos que tem. Poderá fazê-lo através da app ou do website da sua entidade bancária.

Basta aceder a qualquer hora ao registo eletrónico do cartão e ter acesso, não precisando assim de guardar faturas (dependendo do tipo de compra que fez) ou de registar os pagamentos numa folha de excel de forma a monitorizar os gastos mensais.

Não perca mais tempo e faça o seu cartão de crédito, para começar a usufruir das vantagens! Pode utilizar a nossa plataforma de comparação, fazer a sua comparação e subscrever online o cartão de crédito que deseja. Ao fazer online tem uma aprovação imediata entre 24 – 48 horas, depois basta ativar e começar a usar.

Dessa forma, acha que ter um cartão de crédito é bom ou mau? Leia mais neste artigo.