Dúvidas sobre quando deve usar o cartão de crédito? Saiba tudo o que precisa

Tem algumas dúvidas ao usar o seu cartão de crédito? Neste artigo damos resposta às 9 questões mais frequentes.
Como funciona o cartão de crédito
Existem dois tipos de cartões: os de débito e os de crédito. Como o nome indica os de débito servem para fazer pagamentos no momento e os de crédito servem para fazer pagamentos no fim de cada mês, de acordo com o plano de pagamentos que tenha optado.
O cartão de crédito pode ser um método de pagamento ou uma fonte de crédito para os consumidores.
Se utilizar o seu cartão de crédito para levantar dinheiro (cash advance), lembre-se que só poderá fazê-lo dentro de um limite máximo de crédito, o plafond. Se exceder este valor, pode estar implicada a cobrança de comissões, através de um valor fixo por cada operação de levantamento e uma percentagem sobre o montante levantado.
Para além de compras a crédito, os cartões de crédito também lhe permitem usufruir de milhas aéreas, descontos em parceiros, cashback e pontos que pode trocar por prémios que a instituição financeira onde fez o cartão tenha acordo.
Onde pode usar o cartão de crédito
- Caixas de multibanco para levantar dinheiro (cash advance);
- Pagamentos a crédito em qualquer estabelecimento;
- Pagamentos online em qualquer site;
- Para obter descontos em parceiros do cartão que subscreveu;
- Para viajar;
- Para fazer pagamentos e compras no estrangeiro.
Quais são as taxas associadas ao cartão de crédito
Anuidade
Existem alguns cartões com e sem anuidade. A anuidade é uma das taxas mais comuns associada ao cartão e é cobrada pela utilização do mesmo.
TAEG (Taxa anual de Encargos Efetiva)
A TAEG é a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global e representa o custo total de determinado crédito, entre eles a TAN e outros encargos. A TAEG é normalmente utilizada como referência para comparar as várias propostas do mercado. Por norma, as propostas de cartão de crédito com as mesmas condições, mas com a taxa de TAEG mais baixa, serão diretamente mais baratas para o consumidor.
Para calcular a TAEG é preciso incluir os juros, as comissões, os impostos, os seguros, a comissão de manutenção da conta à ordem, a remuneração do intermediário de crédito, caso essa remuneração seja paga pelo consumidor, bem como outros eventuais custos de operações que possam estar incluídos no contrato.
TAN (Taxa Anual Nominal)
A TAN é a Taxa Anual Nominal e representa o custo global associado aos juros do empréstimo. Uma vez que se trata de uma taxa anual, deverá dividir o valor por 12 para saber o valor mensal. Esta taxa não inclui os valores de encargos ou impostos. É obrigatória em todos os contratos de crédito e é sempre aplicada durante o período de um ano.
É aconselhável comparar as opções de crédito utilizando a TAEG como referência e não a TAN, pois esta última não inclui os custos previstos com comissões ou seguros.
O Banco de Portugal disponibilizou em dezembro do ano passado o valor das taxas máximas aplicáveis aos contratos de crédito aos consumidores para o primeiro trimestre deste ano.
Para os Cartões de crédito, Facilidades de descoberto e Ultrapassagens de crédito, vigora uma taxa máxima de 16,6%.

Pagamento com cartão de crédito

Num cartão de crédito tem sempre disponível o pagamento fracionado, assim como, o pagamento a 100%, no caso de querer pagar o valor da sua compra na totalidade. No caso do pagamento fracionado permite descontar o valor da sua compra no seu plafond habitual ou transferir o montante gasto para uma linha de crédito paralela que possibilitará o reembolso da dívida em prestações mensais.
Ao optar pelo pagamento fracionado é como se estivesse a fazer um plano de pagamentos mensal que se ajusta às suas possibilidades de forma a fazer uma melhor gestão financeira.
A grande vantagem é que os pagamentos fracionados funcionam como os créditos pessoais, mas com o benefício de não ter de esperar pelo tempo de aprovação que um pedido de empréstimo implica. Basta que o consumidor detenha o cartão a priori e que escolha esta modalidade, o que implica muito pouca (ou nenhuma) burocracia.
Como foi mencionado anteriormente os pagamentos fracionados também permitem que o consumidor possa ir pagando conforme pode, fazendo assim uma melhor gestão financeira.
No caso de usar cartões de lojas, é sempre vantajoso o fracionamento das suas compras. Contudo, os consumidores devem sempre usar esta opção de forma consciente, assegurando que conseguem fazer o pagamento das respetivas prestações e evitar potenciais situações de sobre endividamento.
Como consultar o saldo do seu cartão de crédito?
Atualmente, todos os bancos e instituições financeiras disponibilizam uma aplicação para consultar o cartão de crédito e um website oficial para cada cliente consultar o saldo que lhe resta, bem como, todos os movimentos que faz com o cartão de crédito.
Basta descarregar a app ou ir ao website inserir as suas credenciais de acesso, username e password. Normalmente, para ter acesso aos canais online precisa de fazer primeiro um pedido e proceder à ativação.

Qual é o limite do seu cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito é imposto pelo banco. Existem alguns cartões que já têm um limite estabelecido, principalmente os cartões premium, que estabelecem limites de uso bastante elevados.
Por norma, pode negociar com os bancos o aumento do seu plafond desde que reuna as condições necessárias face ao pedido que está a fazer.
O limite do cartão de crédito pode ser consultado da mesma forma que o seu saldo, através da app e do website.
Tipos de cartões de crédito
- Cartões de descontos;
- Cartões premium;
- Cartões que lhe dão Cashback;
- Cartões que acumulam milhas aéreas;
- Cartões que lhe dão pontos de recompensa.
Elegibilidade de cartão de crédito
Existem alguns aspetos que são essenciais para que seja atribuído um cartão de crédito, são eles:
- Cidadania;
- Residência;
- Idade mínima de 18 anos;
- Idade máxima;
- Salário mínimo ou rendimentos que declara;
- Situação profissional.
Proteção do cartão de crédito
Por norma o seu cartão de crédito tem associado alguns seguros. A atribuição dos seguros depende sempre do tipo de cartão. Estes são os seguros associados mais comuns:
- Seguros com coberturas específicas para deslocações e viagens;
- Seguro de proteção às suas compras;
- Seguro de Assistência em Viagem;
- Seguro de Compras Online;
- Proteção completa em caso de furto, roubo, perda ou extravio do cartão.