Cartões de cliente: quais são os que oferecem as melhores condições?

Hoje em dia temos, pelo menos, um cartão de cliente na nossa carteira. Descubra que cartões de cliente existem em Portugal e quais são os que oferecem as melhores condições.

Como funcionam os cartões de cliente?

Os cartões de cliente têm como objetivo fidelizar os clientes, por isso, se preferir dar-lhes o nome de cartões de fidelização também o pode fazer.

Ao aderir a um cartão cliente vai dar os seus dados pessoais. Em troca desses dados, a superfície comercial vai oferecer-lhe descontos, ou então pontos que podem vir a ser convertidos em descontos.

Cada empresa decide a sua modalidade de fidelização, quer seja feita em desconto direto, acumulação em dinheiro no cartão por cada compra realizada, acumulação de pontos para trocar por serviços ou produtos ou acesso a promoções mais cedo do que o público em geral. É o cliente que escolhe a modalidade que achar mais vantajosa para o que procura.

Assim, os cartões de cliente são uma oportunidade para o cliente ter promoções. A criação dos cartões de cliente por parte das empresas é uma forma de garantirem que as pessoas voltam à sua loja, uma vez que têm descontos para usufruir.

As empresas, com base nas suas compras que ficam registadas no cartão, conseguem preparar promoções específicas para uma certa fração de clientes, por isso, não estranhe ou ache coincidência quando surgir alguma promoção associada a um dos produtos que mais compra. Isto deve-se à base de dados criada pelas superfícies comerciais, onde têm acesso aos dados dos clientes que têm cartão de fidelização.

Quais são as vantagens dos cartões de cliente?

Cada estabelecimento define o que quer oferecer aos seus clientes que tenham um cartão de cliente. As formas de utilização estão explícitas no contrato que assinar e são específicas de cada um, mas neste artigo damos-lhe as vantagens mais comuns associadas à utilização dos cartões de cliente.

Acumular pontos

À semelhança do que lhe apresentámos mais acima, acumular pontos é uma das vantagens dos cartões de cliente. Há cartões que, por cada compra ou a partir de um determinado valor, atribuem pontos que podem ser acumulados no cartão. Em muitos casos estes pontos servem para trocar por brindes ou ofertas e, noutros casos, dão direito a descontos em compras que faça futuramente.

Descontos imediatos

Muitas vezes vemos dois valores associados ao mesmo produto, seja nas prateleiras do supermercado ou nos catálogos. O preço mais baixo é destinado a quem tem um cartão de cliente. Assim, basta dar o cartão na caixa e vai pagar menos do que os consumidores que não apresentarem cartão.

Crédito gratuito

Em alguns casos, o cartão de cliente pode ser também cartão de crédito, como é o caso do Cartão Universo e do Cartão Oney Jumbo. São conhecidos como cartão de crédito de finalização, permitindo pagar mais tarde uma determinada compra que faça. A vantagem nestes cartões é que pode pagar depois, como já referimos, mas beneficiar ao mesmo tempo de crédito gratuito por ser um cartão de cliente.

No caso do Cartão Universo, os descontos acumulados podem ser utilizados no Continente e a vantagem de 16 cêntimos em combustível é atribuída apenas aos clientes Plano Energia. Este cartão está associado a todas as lojas do grupo Sonae. Com o cartão Universo, pode juntar, num só cartão, o cartão Continente, o cartão Worten Resolve e o cartão Sport Zone.

Vales de desconto

Ao mostrar o cartão, o cliente pode não usufruir de descontos imediatos, mas ganhar descontos para compras futuras. Por exemplo, algumas cadeias de hipermercados oferecem talões de desconto para utilizar noutros estabelecimentos do grupo. Exemplo disso é o Continente que dá talões de desconto para meter gasóleo na Galp.

Promoções exclusivas

Ao ter um cartão de cliente vai ser um cliente especial todo o ano. Isto quer dizer que vai beneficiar de promoções frequentes que os hipermercados vão fazer, pois a maioria dos estabelecimentos que utilizam a fidelização promove promoções exclusivas para os seus titulares.

Quais são as desvantagens dos cartões de cliente?

Uma das principais desvantagens dos cartões de cliente é as empresas terem acesso a tudo o que consome. Não é coincidência quando os hipermercados lhe enviam cupões ou talões de desconto para os artigos que mais compra. Eles apenas o conseguem fazer através do cartão de cliente.

Perfil do consumidor

É uma vantagem para os clientes existirem descontos, promoções exclusivas e facilidade de pagamento com um cartão de cliente, mas as vantagens não vão apenas para o consumidor. Com a criação de um cartão de cliente, a empresa recebe informações que são cruciais para quem vende produtos ou serviços. Assim, a empresa tem acesso ao seu perfil enquanto consumidor, onde consegue ver a sua identificação, agregado familiar, o que compra e com que regularidade faz compras.

Os seus hábitos estão numa base de dados, mas que serve apenas para a empresa tentar vender mais.

Anuidade

Há cartões de cliente que, para além das taxas que são cobradas nos pagamentos a prestações, têm anuidades associadas. É importante que faça contas para perceber se o que ganha com a utilização do cartão compensa a despesa acrescida que tem.

Limitação de escolha

Ao ter um cartão de cliente associado a um supermercado pode sentir-se obrigado a fazer compras apenas nesse supermercado, ou porque ganhou talões de combustível e vai a esse posto só para não desperdiçar a oferta. Ou porque recebeu um vale de desconto nesse supermercado para um produto que comprava noutro sítio.

Tentação de aderir a um crédito

Como já mencionámos, alguns cartões de cliente são um tipo de cartões de crédito. Apesar de o permitirem pagar um compra mais tarde sem juros, há sempre opções de planos prestacionais com juros. Tenha em atenção esta situação para não ser surpreendido.

8 dicas para poupar com os cartões de cliente

É possível poupar com os cartões de cliente se forem usados tendo em conta as campanhas, os cupões e os folhetos. Os cartões são uma estratégia das superfícies para manter os clientes sempre por perto e, por isso, o cliente deve retirar desses cartões as grandes vantagens que eles oferecem. Seguem algumas dicas:

  1. Não recuse cartões se pode aderir de forma gratuita. Se frequenta regularmente uma loja então adira ao cartão, principalmente se este tiver vantagens a nível de garantia ou de manutenção do produto.
  2. Organize os cartões. Tenha os cartões de cliente que mais utiliza bem organizados e na carteira. Dê prioridade aos cartões do supermercado e deixe-os na carteira que usa diariamente.  
  3. Cuidado com os cartões que também são de crédito. Sempre que isso aconteça, deve guardar esses cartões para compras onde tenha de fazer um maior investimento, como na compra de eletrodomésticos.
  4. Verifique se as vantagens do cartão são imediatas ou se funciona com acumulações em cartão.
  5. Se o cartão funcionar como sistema de pontos percebe se é vantajoso e se faz compras suficientes para usufruir desse tipo de recompensa.
  6. Esteja atento às aplicações dos supermercados onde pode ter os cupões disponíveis para consulta e uso.
  7. Algumas marcas têm campanhas onde só os clientes com cartão é que podem usufruir.
  8. Os cartões de supermercado dão a possibilidade de descontar dinheiro, ou então acumular, em abastecimentos nos postos de combustível dos seus parceiros.

Tudo o que precisa de saber sobre os vários cartões disponíveis

São vários os cartões de cliente que existem, mas nem todos os supermercados aderiram aos cartões de fidelização, como é o caso do Aldi e do Lidl. É importante saber todos os benefícios ao adquirir os diversos cartões disponíveis. Aqui, vai encontrar todos os benefícios.

Cartão Continente

  • Descontos exclusivos Cartão Continente: o Continente envia de forma regular novos cupões de desconto para usar nas compras. Estes cupões são enviados pelo correio para sua casa, pelo correio eletrónico ou pode ir buscá-los às lojas Continente.
  • Descontos em várias marcas: são várias as marcas associadas ao Continente. Como tal, com o Cartão Continente, tem um conjunto de lojas onde vai ter descontos, como Wells, Zippy, Galp e Note. Se abastecer na Galp pode acumular 10 cêntimos por litro em Cartão Continente.
  • Dá informação na hora: através da internet pode atualizar os seus dados e consultar todas as informações que quiser. Através do telemóvel pode usufruir de todas as vantagens do Cartão Continente, mesmo que não o tenha consigo. Com a aplicação do Cartão Continente, pode consultar o saldo do seu cartão, acumular e utilizar todos os descontos.
  • Pode poupar em várias marcas: o Continente tem vários parceiros que oferecem vantagens. O Plano Energia ao Cubo está associado à Galp e ao Continente e permite-o ganhar saldo em Cartão Continente com a eletricidade, gás e combustível. Voar pela TAP também dá saldo no Cartão Continente. Através do programa TAP Miles&Go, pode trocar 3000 milhas por um cupão de 10€ para utilizar numa loja Continente. Por último, o Plano de Saúde Well’s é gratuito para quem tem Cartão Continente. O plano não tem custo de adesão e não tem mensalidades. Para ter direito ao plano de saúde só tem de ter Cartão Continente e usufruir de serviços de saúde em médicos, clínicas e hospitais a um preço especial e, ainda, com desconto em Cartão Continente.  

Cartão Oney Jumbo

  • Flexibilidade de pagamento: o Cartão Oney Auchan tem várias modalidades de pagamento. Por exemplo, pode pagar no fim do mês o valor das suas compras, pode ser feito o pagamento por débito diferido ou até 3x sem juros.
  • 10% de oferta imediata todos os dias: ao pagar com o Cartão Oney Auchan vai beneficiar de 10% de poupança diária nos produtos e dias assinalados na loja.
  • Vale de desconto nas gasolineiras Auchan: quando abastecer numa gasolineira Auchan vai receber um vale de compras que corresponde a 2% do valor do abastecimento que fez. Isto é válido se apresentar o Cartão Oney Auchan.
  • 10% de oferta imediata na taxa de entrega no Online Auchan e Tecnologia Online: ao fazer as suas compras em Online Auchan ou em Tecnologia Online, vai beneficiar de 10% de oferta imediata na taxa de entrega ao domicílio, mediante pagamento com o cartão de cliente.
  • Descontos em folhetos promocionais e promoções exclusivas: ao pagar com o Cartão Oney Auchan, vai poder usufruir de descontos nas campanhas feitas ao longo de todo o ano. Para além disso, vai ter acesso às promoções disponibilizadas por cada loja, divulgadas mensalmente.
  • Cartão Dual: o Cartão Oney Auchan tem funções de cartão de crédito e cartão pré-pago. Com a funcionalidade do cartão pré-pago, pode carregar o cartão com o valor que pretende utilizar nas suas compras.
  • Clube de descontos: ao apresentar o Cartão Oney Auchan, pode usufruir de várias ofertas e descontos que podem chegar aos 60% em ginásios, cuidados de saúde, hotéis, cinemas city, entre outros.
  • Acesso online à Conta Cartão: na área de cliente pode consultar o seu saldo disponível, o saldo utilizado, o valor da próxima mensalidade, os movimentos da sua conta, entre outras coisas.

Cartão Poupa Mais (Pingo Doce)

  • Descontos exclusivos: com o Cartão Poupa Mais pode ter acesso a descontos exclusivos nas lojas Pingo Doce.
  • Descontos em combustível: por cada 40€ em compras que faça no Pingo Doce, vai acumular de imediato 2€ de saldo em combustível BP.
  • Pontos BP Premierplus:por cada 1000 pontos BP Premierplus, vai ganhar 5€ que podem ser descontados em compras no Pingo Doce.  

Cartão Clube Minipreço

  • Desconto em produtos:vários produtos estão marcados com dois preços, um para os clientes em geral e outro, mais baixo, exclusivo para clientes com cartão Clube Minipreço.
  • Cupões de desconto:com o cartão de cliente, tem a possibilidade de aceder regularmente a cupões com descontos nos produtos que mais compra. Os descontos são feitos diretamente na compra em que se utiliza o cupão. Os cupões gerados podem ser utilizados várias vezes, desde que estejam dentro da validade e a sua utilização seja feita em lojas onde são válidos.

Cartão E-leclerc

  • Pode beneficiar de descontos e promoções especiais todo o ano;
  • Sempre que comprar um produto que esteja assinalado com o símbolo de desconto, está a acumular dinheiro no seu cartão;
  • Os descontos podem ser utilizados no dia seguinte da sua aquisição;
  • Pode descontar o saldo do cartão de cliente de forma total ou parcial;
  • Caso faça um novo cartão, o saldo do antigo transita para o novo;
  • O dinheiro acumulado no cartão é válido em todas as lojas E.leclerc.

Dicas para poupar dinheiro no supermercado

As compras do supermercado são sempre um fator importante no orçamento financeiro das famílias. Sejam compras diárias, semanais ou mensais, existem sempre maneiras de reduzir nas despesas de supermercado. A Comparamais dá-lhes algumas dicas de como poupar no supermercado.

Faça sempre uma lista. Antes de ir às compras, prepare uma lista das coisas que tem de comprar. Para ter a certeza de que não se esquece de nada, verifique o frigorifico, a despensa, o congelador e os armários. Ao saber exatamente o que precisa, corre menos riscos de comprar produtos desnecessários. Se conhecer bem o supermercado onde vai fazer as compras, então tente organizar a lista de acordo com a disposição dos produtos. Assim, não vai precisar de andar para trás e para a frente.

Orçamento definido. Quando for fazer as suas compras, defina sempre um orçamento e, à medida que vai fazendo as compras, faça as contas sempre com valores arredondados. Para além de o ajudar a seguir a lista que fez, vai evitar compras desnecessárias.

Crie outra lista. Quando acabar alguma coisa, como esparguete, arroz ou até pasta de dentes, anote sempre num papel. Assim, quando quiser ir às compras já tem a lista quase pronta.

Folhetos publicitários. Veja bem os folhetos que recebe em casa diariamente e compare os preços. Analisar os folhetos dá-lhe a possibilidade de planear e de dividir as suas compras em duas ou mais lojas para aproveitar sempre as melhores promoções. Depois de fazer as compras, guarde os recibos para mais tarde fazer a comparação dos produtos e perceber quais são os mais em conta.

Compre em grandes quantidades. As pilhas e o papel higiénico, por exemplo, não têm prazo de validade. Caso este tipo de produtos esteja em promoção, deve aproveitar os preços mais baixos e comprar mais, pois sabe que não se vão estragar. Isto também se aplica a alimentos que tenham um prazo de validade longo, como os enlatados e os cereais.

Concentre as compras. Alimentos como a fruta e os vegetais devem ser comprados com frequência. No entanto, há outros alimentos que podem ser comprados uma vez por mês ou até duas vezes por mês. Opte por fazer logo essas compras, pois apesar de ir mais carregada para casa, também vai poupar em tempo e dinheiro de combustível.

Evite refeições pré-preparadas. Comidas pré-congeladas e doces são de evitar. Se vir a relação entre o valor nutricional e o valor financeiro destes produtos vai perceber que é nulo e negativo para a saúde.

Beba água. Isto pode ser um conselho mais saudável, mas também um conselho para poupar na altura de fazer compras. Troque os sumos por água. Para além de ser mais saudável, é também mais barato.

Compre marcas brancas. As marcas brancas, – normalmente com o nome do supermercado que representam – são bem mais económicas, comparando-as com as outras marcas. Depois de começar a utilizar vai perceber que gasta menos dinheiro por um produto igual ou semelhante a nível de qualidade.

Prazos de validade. Esteja sempre atento aos prazos de validade. Em casa, coloque os produtos com os prazos mais curtos à frente dos restantes. Ao fazer isto, vai evitar que muitos alimentos vão para o lixo por falta de validade.

Congelador. O congelador pode ajudá-lo a poupar nas contas do supermercado. Isto é possível porque pode aproveitar mais promoções de carne, peixe ou vegetais e congelá-los em casa depois.

Sacos reutilizáveis. Se tem de pagar pelos sacos de plástico no supermercado que frequenta, então leve de casa os seus próprios sacos. Assim, vai ser mais amigo do ambiente e também vai poupar dinheiro.

Cupões e cartões. Ande sempre com os cartões e os cupões de desconto na carteira para poder usufruir dos descontos sempre que vai ao supermercado. No final do ano vai perceber que poupou muito dinheiro.

Vá de barriga cheia e com tempo. Se for às compras com fome vai sentir o impulso de comprar mais do que devia, por isso, não vá com fome. Para além disso, para ver quais são os melhores preços, deve ir com tempo e paciência fazer compras.

Esteja sempre atento aos preços marcados. Na altura de pagar deve prestar muito atenção aos preços que estão a ser marcados na caixa. Muitas vezes existem erros nos preços assinalados e, por isso, deve estar atento.

Veja ainda: 19 dicas para poupar no supermercado

Agora que leu o nosso artigo já está pronto para usufruir das melhores vantagens associadas aos cartões de cliente. Tenha em mente as nossas dicas e procure os supermercados que lhe dão os melhores descontos com o cartão de cliente.