Cartões contactless: tudo o que deve saber

Cartões de Crédito Contactless

Se ainda não está familiarizado com a nova forma de pagamento, conheça algumas informações para ficar a saber vantagens e possíveis riscos da sua utilização. 

Aqui ficam algumas informações que deve conhecer:

Permitem fazer pagamentos automáticos ao encostar o cartão ao terminal do pagamento automático (TPA) sem ter de introduzir o PIN.

Para quem não sabe, os cartões contactless são “cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação”, segundo o Banco de Portugal. A forma mais fácil de os identificar é através do símbolo em forma de onda sonora ou radar que está desenhado numa das extremidades do seu cartão.

Se perder o seu cartão de crédito ou de débito, este é mais um dos perigos que pode vir a deparar-se. Desde que tenha o cartão, qualquer pessoa pode realizar uma compra de forma imediata e mais rápida mesmo não sabendo o PIN. 

Nem todas as lojas e serviços detêm esta tecnologia. No entanto, já é adotada pela maior parte dos comerciantes. 

A sua tecnologia é ativada com a sua primeira utilização

A tecnologia contactless ou por aproximação é ativada assim que utilizar pela primeira vez o seu cartão num TPA no qual tenha de inserir primeiro o PIN.

Existem limites de transações aos pagamentos sem PIN

Por razões de segurança, existem limites quanto ao montante diário que pode gastar. Cada entidade bancária define qual o valor máximo a ser usado nos pagamentos sem PIN. Por norma, o valor de cada pagamento contactless ronda os 20€. 

O montante relativo ao valor de pagamentos consecutivos também depende da entidade bancária, mas costuma rondar os 60€. Para ter certezas, o melhor será informar-se no seu banco. 

Depois de atingir o valor máximo consecutivo, o terminal de pagamento irá pedir-lhe novamente o PIN para confirmar a posse do cartão, dando-lhe mais segurança. 

Os cartões podem ser usados com um TPA sem tecnologia contactless

Caso vá a uma loja ou serviço que não tenha a tecnologia por aproximação, saiba que pode realizar o pagamento na mesma através da forma tradicional: introduza o cartão no terminal de pagamento automático e introduza o seu PIN. 

Leia também: O Millennium tem uma nova App: saiba o que muda

Afinal, a tecnologia contactless é ou não segura? 

Alguns bancos afirmam que é mais seguro fazer pagamento por aproximação do que da forma tradicional, visto que não tem de entregar o cartão ao comerciante. 

A realidade é que esta tecnologia acaba por ser perigosa pelo facto de o cartão poder ser utilizado com uma simples aproximação ao TPA. Aliás, atualmente existem aplicações que conseguem aceder a dados do seu cartão, como o nome do portador, o número ou os movimentos efetuados nesse dia. Se o seu cartão estiver próximo do telemóvel de um indivíduo, este poderá ler as suas informações. Contudo, isso será pouco provável porque a aproximação terá de ser muita para tal acontecer. 

Por outro lado, esta tecnologia oferece mais segurança ao titular do cartão e menor perigo de tentativas de fraude, visto que o cartão não sai da sua mão e não tem de introduzir o código pessoal em público. 

Pense nas vantagens e desvantagens. Caso não se sinta confortável com esta novidade, sempre pode desativar a tecnologia contactless no seu banco.