Cartões contactless: veja tudo o que deve saber

Cartões de Crédito Contactless

Se não está familiarizado com o funcionamento dos cartões contactless, conheça as vantagens desta tecnologia, mas também os riscos da sua utilização. 

Os pagamentos com cartões de crédito e cartões de débito em lojas estão cada vez mais rápidos, já que os sistemas de pagamento sem códigos tornam tudo mais simples. Mas, apesar de mais cómodos, os cartões contactless têm alguns riscos de utilização, que é essencial conhecer.

Quer saber como funcionam os cartões contactless e como são feitos estes pagamentos? Além disso, quer conhecer como proteger-se e evitar fraudes nestas operações? Vamos a isso!

Funcionamento dos cartões contactless

1. Pagamentos automáticos sem introduzir o PIN.

Para quem não sabe, os cartões contactless são “cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação”, segundo o Banco de Portugal. Para os identificar basta olhar para o símbolo em forma de onda sonora ou radar que está desenhado numa das extremidades do seu cartão.

Ou seja, com estes cartões não tem de passar a banda magnética ou introduzir o cartão no terminal do ATM para fazer os pagamentos. Basta encostar o cartão contactless ao topo da máquina para ele ser reconhecido pelo terminal e o pagamento efetuado em segundos.

2. Não precisam de ser ativados

A tecnologia contactless ou por aproximação está ativada de origem no cartão. Ou seja, ao contrário do MBWay e de outras funcionalidades não precisa de ir a um multibanco para ativar o contactless.

3. Há um valor limite para os pagamentos com cartões contactless

Os pagamentos por contacto não são possíveis para todos os valores, já que existe um limite máximo de 50€ para cartões contactless. Para valores acima disso continua a não ser preciso inserir o cartão no multibanco, mas vai ser obrigado a inserir o código do cartão para terminar a compra.

4. Disponível nos cartões de crédito e de débito

Um dos benefícios da tecnologia contactless é que está disponível tanto nos cartões de débito como nos cartões de crédito. Ou seja, seja qual for o pagamento (com débito na conta bancária ou no plafond dos cartões) pode sempre fazer os pagamentos wireless por cartão.

Além disso, a tecnologia está disponível em todos os sistemas de pagamento, seja o Visa ou o Mastercard.

5. Pode ser substituída pelos telemóveis ou smartwatches

Os cartões contactless são uma excelente opção para pagamentos mais rápidos e cómodos, mas não são a única opção disponível. Esta tecnologia pode ser substituída pelos telemóveis ou pelos smartwatches, já que usam o mesmo sistema de transmissão de dados para os terminais ATM e também pode fazer pagamentos sem inserir o PIN.

6. Não estão disponíveis em todos os terminais de pagamento

Os cartões wireless permitem pagamentos mais rápidos, mas nem todos os terminais ATM estão preparados para esta solução. No entanto, a questão não está relacionada com a tecnologia dos próprios terminais, mas com os acordos com comerciantes com os bancos e os custos para terem o sistema estar disponível.

É o mesmo que acontece, por exemplo, com as autorizações para pagamentos com cartões de crédito em diversas lojas (especialmente no pequeno comércio).

Riscos dos cartões contactless

Há dois grandes perigos relativos aos pagamentos wireless, um deles relacionado com os valores que paga e outro com a perda dos cartões.

Verifique sempre o valor cobrado

Seja por erro do comerciante ao digitar o valor na máquina ou por má fé, sempre que faz um pagamento num multibanco (com ou sem contactless) deve, em primeiro lugar, confirmar o valor cobrado.

Este risco é menor quando tem de inserir o cartão, já que o valor aparece no visor da máquina quando vai fazer o pagamento. No entanto, isso também acontece quando vai pagar por contactless, o que acontece é que pela facilidade da operação muitas pessoas nem olhar para esta informação. Por isso, para evitar fraudes, confirme sempre o valor antes de encostar o cartão ao ATM para pagar.

Perda de cartões exige cancelamento urgente

Como os pagamentos abaixo dos 50€ não exigem o código do cartão, uma pessoa mal intencionada pode usar um cartão furtado ou perdido para gastar o seu dinheiro sem qualquer problema. Este é um dos maiores riscos dos cartões contactless e, por isso, é ainda mais urgente pedir para cancelar o cartão de crédito quando nota que o perdeu.

Os cartões contactless são seguros? 

Sim, mas sempre com o cuidado de verificar o valor cobrado para não ter problemas nem ser alvo de uma fraude. Além disso, com a Covid-19 o contactless tornou-se ainda mais importante, já que o ajuda a proteger-se dos riscos de infecção. Além disso, estes cartões são muito mais cómodos e rápidos de usar.

Por todos estes motivos, vale a pena usar o contactless. E, como está disponível tanto nos cartões de crédito como de débito, são uma solução para qualquer tipo de pagamento, aceite em quase todas as lojas e terminais de pagamento. E já sabe, se procura uma solução para pagamentos com esta tecnologia, faça agora a comparação de cartões de crédito.