Cartões contactless: tudo o que deve saber

Se ainda não está familiarizado com a nova forma de pagamento, conheça algumas informações para ficar a saber vantagens e possíveis riscos da sua utilização.
Aqui ficam algumas informações que deve conhecer:
Permitem fazer pagamentos automáticos ao encostar o cartão ao terminal do pagamento automático (TPA) sem ter de introduzir o PIN.
Para quem não sabe, os cartões contactless são “cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação”, segundo o Banco de Portugal. A forma mais fácil de os identificar é através do símbolo em forma de onda sonora ou radar que está desenhado numa das extremidades do seu cartão.
Se perder o seu cartão de crédito ou de débito, este é mais um dos perigos que pode vir a deparar-se. Desde que tenha o cartão, qualquer pessoa pode realizar uma compra de forma imediata e mais rápida mesmo não sabendo o PIN.
Nem todas as lojas e serviços detêm esta tecnologia. No entanto, já é adotada pela maior parte dos comerciantes.
A sua tecnologia é ativada com a sua primeira utilização
A tecnologia contactless ou por aproximação é ativada assim que utilizar pela primeira vez o seu cartão num TPA no qual tenha de inserir primeiro o PIN.
Existem limites de transações aos pagamentos sem PIN
Por razões de segurança, existem limites quanto ao montante diário que pode gastar. Cada entidade bancária define qual o valor máximo a ser usado nos pagamentos sem PIN. Por norma, o valor de cada pagamento contactless ronda os 20€.
O montante relativo ao valor de pagamentos consecutivos também depende da entidade bancária, mas costuma rondar os 60€. Para ter certezas, o melhor será informar-se no seu banco.
Depois de atingir o valor máximo consecutivo, o terminal de pagamento irá pedir-lhe novamente o PIN para confirmar a posse do cartão, dando-lhe mais segurança.
Os cartões podem ser usados com um TPA sem tecnologia contactless
Caso vá a uma loja ou serviço que não tenha a tecnologia por aproximação, saiba que pode realizar o pagamento na mesma através da forma tradicional: introduza o cartão no terminal de pagamento automático e introduza o seu PIN.
Leia também: O Millennium tem uma nova App: saiba o que muda
Afinal, a tecnologia contactless é ou não segura?
Alguns bancos afirmam que é mais seguro fazer pagamento por aproximação do que da forma tradicional, visto que não tem de entregar o cartão ao comerciante.
A realidade é que esta tecnologia acaba por ser perigosa pelo facto de o cartão poder ser utilizado com uma simples aproximação ao TPA. Aliás, atualmente existem aplicações que conseguem aceder a dados do seu cartão, como o nome do portador, o número ou os movimentos efetuados nesse dia. Se o seu cartão estiver próximo do telemóvel de um indivíduo, este poderá ler as suas informações. Contudo, isso será pouco provável porque a aproximação terá de ser muita para tal acontecer.
Suspeita de fraude com cartões? Saiba os contactos para cancelar um cartão de crédito em todos os bancos
Por outro lado, esta tecnologia oferece mais segurança ao titular do cartão e menor perigo de tentativas de fraude, visto que o cartão não sai da sua mão e não tem de introduzir o código pessoal em público.
Pense nas vantagens e desvantagens. Caso não se sinta confortável com esta novidade, sempre pode desativar a tecnologia contactless no seu banco.

