Autenticação Forte do Cartão de Crédito – O que muda nas compras online em 2021

Autenticação Forte do Cartão de Crédito - O que muda em 2021

As regras para as compras online mudam em 2021. A autenticação forte do cartão de crédito significa que a utilização do código de três dígitos dos cartões deixa de ser válida. A Comparamais explica-lhe o que muda e como pode continuar a comprar online a partir do próximo ano.

Com o aumento das compras online com cartão de crédito, ainda mais impulsionado desde a pandemia de Covid-19, também se tem registado um aumento das fraudes nas compras pela internet. Por isso em 2021 o Banco de Portugal muda as regras de segurança para pagamentos online, procurando proteger os clientes de possíveis burlas.

Para quem utiliza o homebanking as diferenças não serão grandes, já que a autenticação forte passou a ser necessária nestes serviços desde 14 de setembro de 2019. É por este motivo que passou a ter de inserir um código para aceder à conta ou usar padrões de desbloqueio / dados biométricos nas Apps dos bancos.

Veja também: Como escolher um cartão para compras online

O que é a autenticação forte do cartão de crédito?

Este é um tipo de certificação dos clientes que obriga a dois fatores de confirmação dos dados, para que os dados (e o dinheiro…) dos utilizadores não fiquem em risco. Para isso, além da identificação do cliente, é necessário um mecanismo adicional que cumpra pelo menos dois destes três fatores:

  • Posse: Telemóvel, Computador ou outro dispositivo;
  • Conhecimento: Um PIN, Password ou padrão de desbloqueio de smartphone que só o utilizador deve conhecer. (estão excluídos dados como o nome de utilizador, mail ou número de contrato)
  • Inerência: Algo que identifica o utilizador, como a impressão digital ou reconhecimento facial, de voz, retina ou batimento cardíaco

O Banco de Portugal recorda, além disso, que dados como o nome de utilizador, mail ou número de contacto não podem ser usados como autenticação.

Além disso, deve recordar-se que os dados de conhecimento são pessoais. Por isso, nunca partilhe essa informação (nem os códigos MBWay) com as pessoas a quem faz compras ou vendas online.

Sabe quais as vantagens do cartão de crédito? Descubra neste artigo…

O que muda na autenticação forte do cartão de crédito em 2021?

A grande mudança é que deixa de ser possível utilizar os códigos finais do cartão de crédito como forma de completar as compras online.

Como já acontece desde 14 de setembro de 2019 com outros serviços (acessos a homebanking, por exemplo), passa a ser necessário um código de confirmação ou outra forma de autenticação forte.

O que devo fazer para continuar a comprar online em 2021?

As soluções encontradas são, basicamente, duas. Em primeiro lugar, atualizar os seus dados junto do banco, como o número de telemóvel, para que este possa receber os códigos de confirmação para completar as compras online.

Em segundo lugar, deve obter as Apps dos bancos para o smartphone. Dessa forma pode passar a usar outras formas de certificação onde se incluem, por exemplo, fatores de inerência como impressão digital ou reconhecimento facial.

Guia Detalhado do Cartão de Crédito: Saiba tudo sobre os cartões

O que me acontece se não fizer nada disto?

Se pretende continuar a fazer compras online usando apenas o código do cartão de crédito… então vai deixar de poder fazer compras online a partir de 2021. A grande mudança nos pagamentos é precisamente que a autenticação forte do cartão de crédito deixa de poder ser feita com recurso a esses dados.

Porque deixo de poder usar os códigos do cartão de crédito em 2021?

A resposta é muito simples: estes dados não são seguros. Se apenas colocar estes dados numa plataforma e, por algum motivo, alguém se apoderar dessas informações, poderá ser alvo de uma burla.

Ou seja, quem fique com os códigos pode fazer todas as compras que deseje (pelo menos até acabar com o plafond…) sem que nada o impeça. É por este motivo, e para evitar que esta situação possa continuar a acontecer no futuro, que deixará de ser possível continuar a usar os códigos finais do cartão.

Descubra quando deve usar o cartão de crédito

Vou ter de trocar o cartão de crédito para poder fazer compras online?

Não precisa de mudar o seu cartão de crédito, se não desejar. A única coisa que precisa fazer é garantir que autenticou junto do banco os seus dados pessoais (especialmente o nº de telemóvel, para poder receber códigos de confirmação) e que, se possível, instala as Apps para usar outras formas de confirmação.

Embora a autenticação forte do cartão de crédito não o obrigue a mudar o cartão, isso não significa que não seja uma boa altura para verificar se tem as melhores condições do seu cartão. Por isso, faça a comparação dos cartões de crédito no mercado para encontrar o melhor cartão para si.

Veja também: Como resolver problemas com o cartão de crédito

Cartão de Crédito Cofidis

€ 0 Comissão de disponibilização do cartão de crédito
14,00% TAN
15,30% TAEG