Como obter um comprovativo de morada - As 5 melhores opções

Nuno Fatela

Um comprovativo de morada é um documento oficial que indica a sua residência permanente e é obrigatório para várias situações, pedidos e serviços. As informações encontram-se registadas em diversos serviços públicos, como nas Finanças e na Segurança Social, e agora vamos mostrar-lhe cinco formas de obter um comprovativo de morada presencialmente ou online. Existem cinco formas principais para ter um comprovativo de morada e vamos dizer-lhe quais as formas mais simples de obter este documento.

O que é um comprovativo de Morada

Um comprovativo de morada é um documento que confirma o local onde mora, que é a sua residência permanente. Este documento está disponível online ou nos serviços públicos e serve para diversas finalidades, como fazer contratos ou pedir apoios sociais e outros apoios do Estado.

Como pedir um comprovativo de morada:

As cinco formas mais simples de pedir um comprovativo de morada são as seguintes:

  • Loja do Cidadão
  • Junta de Freguesia
  • Portal das Finanças
  • Segurança Social Direta
  • Fatura de Despesas Mensais Fixas

Pedir um comprovativo de morada Loja de Cidadão

Caso pretenda tratar de tudo de forma presencial, a forma mais rápida e simples é deslocar-se à Loja de Cidadão mais perto de si. É verdade que esta opção vai demorar mais do que através da internet. Mas, por vezes, esta é a única solução, já que determinadas entidades não aceitam o comprovativo de morada digital.

Além de ser mais demorada que um pedido online, obter Comprovativo de morada presencialmente é mais caro. Se fizer o pedido na Loja do Cidadão, o documento tem um custo de 5,60€.

Pedir um comprovativo de morada na Junta de Freguesia

Também pode ir à junta de freguesia da sua área residencial para pedir este documento presencialmente. Para pedir este Comprovativo de Morada tem de apresentar o seu Cartão de Cidadão. Mas, por segurança, telefone para a Junta de Freguesia antes de se deslocar a este serviço público, para saber se precisa serão exigidos alguns documentos extra de que não tem conhecimento. 

Este processo é sempre mais demorado, porque o Comprovativo de Morada apenas é entregues após um dia útil da solicitação, no mínimo. Em casos urgentes, pode recebê-lo no mesmo dia, mas estes pedidos têm custos acrescidos.

Pedir um comprovativo de morada no Portal das Finanças

Fazer o pedido de comprovativo de morada no site das Finanças é uma das formas mais simples de obter o documento. Além disso, muitas vezes o comprovativo de morada fiscal é exigido para celebrar contratos, como acontece com o crédito pessoal online, com o crédito habitação e outras soluções de financiamento.

Por isso é essencial saber como obter este documento através da Autoridade Tributária. Se não se quiser deslocar até uma Repartição de Finanças e esperar pela sua vez numa Loja de Cidadão ou Junta de Freguesia, para tirar o Comprovativo de Morada nas Finanças siga estes passos:

  1. Entre no site do Portal das Finanças e aceda à sua Área Pessoal, usando o seu NIF e a password;
  2. Carregue no canto inferior esquerdo do ecrã, onde diz “Finanças- Aceda aos Serviços Tributários";
  3. Carregue na opção “Serviços” no menu que encontra do lado esquerdo;
  4. Escolha a secção “Documentos” e carregue na opção “Pedir Certidão”;
  5. Navegue entre as opções que lhe aparecem disponíveis e, escolha “Domicílio Fiscal”;
  6. Por último, carregue em “Obter” para fazer o download deste Comprovativo de Morada.

O documento será apresentado em PDF.; Depois, sempre que o contribuinte precisar novamente deste documento, poderá encontrá-lo quando aceder à "Consulta de Certidões”.

Pedir um comprovativo de morada na Segurança Social Direta

Também pode solicitar um comprovativo de morada digital através do endereço eletrónico da Segurança Social. Como acontece com o Portal das Finanças, basta seguir alguns espaços para ter o Comprovativo de Morada online na Segurança Social Direta:

  1. Entre no seu “Perfil” usando o seu NISS e a password de acesso ao site da Segurança Social
  2. Selecione “Dados pessoais”;
  3. Selecione “Atualizar dados de identificação”;
  4. Carregue em “Imprimir”;
  5. Escolha "Guardar o documento como PDF" e salve o mesmo no seu computador

Ao abrir o PDF irá obter o Comprovativo de Morada. Guarde-o no seu computador e não se esqueça de validar a assinatura digital.

Lembramos que , se precisar de obter o comprovativo de morada de forma rápida, o melhor a fazer é solicitá-lo pela internet. Com estas opções, evita uma deslocação até à Loja do Cidadão ou à Junta de Freguesia poderá fazê-lo perder tempo e até dinheiro.

Pedir um comprovativo de morada na Fatura de Energia, de Água ou de TV Net Voz

A forma mais simples de entregar um comprovativo de morada é com uma fatura das despesas de casa. Ou seja, fornecendo o comprovativo de pagamento da sua fatura de luz e gás, de água ou de telecomunicações.

Existem duas grandes vantagens nesta opção. Em primeiro lugar, se tiver ativada a fatura digital, pode obter e enviar o comprovativo diretamente do seu email. Além disso, este comprovativo é aceite por muitos bancos para os pedidos de crédito pessoal, facilitando e tornando mais rápida a obtenção de financiamento.

Pedir Agora Crédito Pessoal

Simular