Uso da internet em Portugal duplica na pandemia

utilização de internet em Portugal na pandemia

A pandemia mudou os hábitos dos portugueses e, com o teletrabalho, ensino à distância e outras transformações, a utilização de internet em Portugal praticamente duplicou na pandemia

Teletrabalho, escola à distância, compras digitais e recurso a serviços online. Há vários exemplos de mudanças nos hábitos dos portugueses por causa da pandemia, com maior recurso ao mundo digital. O reflexo disso são os dados de utilização da internet em Portugal desde as primeiras restrições causadas pela Covid-19.

A ANACOM mostra que o consumo de dados móveis e através de redes fixas de internet praticamente duplicou com a pandemia. As estatísticas de utilização da internet em Portugal revelam ainda outros dados interessantes. Por exemplo, quando mais elevado o nível de restrições, mais os portugueses recorrem aos seus dispositivos eletrónicos para se conectar ao mundo.

Quanta internet usam os portugueses?

A Anacom revelou que na última semana de 2021 a utilização de internet em Portugal atingiu um total de 240 milhões de Gigabytes (Gb) consumidos. A maioria fica a cargo das redes fixas (226,3M Gb), mas os dados móveis já representam 13,4M Gb da net consumida.

Na semana seguinte ao Natal registaram-se também 743 milhões de minutos de conversas telefónicas por voz. E a grande maioria, 680 milhões, através dos telemóveis e smartphones. Ou seja, os telefones fixos representam apenas 8,2% nas comunicações de voz em Portugal, e com tendência para reduzirem cada vez mais o seu peso.

IndicadoresFevereiro 2020
03 a 09
Dezembro 2021
20 a 26
Total de Tráfego
de Dados
128.399.476 GB239.591.875GB
Internet Fixa120.319.099 GB226.218.456 GB
Dados Móveis8.080.377 GB13.373.420 GB
Total de Tráfego
de Voz
637.130.833 Min.743.417.434 Min.
Telefones Fixos70.868.002 Min.61.081.273 Min.
Telefones Móveis566.626.881 Min.682.336.160 Min.

Pandemia duplica utilização da internet em Portugal

A imagem seguinte mostra como o uso de internet cresceu com a pandemia, e de forma bem mais evidente do que aconteceu com as chamadas de voz. No início de fevereiro de 2020, quando a Covid-19 era ainda uma ameaça distante na China, os portugueses usavam 129M Gb de dados por semana. 

Atualmente o uso de internet é praticamente o dobro, situado nos 240M Gb de dados. Isto significa um crescimento no recurso à net de 88% desde o início da pandemia, sendo ainda de destacar que as redes fixas tiveram um crescimento mais evidente do que o consumo de dados móveis.

dados de utilização da internet em Portugal
Quanto mais elevado o grau de alerta e as restrições, maior é a utilização de internet em Portugal

Restrições aumentam utilização de internet em Portugal

Com o país a navegar entre Estados de Alerta, de Contingência, de Calamidade e de Emergência, as estatísticas revelam também o impacto das restrições no uso da internet. E quanto mais elevado o grau de prontidão, mais os portugueses usam a internet.

Isso explica-se facilmente por medidas que obrigam ao teletrabalho ou a estudo à distância, com recurso a ferramentas digitais que consomem dados. Além disso, o encerramento de espaços e restrições nos horários também incentivam os portugueses a recorrer a entregas em casa e outras soluções.

Os dados da ANACOM demonstram que sempre que é ativado o Estado de Emergência há um forte aumento nos consumos de internet em Portugal. E mesmo na passagem de Estado de Alerta para o de Calamidade isso se verifica, como aconteceu no início de 2022.

Porque aumentam os consumos de internet com a pandemia?

As razões para este aumento são diversas, e muitas foram já indicadas neste artigo. Alguns motivos para a maior utilização da internet em Portugal na pandemia são:

  • Uso de ferramentas para teletrabalho, por exemplo para reuniões online
  • Ensino à distância, com a necessidade dos alunos se ligarem por videochamada para seguirem as aulas
  • Aumento da utilização de plataformas de streaming e outras soluções de entretenimento
  • Encerramento de restaurantes e outras restrições aumentaram utilização de Apps como a Uber Eats, Glovo, etc
  • Opção pelo e-commerce para as compras de casa e pesquisa de outros produtos
  • Recurso a serviços digitais do estado e também dos bancos, por exemplo com soluções de crédito pessoal online
  • Aumento do número de casas em Portugal com pacotes de TV NET VOZ. Em outubro de 2021 havia em Portugal um total de 4,4 milhões de casas com serviços de TV, internet e Telefone

Navegar na internet aos melhores preços

Para garantir que tem a melhor velocidade de internet para casa e que não esgota os seus dados móveis deve garantir que tem os serviços de telecomunicações perfeitos para si. Para garantir isso, utilize na Comparamais o

Com os simuladores da Comparamais vai garantir o melhor preço para os seus serviços de TV e internet para casa, e também o melhor tarifário de telemóvel para si. Compare os preços com a Comparamais e comece agora a poupar.