Veja tudo o que pode tratar na Segurança Social Direta e como aceder ao site

Segurança Social Direta- Como aceder e usar o site

Se precisar de tratar de algum assunto com a Segurança Social, a forma mais rápida é usar o Portal desta entidade. Veja agora como aceder à Segurança Social Direta e os serviços que estão disponíveis online.

Tratar de assuntos na Segurança Social é um problema para muitas pessoas, já que os tempos de espera para atendimento são bastante extensos. Mas usar a Segurança Social Direta é uma alternativa que tem, mais simples e que lhe poupa bastante tempo.

O site da Segurança Social Direta tem diversos serviços disponíveis, substituindo os balcões de atendimento. Por isso, basta fazer o login e aceder ao Portal da Segurança Social. Saiba agora como pode entrar na Segurança Social Direta e todos os serviços que estão disponíveis.

Como fazer a inscrição no Portal da Segurança Social?

Para usar os serviços, deve começar por fazer a sua inscrição. Para fazer o registo na Segurança Social online siga os passos neste endereço:

  • Indique o seu NISS (número de beneficiário da Seg. Social);
  • Coloque os dados pessoais: Nome, Data de Nascimento, Número do CC e NIF;
  • Confirme o mail e número de telefone que estão registados na Segurança Social Directa;
  • Insira o código de autenticação que recebeu por SMS ou email.

Depois de inserir esse código, crie a sua password para o Portal da Segurança Social. Essa senha será pedida cada vez que fizer o login na SS Direta.

Como aceder à Segurança Social Direta?

Se já fez o seu registo de utilizador, só precisa seguir este link para fazer o login na Segurança Social Direta. No início de sessão tem, além disso, inserir:

  • NISS – Número da Segurança Social
  • Password (Entre nove e treze dígitos, com maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números)

Como alternativa, pode fazer a autenticação com a sua chave móvel digital ou cartão de Cidadão.

Que serviços estão disponíveis no site da Segurança Social?

Depois de fazer login na Segurança Social Direta, pode começar a usar as suas funcionalidades. Entre os vários serviços disponíveis estão:

  • Conta-Corrente: indicações de valores a receber ou pagar, documentos para download e situação contributiva;
  • Família: Dados relativos ao abono de família e abono pré-natal, prestações sociais e ainda reembolso de despesas de funerais;
  • Emprego: Informações relativas a desemprego, apoio familiar e remunerações. Além disso, os trabalhadores independentes podem ver dados de atividade e escolher o regime de contabilidade;
  • Doença: Pedidos de prestações e declarações relativas a situação de doença, e pedidos do Cartão Europeu de Seguro de Doença;
  • Acção Social: Acordos de Cooperação e apoios para equipamentos;
  • Pensões: Simuladores de pensões, certificados e declarações anuais de rendimentos;
  • Perfil: Consultar e atualizar dados pessoais, obter contactos e documentos e alterar representação ou conta bancária.

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Os serviços disponíveis em detalhe

Conta Corrente: Como pagar na Segurança Social e saber quanto recebe

Em primeiro lugar pode ver a sua “Posição Atual”, com todos os valores a receber, a pagar e a devolver. Por isso, se tem alguma dívida à Segurança Social, esta é a área a consultar. Aqui fica a conhecer os planos de pagamentos a prestações (e verificar, se for caso, quantas faltam), obter referências e documentos de pagamento, autorizar débito direto.

Além disso, pode saber os montantes a receber da Segurança Social e se há verbas que foram pagas indevidamente. Por fim, pode ver processos de execuções fiscais e penhoras (consultas, pagamentos e documentos), relativos a dívidas que não foram pagas.

Família – Abonos, Parentalidade, Prestações Sociais e Funerais

Esta área destina-se às ajudas para as famílias. Por isso, se quer informações, pedir ou consultar pagamentos de abonos de família e do abono pré-natal tem aqui todas as informações. Também o subsídio de Parentalidade Inicial e Alargado, Subsídio de Grávidas e Lactantes e o Subsídio de Nascimento e Adopção estão disponíveis aqui.

Pode, ainda, entregar online a Prova Escolar para manter os abonos, ou pedir subsídios de assistência a filho ou neto. Além disso, pode obter o Estatuto de Cuidador Informal, pedir o reembolso de despesas de funeral ou requerer prestações sociais para a inclusão (que substituíram as pensões de invalidez e subsídio vitalício).

Emprego – Subsídios de desemprego, apoio familiar e trabalhadores independentes

Se está em situação de desemprego consulte aqui pedidos ou peça declarações. Além disso, se é trabalhador independente pode ver o seu regime (declaração trimestral ou contabilidade organizada), outros dados de atividade e fazer ou consultar pedidos.

Neste separador estão também os apoios familiares. Por isso, pode “certificar a situação do trabalhador para a parentalidade”. Também todo o histórico da carreira contributiva pode ser verificado na secção de Emprego do site da Segurança Social Direta.

Doença – Prestações, subsídios e declarações

Se está doente, tem direito em alguns casos a subsídios da Segurança Social. E nesta secção pode consultar se os seus pedidos foram deferidos, indeferidos ou estão em análise. Pode ainda pedir pedir declarações de impedimentos temporários para o trabalho.

Também pode pedir aqui o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Ele garante acesso aos cuidados de saúde durante estadias temporárias nos países da União Europeia, e é enviado para a morada num prazo até sete dias.

Acção Social – Acordos e apoios para equipamentos

Este espaço é destinado às IPSS, que podem tratar questões relacionadas com mandatários e outros assuntos. Também se fazem aqui os pedidos de apoios para instalar equipamentos sociais, através de candidaturas ao Programa de Alargamento de Redes e Equipamentos Sociais (PARES).

Pensões – Simuladores, certificados e declarações

Todos os assuntos relativos às pensões estão nesta área. Desde logo, com o simulador das pensões de velhice, de Invalidez Relativa e de Invalidez Absoluta. Além disso, se vai reformar-se também pode dar início ao pedido de reforma e tratar questões relacionadas com Certificados de Reforma podem estão disponíveis para consulta.

Se já está reformado também encontra aqui as declarações anuais de rendimentos para o IRS. Dessa forma, quando for entregar o IRS, pode confirmar que os valores indicados estão correctos.

Perfil- Os seus dados

Quando faz o Login no Portal da Segurança Social tem disponíveis vários dados pessoais, através do seu “Perfil”. Pode, por exemplo, atualizar contactos ou mudar a password para entrar na Segurança Social Direta.

É nesta área que atualiza, também, os dados da conta bancária e pode pedir para ser representante de outra pessoa (ou ter um representante para si) Também tem aqui os contactos telefónicos da Segurança Social e pode fazer diretamente uma questão através do formulário disponível.

Pode também consultar o histórico de mensagens e de documentos enviados ou recebidos. Por exemplo, enviar de forma digital as declarações de Isolamento Profilático para Trabalhadores por causa da Covid-19 ou Reclamações para Indeferimentos de Apoios ou Pedidos de Regularização de Dívidas.

Se tiver dúvidas relativas a algum serviço da Seg Social Direta, pode consultar o Guia Prático da Segurança Social Direta.

FAQ

Perguntas Frequentes

Para aceder ao site da Segurança Social Direta apenas precisa de fazer o login neste endereço. Para isso irá precisar do seu número de utente da Seg. Social, bem como da sua password de acesso. Além disso, pode optar por entrar no site da Segurança Social com o Cartão do Cidadão (usando o leitor) ou usando a Chave Móvel Digital.

Se vai usar pela primeira vez o site da Segurança Social, precisa de fazer a sua inscrição. Para isso deve seguir os vários passos que encontra neste link:

  1. Indicar o número da Segurança Social
  2. Inserir os seus dados pessoais (nome, data de nascimento e NIF)
  3. Confirmar o seu endereço de email e telemóvel
  4. Usar o código de confirmação do registo na Segurança Social Direta para escolher a sua password
  5. Fazer login no site da Segurança Social, já que o seu perfil está criado.

Dentro do Portal da Segurança Social vai poder tratar das seguintes questões:

  • Conta-Corrente (com situação contributiva, pagamentos, recebimentos e processos em execução fiscal)
  • Família (abonos, subsídios, prestações sociais e reembolso de despesas de funeral)
  • Emprego (desemprego, apoio familiar, remunerações e serviços para trabalhadores independentes)
  • Doença (subsídios, declarações e Cartão Europeu de Seguro de Doença)
  • Acção Social (acordos de cooperação e apoio à instalação de equipamentos sociais)
  • Pensões (simuladores, pedidos, certificados de reforma e declarações para o IRS)
  • Perfil (dados pessoais na Segurança Social, Conta Bancária, Documentos de Prova, etc)

Além dos serviços disponíveis em online também pode usar as aplicações para Android e dispositivos Apple para obter informações e tratar algumas questões com a Segurança Social. Para isso, pode fazer o download nestes links:

App Segurança Social para Android

App Segurança Social para iOS

Para saber qual o espaço de atendimento da Segurança Social mais próximo de si (caso não opte por usar a plataforma online da Segurança Social Direta), apenas precisa de usar este link do site www.seg-social.pt e indicar a sua localização. Dessa forma vai poder ficar a saber os locais da Segurança Social mais próximos de si, bem como os horários de atendimento, moradas e contactos.

Para saber o horário de atendimento de cada espaço da Segurança Social deve utilizar o link para localização das lojas. Neste endereço poderá ficar a saber qual o horário da Segurança Social em cada local, bem como as moradas e contactos telefónicos.

Se quer agendar um horário de atendimento na SS, existem duas alternativas para efetuar este pedido e ficar com um dia e hora marcada para a sua marcação na Segurança Social. Saiba como pode fazer o agendamento:

Marcação online na Segurança Social, através do Portal Siga

Através do contacto da Segurança Social por telefone: 300 502 502 (das 9H às 18H)

Pode ver como fazer também marcações em outros serviços, como as Finanças, IRN ou Tribunais, neste artigo.

Se precisar de algum documento ou formulários da Segurança Social pode usar duas vias.

  • Caso seja necessário um pedido à própria Segurança Social, deve pesquisar no site pelos formulários da Segurança Social que vai precisar;
  • Se, no entanto, pretende  um documento comprovativo relativo à sua situação de utente (desemprego, baixa médica, etc), deve usar antes o seu espaço de utente no portal da Segurança Social Direta.

Ao fazer o login e entrar na Segurança Social Direta vai encontrar um separador designado “Família”. Dentro dessa área poderá fazer os seus pedidos e consultar o andamento dos processos de atribuição de diversas prestações sociais.

Entre os apoios que pode pedir online estão o abono de família e pré-natal, os subsídios de parentalidade  para grávidas e lactantes, no nascimento e adopção (por exemplo, subsídios de parentalidade inicial e alargado) e de assistência a descendentes,

Para saber referências multibanco e outras formas de pagamento a esta entidade (por exemplo, o débito direto), deve usar o site da Segurança Social Direta. Em primeiro lugar faz o login (ou a inscrição), e depois apenas necessita ir ao separador da “Conta Corrente”.

Nesta área do site pode consultar todos os pagamentos e recebimentos da Segurança Social, bem como obter os dados de pagamento. Para isso, basta aceder no Menu à opção “Consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento”. Além disso, pode também pedir nesta secção o pagamento de dívidas por prestações, e ainda autorizar a transferência por débito direto desses valores mensais.

Para saber qual será a sua pensão, seja por atingir a idade de reforma (pensão de velhice do regime geral), desemprego de longa duração ou por invalidez, pode recorrer aos simuladores disponíveis no Portal da Segurança Social Direta. Para isso apenas precisa de fazer o login na Segurança Social e aceder à Área de “Pensões”. Por fim escolha o simulador e fique a saber quanto receberá por mês quando se reformar.

Além de fazer a simulação, neste site pode automaticamente dar início ao seu pedido da reforma.

Caso tenha dúvidas relativas ao cálculo das pensões ou outros temas relacionados com a reforma, pode ver aqui mais informações neste site da Segurança Social.

 

Caso necessite de tratar de alguma questão com esta entidade, veja aqui todos os contactos da Segurança Social, por telefone, formulários no site, plataformas e localização das lojas.

Contacto Telefone Segurança Social – 300 502 502 (Linha Segurança Social)

Email da Segurança Social – Veja neste link os contactos dos centros distritais

Marcações e Agendamentos na Segurança Social Portal Siga

Assistente Virtual da Segurança Social

Lista dos locais de atendimento ao público da Segurança Social (veja também como fazer a sua marcação na Segurança Social)

Centro Nacional de Pensões – 300 511 300 (Telefone CN Pensões) ou mail (CNP-Pensoes@seg-social.pt)

Guias Práticos da Segurança Social