Descubra como ter a chave móvel digital e assinar documentos online

Como pedir a chave móvel digital e usar a assinatura online

Com a mesma validade legal da assinatura escrita, a chave móvel digital é muito simples de pedir, podendo até ser obtida pela TV Box. Para que possa usar esta autenticação, veja como obter a chave e usar a assinatura digital

Com cada vez mais serviços disponíveis online, foi necessário criar um sistema que comprovasse a identidade dos cidadãos. Ele nasceu com a chave móvel digital (CMD), um serviço que permite confirmar a sua identidade e também fazer a assinatura digital dos documentos.

Utilizada em serviços do Estado mas também em sites privados, a chave móvel é muito simples de obter. E, além disso, muito segura, contando com uma dupla certificação que reduz o risco de fraude ou apropriação da identidade. Agora a Comparamais explica-lhe como pode fazer a CMD, e onde a usar.

Como pedir a chave móvel digital?

Existem três formas de obter a chave móvel digital, já que o pedido pode ser presencial, online ou através da TV Box. Terá sempre de ter mais de 16 anos e ter um número de telemóvel e um endereço de email únicos, que não podem usados para a chave móvel de mais ninguém.

Presencialmente

  • Instituto de Registos e Notariado (IRN); 
  • Espaço Cidadão ou Espaço Empresa;
  • Balcões de Registo Criminal oue de Testamento Vital

Online

Pode pedir a chave móvel digital online por duas vias:

  • Através de autenticação.gov.pt, usando o leitor de cartões e o código PIN de identificação. Bastará preencher as informações requisitadas e depois finalizar com a confirmação por SMS;
  • No Portal das Finanças, utilizando o NIF e senha de acesso. Siga os passos para o pedido da chave e terminar com a confirmação por SMS. Irá depois receber uma carta com um PIN temporário, que deverá alterar para a sua password definitiva.

Pela TV Box

A Vodafone e a AMA (Agência para a Modernização Administrativaa) criaram ainda a possibilidade de pedir a chave móvel digital pela TV Box. Ela está disponível na App “Serviços Públicos na TV”, que surge, no menu de aplicações, dentro da secção de “Utilidades”.

Leia também: Como renovar o cartão de cidadão online

Veja onde usar a chave móvel digital

A CMD serve de autenticação para diversos serviços do Estado, mas também em algumas entidades privadas. A lista de entidades onde pode usar a chave móvel inclui:

Pode ainda usar nestas entidades privadas, na maioria dos casos para os serviços de homebanking:

A chave móvel digital é ainda usada para assinar determinados documentos, como prescrições médicas online ou nos PDF a registar para o programa Compete 2020. Ela pode, adicionalmente, incluir a identificação de cargos empresariais (por exemplo, Administrador) ou de titulares de cargos públicos.

Quais as vantagens da chave móvel digital?

Existem diversos benefícios, mas destaca-se a simplicidade na identificação dos cidadãos para os serviços online. As vantagens principais da CMD são:

  • Permite autenticar a sua identidade online;
  • Pode assinar documentos online;
  • Garante acesso mais rápido a determinados serviços
  • É simples de obter e de usar
  • Gratuita, não havendo qualquer custo no pedido da CMD
  • Segura, com dupla autenticação através do PIN e do código enviado por SMS
  • Garante 10% de desconto na renovação de alguns documentos pela internet

Veja como mudar a sua morada fiscal no cartão de cidadão

Como usar a assinatura digital

Para assinar documentos online precisa de ter uma assinatura digital certificada na sua chave móvel. Caso faça o pedido presencialmente ou no site autenticação,gov.pt ela é automaticamente atribuída, contando com um código próprio (pode ser o mesmo ou diferente do código da CMD).

Mas se fizer o pedido pela TV Box ou no Portal das Finanças, terá de ativar por leitor de cartões ou presencialmente a sua assinatura online. 

Depois de ter esta assinatura digital ativada, apenas precisa de inserir o seu PIN para assinar, juntamente com o código de confirmação que receberá por SMS.

É preciso ter um telemóvel associado?

A CMD significa associar a um número de telemóvel o seu número de identificação civil (o número do CC ou do BI). Por isso terá de ter sempre um telemóvel associado. Além disso, apenas pode ter uma chave móvel digital por número de telemóvel, tal como cada cidadão apenas tem um número de CC.

O mesmo acontece com o seu email, já que apenas pode ser associada uma chave móvel digital a cada endereço. Agora que já sabe como usar a chave móvel digital, aproveite e simplifique a sua vida, tirando partido de todas as vantagens desta autenticação online.