Banda larga em Portugal: Tudo o que precisa de saber

Tem algumas dúvidas sobre o que é a banda larga e quais as melhores opções para si? Neste artigo explicamos-lhe tudo o que precisa de saber.

O acesso à internet é cada vez maior e, apesar de os preços da banda larga móvel em Portugal ainda serem relativamente caros, Portugal atingiu um novo máximo histórico.

A Comissão Europeia encomendou um estudo onde foi avaliada a disponibilidade das redes de banda larga pelos países-membros e Portugal ficou colocado numa boa posição, onde foi destacada a estratégia das operadoras nacionais. Os bons resultados deveram-se a uma colaboração estratégica entre as três principais operadoras de telecomunicações: Vodafone, Nos e Meo.

Como posso obter banda larga?

As principais operadoras de telecomunicações têm todas ao seu dispor um leque de ofertas variadas de tarifários TV, NET e VOZ. Antes de perceber qual é a melhor opção para si é importante perceber as suas necessidades. Tenha em conta se quer um pacote apenas com televisão, se quer algo mais completo que tenha televisão e Wi-fi ou até que englobe outros serviços.

A Comissão Europeia referiu que, em Portugal, as redes de banda larga fixas estão acima da média da União Europeia e que 99,7% dos lares portugueses acederam a pelo menos uma rede fixa.

Qual é a internet de banda larga mais rápida?

Para escolher uma boa banda larga são apresentados vários tipos de serviços: cabo, satélite, ADSL e fibra ótica.

Tanto a Fibra Ótica como a ADSL são as opções mais populares e competem entre si. Ambas são serviços de banda larga, sendo que tanto uma como a outra são serviços de internet de alta velocidade. Contudo, a Fibra Ótica não parece dar hipótese aos serviços ADSL no que diz respeito à velocidade. Em alguns casos a velocidade entre um e outro pode chegar a ser 100 vezes superior. Veja aqui quais são os melhores pacotes de TV, NET e VOZ com Fibra Ótica.

No estudo encomendado pela Comissão Europeia que avaliou a disponibilidade das redes de banda larga pelos países-membros, constatou-se que Portugal fez um maior investimento em fibra ótica e, por conseguinte, essa estratégia fez com que Portugal regista-se uma maior disponibilidade de fibra em relação aos restantes países.

Tem problemas com internet lenta? Saiba como resolver o problema com este artigo.

É possível ter banda larga sem fidelização?

A resposta é sim. Nos dias que correm é cada vez mais frequente as pessoas aderirem a um pacote de TV, NET e VOZ tudo incluído. No entanto, ainda existem exceções e há quem procure apenas Internet sem um pacote. Nem todas as operadoras têm essa oferta, mas a MEO oferece essa possibilidade.

O que é a banda larga móvel?

Para além dos dados móveis, os clientes podem utilizar internet sem estarem conectados a uma rede Wi-fi caso tenham um serviço que inclua banda larga móvel. Este serviço está, normalmente, conectado a um computador através de uma pen-drive de modo a ser possível utilizar Internet também no computador sem ter o Wi-fi ligado.

O consumo de internet através da banda larga móvel também é normalmente limitado e varia consoante o serviço.

Qual é a melhor banda larga móvel em Portugal?

Usar uma banda larga móvel nos dias de hoje não é de estranhar. Assim, os consumidores procuram sempre o melhor tarifário e também o mais em conta. De acordo com um relatório elaborado pela OpenSignal, a Vodafone venceu os prémios de velocidade 4G e latência. No estudo encomendado pela Comissão Europeia, foi salientada a universalidade da rede móvel 4G, que chegou aos 98% de cobertura. O 4G não é novo e, por isso, já existe o 5G.

O 4G ficou marcado com o LTE (“long term evolution”), permitindo-lhe ser ainda mais rápida. Contudo, a internet móvel 5G veio evoluir o 4G e tem três objetivos principais: mais velocidade, menos latência e mais eficiência. Para saberes mais sobre a nova geração de internet móvel vem aqui.

Hoje em dia são várias ofertas que surgem e vários os pacotes para quem quer mais ou menos serviços. Para mais informações, veja a nossa página de comparação de produtos e encontre os pacotes TV, NET e VOZ mais baratos e mais adequados ao que procura.