Saiba tudo sobre os dados móveis do telemóvel

Nuno Fatela

Hoje em dia é preciso estar sempre ligado à internet, algo que é feito fora de casa com os dados móveis incluídos nos tarifários de telemóveis. Sempre que saímos com o telemóvel usamos as redes wireless dos operadores para aceder à internet. Isto significa usar os dados móveis, que permitem estar ligado às redes sociais, jogar, navegar no google e usar várias aplicações.

Se não tiver atenção, ou se tem um tarifário de telemóvel com pouca internet, vai estourar com o plafond de dados móveis num instante. Há várias estratégias de poupar dados móveis e evitar gastos desnecessários. Veja aqui as oito melhores formas de poupar dados móveis.

O que são dados móveis?

Dados móveis são um plafond de gigabytes de dados de internet que pode usar para downloads e uploads no telemóvel. Eles podem ser usados de diversas formas e são renovados todos os meses nos tarifários pós-pagos (por carregamento). Quando acaba o plafond de dados móveis as operadoras cobram pacotes de dados adicionais aos seus clientes.

Como se gastam os dados móveis?

Os dados móveis gastam-se todas as vezes que usa internet no telemóvel sem estar ligado a uma rede fixa, seja através do navegador (como o google chrome), das redes sociais ou dos jogos online. Os dados são gastos em downloads (por exemplo, de fotos ou vídeos enviados por Whatsapp) e no upload de documentos e outros ficheiros para a internet.

Sempre que navega na internet com o telemóvel está a gastar dados móveis. Isto acontece porque o telemóvel tem de fazer o download de cada página que visita, cada foto que visualiza ou cada música que escuta no Youtube.

Quantos dados móveis estão disponíveis nos operadores?

Nos operadores existem planos desde 500Mb de dados móveis até planos com consumos ilimitados. Estes planos podem ser contratados em separado, como um tarifário de telemóvel, ou integrados no pacote Tv Net Voz + Móvel.

Quantos dados móveis são precisos por mês?

Um bom pacote de telemóvel atual tem pelo menos 5Gb mensais de dados móveis disponíveis. Com menos dados móveis é muito fácil gastar o plafond mensal e ter gastos adicionais com pacotes de dados.

O que acontece quando acabam os dados móveis?

Quando acabam os dados móveis recebe um alerta do seu operador e passa a ser taxado pelos consumos adicionais de internet. Estes consumos podem ser comprados em pacotes (no mínimo 250 Mb) ou taxados por cada Megabite de internet utilizada.

Para evitar acabar os dados móveis escolha um tarifário de telemóvel com mais dados ou utilize várias soluções para poupar os dados móveis.

As oito melhores formas de poupar dados móveis

Há várias formas de não gastar dados móveis de forma desnecessária. Estas são as oito melhores dicas para poupar dados móveis:

  1. Usar modo de economia de dados móveis / modo de poupança de dados móveis
  2. Poupar dados móveis nas apps - Whatsapp,
  3. Desligar as notificações dos jogos e aplicações
  4. Usar redes wi-fi grátis e hotspots portáteis sempre que possível
  5. Nunca desligar o wi-fi no telemóvel
  6. Receber alertas de consumos de dados no telemóvel
  7. Verificar as aplicações que gastam mais dados
  8. Fazer downloads para assistir offline

Se usar estas dicas vai ver que os seus dados móveis duram muito mais. Para saber como usar cada uma destas dicas, vamos agora explicar como funciona cada uma delas ao detalhe.

Como ativar poupança de dados móveis

Para ativar a poupança de dados móveis precisa de aceder às definições do telemóvel e depois à área de rede e internet. Aqui encontra uma área específica para os dados móveis. Entre e ative a opção para poupança / economizador de dados. Aqui ficam todos os passos:

  1. Definições
  2. Rede e Internet
  3. Dados Móveis
  4. Poupança / Economizador de dados - Ativar

Poupar dados nas apps

Suspender as atualizações de programas e as cópias de segurança quando não está ligado a redes fixas ajuda a poupar a internet móvel. Ou seja, só quando está em casa é que os programas têm autorização para se ligar à internet para os updates e outras tarefas.

Mais uma vez, esta opção está disponível nas definições do telemóvel. Mas, neste caso, tem de aceder especificamente a cada app. Esta forma de não gastar dados móveis aplica-se, em primeiro lugar, às apps mais usadas. Por exemplo, no Whatsapp, no Instagram e no Youtube. Veja como reduzir os consumos de dados móveis em cada uma delas.

Poupar dados móveis no Whatsapp

Há várias formas de poupar quando entra nas definições de Dados Móveis do Whatsapp. Por exemplo:

  • No armazenamento e dados selecione “Utilizar menos dados em chamadas”
  • Desative a opção “Permitir uso de dados em segundo plano”
  • Na opção “Descarregar automaticamente ficheiros” selecione “Ao usar Dados Móveis” e desative os downloads de vídeos e de fotos

Poupar dados móveis no Instagram

Também tem, em primeiro lugar, de entrar nas definições da aplicação. Depois desative a opção para “Permitir uso de dados em segundo plano”.

Poupar dados móveis no Youtube

Na opção para “Ver Definições da Aplicação” tem uma área para “Poupança de Dados”. Aqui pode fazer várias escolhas, como ativar o “Modo de Poupança de Dados”, “Reduzir a Qualidade do Vídeo” e “Carregar apenas por Wi-Fi”.

Além disso, pode colocar um Lembrete de utilização de dados móveis para o avisar quando já está a consumir demasiados dados móveis.

Desligar as notificações dos jogos e aplicações

O seu telemóvel é constantemente bombardeado com alertas de notícias, de outros sites, das redes sociais, dos jogos e de outras aplicações? Então é o momento de desativar estas notificações, já que elas estão a gastar a sua internet móvel.

Pode também nas definições desativar os alertas de todos os programas. E, dessa forma, poupar dados móveis com as notificações e também ao evitar a tentação de pegar no telemóvel para ver esses conteúdos.

Usar redes wi-fi grátis e hotspots sempre que possível

Se não consegue estar desligado da internet fora de casa, a solução é usar redes wi-fi grátis e hotspots. Seja nos cafés que frequenta, nos centros comerciais ou em outros locais, hoje consegue usar redes de internet grátis em quase todos os lugares.

Por predefinição o seu telemóvel usa as redes fixas em vez dos seus dados móveis. Por isso, se estiver quase sempre ligado aos hotposts e wi-fi grátis consegue economizar os dados móveis.

Manter sempre o Wi-Fi ligado

Desligar a rede wi-fi, por engano ou para poupar bateria, é uma má opção, já que fica sempre ligado aos dados móveis. E, por exemplo, se chegar a casa e for para a internet, vai continuar a gastar dados em vez de usar a sua rede de casa.

Desligue o wi-fi do telemóvel só mesmo em último caso. Como dissemos, o telemóvel prefere sempre ligar-se às redes wi-fi em vez de usar os dados móveis. Por isso, esta é uma das melhores formas de poupar dados móveis.

Receber alertas de consumos de dados no telemóvel

Se tem 10 gigas de dados móveis pode, por exemplo, receber um alerta sempre que gastou 8 gigas. Dessa forma é mais fácil gerir os dados que lhe sobram até ao fim do mês e evita ser surpreendido com consumos adicionais na sua fatura de telemóvel ou de TV Net Voz.

Configurar estes alertas é muito simples. Na área dos dados móveis, dentro das definições do telemóvel, só tem de escolher o momento para receber o “Aviso de Dados”. Além disso, nesta área também pode “Definir limite de dados”, a partir do qual eles são desligados para evitar consumir dados móveis.

Verificar as aplicações que gastam mais dados

Conhecimento é poder. Por isso, saber para onde estão a ir os seus dados móveis é a forma mais simples de saber onde pode poupar na internet do telemóvel. 

Por exemplo, se gasta quase todos os dados no Youtube, então pode reduzir o número de vídeos que visualiza fora de casa.Ou, como explicamos, baixar a qualidade dos vídeos para poder gastar menos dados móveis.

Mas imagine que é o Whatsapp o grande responsável por a sua internet. Nesse caso pode, por exemplo, cancelar os downloads automáticos de conteúdos para não estar a gastar a net móvel e o seu plafond de dados.

Fazer downloads para assistir offline

Se usa plataformas de streaming, como a Netflix ou a HBO Max, este pode ser o grande gastador de dados móveis do seu smartphone. Mas a solução para o problema é simples. Faça o download das séries e filmes que quer ver quando está em casa para depois, fora de casa, poder assistir offline.

Com esta opção você tem sempre o seu entretenimento preferido consigo mas não gasta a internet do telemóvel. É muito simples e, como pode confirmar, evita gastar muitos gigas todos os meses.

Esta poupança de dados móveis também se aplica à navegação. Ou seja, quando vai de viagem pode fazer o download das instruções do Google Maps para depois gastar menos dados móveis com a ligação durante a viagem.

Outras soluções para poupar dados móveis

Tem outras formas mais drásticas de resolver o problema. Por exemplo, desligar totalmente os dados móveis para nunca gastar e ter uma utilização como é tradicional na história do telemóvel. Mas, dessa forma, você fica sem ligação à internet fora de casa.

Bem mais simples é mudar para os tarifários de telemóvel com melhor classificação, aderir a um plano móvel sem limites de consumos ou aproveitar as campanhas de adesão nos pacotes TV Net Voz com oferta do dobro dos dados móveis. Ou seja, ficar com um tarifário com 20Gb mas com o preço de um plano com 10Gb.

Esta é uma oferta que, de tempos em tempos, surge nas promoções da MEO, da NOS e da Vodafone. Por isso, é só estar atento para conseguir estas ofertas e, sem poupar dados móveis, ter sempre mais internet para usar.

Adira ao melhor tarifário móvel

Simular