Profissões mais procuradas de 2022 – Descubra os trabalhos com mais procura

profissões mais procuradas de 2022

O LinkedIn elaborou um estudo com as profissões mais procuradas de 2022, em que se destacam os empregos relacionados com o mundo digital. Mas, entre os trabalhos com mais procura, há algumas surpresas inesperadas…

Como a rede social direcionada para o mundo laboral mais utilizada no mundo, o Linkedin é uma plataforma de oferta de emprego a que as empresas recorrem cada vez mais na busca de profissionais qualificados. E, com base nessas informações, surgiu o estudo “Jobs on the Rise”, que revelou as profissões mais procuradas de 2022.

A engenharia informática é uma área onde a pesquisa por trabalhadores especializados tem vindo a crescer. E há também uma oferta expressiva por funcionários na área das Vendas. Mas surgem ainda curiosidades, como a pesquisa por inspetores de alfândega ou consultores para administração pública. Veja agora a lista com as profissões mais procuradas de 2022…

Responsável de Vendas

Lidera o departamento de vendas das empresas e procura maximizar os seus resultados e lucros. Esta é a primeira profissão na lista dos Jobs on the Rise de 2022 do Linkedin.

Assistente de Faturação

Estes profissionais são responsáveis pela emissão de faturas, controlo de pagamento e outras tarefas similares. Estão integrados no departamento de contabilidade, e surgem também na lista das profissões mais procuradas de 2022.

profissões mais procuradas de 2022 - contabilidade

Responsável de Desenvolvimento de Negócios

Com a pandemia, muitas empresas foram obrigadas a expandir a sua área de negócio. E o responsável de desenvolvimento de negócios atua precisamente nessa área, procurando identificar e alcançar potenciais novos clientes.

Analista de Produtos

Este profissional verifica a situação em que a empresa se encontra, para identificar soluções através de novos produtos que respondem a necessidades atuais ou futuras das empresas.

Consultor em Administração Pública

É uma das curiosidades na lista das profissões mais procuradas de 2022. Das suas tarefas faz parte o aconselhamento a instituições públicas para elas se tornarem mais eficientes. Isso pode passar pela atuação em modelos de infraestruturas, sistemas informáticos ou identificação e capacitação de novos talentos.

Engenheiro Robótico

Apesar de trabalhar em robots, não significa isso que tenha de trabalhar em máquinas físicas. Ele faz a automação de processos, criando soluções que, por exemplo, substituem trabalho humano por sistemas automáticos. A experiência requerida é, em média, de 6,5 anos.

Engenheiro em Machine Learning

A “aprendizagem das máquinas” é uma forma de otimizar soluções e tornar as empresas mais rápidas. Engenheiros de Software ou de Dados estão aptos a cumprir estas funções, que passa por desenvolver sistemas de inteligência artificial para aplicações, sites e produtos.

machine learning - profissões mais procuradas de 2022

Engenheiro de Fiabilidade de Sites

Ele procura assegurar que os sites operam com máxima fiabilidade e eficiência. Normalmente são requeridos conhecimentos de Amazon Web Services, DevOps e Docker.

Engenheiro de Dados

Esta é mais uma função na área da engenharia informática a constar nas profissões mais procuradas de 2022. Ele constroi sistemas que transformam os dados “brutos” obtidos pela empresa em dados analíticos para serem trabalhados pelos vários departamentos.

Arquiteto de Cloud

Com a digitalização, é importante para as empresas ter tudo disponível de forma segura em ambiente de nuvem. É precisamente na criação de conceitos e de ambientes em Cloud que trabalham estes profissionais.

Gestor de Tráfego de Marketing Digital

Mais uma profissão em que a pandemia influenciou positivamente a procura por especialistas. Eles fazem a monitorização e otimização das campanhas de marketing digital nos diversos canais de comunicação, e é valorizada a sua capacidade para também criarem anúncios para diferentes plataformas.

marketing digital

Inspetor de Alfândega

Pode parecer estranho, mas é uma das funções na lista do Linkedin das profissões mais procuradas de 2022. Ele vigia o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias que passam pelas alfândegas em todo o mundo.

Especialista de Recrutamento

Com a digitalização das empresas, e com a pandemia a forçar ao teletrabalho, a contratação e integração dos melhores talentos é hoje um desafio ainda maior para as empresas. E é precisamente para dar resposta a essa necessidade que surge, nos empregos mais procurados, a função de especialista de recrutamento.

Como foi feita a lista das profissões mais procuradas de 2022?

Uma vez que a pandemia alterou a procura de profissionais pelas empresas, o LindedIn teve isso em conta na elaboração deste estudo, que surgiu numa altura em que o mundo começou a desconfinar. E, por isso, a lista das profissões mais procuradas de 2022 tem por base uma média da oferta de emprego nos últimos cinco anos.

Para poder ter um mix da procura pelas empresas antes e depois da crise, o estudo Jobs on the Rise mostra uma compilação da oferta de emprego entre janeiro de 2017 e junho de 2021. Mas, mesmo dessa forma, destaca-se a imensa procura por profissionais na área da informática. 

Há que referir, no entanto, que este se trata de uma pesquisa feita pelo LinkedIn. E, por isso, trata-se principalmente da procura de profissionais especializados para funções muito específicas e a requererem competências técnicas especializadas. Por isso, vários trabalhos em restauração, hotelaria, condução de automóveis e outros trabalhos com grande procura ficam de fora do estudo…

Agora que já sabe quais as profissões mais procuradas de 2022, está a pensar em especializar-se numa destas áreas? Se tiver essa intenção, das soluções passa por obter um crédito formação. Para saber quais as melhores ofertas, aproveite e compare todos os bancos no simulador de crédito pessoal da Comparamais.