Saiba como escolher o melhor lugar num avião

Como escolher o melhor lugar num avião

Qualquer altura é boa para viajar. Quando questionamos qual será o melhor lugar para viajar num avião, pensamos imediatamente na classe executiva. É garantido mais conforto e mais privacidade. Mas se tiver medo de voar, será a melhor solução? E se for muito alto e precisar de mais espaço para esticar as pernas?

A melhor forma de garantir um lugar que corresponda às suas preferências é reservar com antecedência. A reserva antecipada vai permitir-lhe selecionar online, no momento de compra do bilhete, a localização e as especificidades do assento. Como saber qual é o lugar mais conveniente?  O espanhol El Mundo revela alguns truques que vão permitir que encontre o seu lugar ideal na próxima viagem de avião.

Analise a lista e descubra o que melhor se adapta ao seu caso.

• Não quer perder tempo?

Segundo um estudo da companhia aérea low cost easyJet, os lugares mais requisitados para quem viaja em trabalho, e tem pressa, são as filas 6 e 7. Estas são as filas da parte da frente do avião e que, de forma geral, são as primeiras a embarcar e desembarcar.

Empréstimos para viagens? Compare e descubra o melhor crédito pessoal no simulador

• Não gosta de confusão?

Se está prestes a embarcar numa viagem longa, é importante saber qual a zona do avião onde haverá mais barulho e agitação. Se este for o seu caso, deve evitar a zona frontal do avião, onde provavelmente ficarão sentadas as famílias com bebés e crianças.
No entanto, na retaguarda fica, habitualmente, a zona que os hospedeiros de bordo abastecem os carrinhos de catering. E por isso, pode também ser incomodado por isso, bem como por quem se deslocam à casa de banho.
Se pretende uma viagem mais sossegada, o melhor será reservar um lugar na parte central do avião, preferencialmente perto da janela.

• Tem medo de voar?

Ter medo de voar é comum, mas é quase impossível escapar a uma eventual viagem de avião. Por isso, mais vale prevenir e reservar um lugar central ou perto das asas do avião. Nesta zona sentirá menos turbulência.

Compare crédito pessoal online para financiar as suas viagens

• É alto e precisa de espaço para esticar as pernas?

Os aviões têm vindo a diminuir o espaço entre assentos, principalmente nas viagens com as companhias aéreas low cost. Por isso, um voo de longo curso pode ser uma tortura para quem tem pernas grandes e precisa de mais espaço para desfrutar de uma viagem confortável.
Nestes casos, uma das possibilidades é reservar um lugar próximo das saídas de emergência. O mesmo acontece com os assentos que estão imediatamente a seguir à zona que separa a classe executiva e a classe económica, pois não terá assentos à sua frente. E, em algumas companhias low-cost sem estes lugares, a primeira fila é excelente para se poder esticar um pouco mais.

Há lugares no avião que têm tendência para ser odiados. Os lugares do meio, ou o lugares perto da casa de banho, são outros lugares que pode evitar, se não quer arriscar ficar “preso” entre dois desconhecidos, ou sentir odores durante o voo.

Não se esqueça de verificar qual o avião em que vai voar e pode consultar o SeatGuru, desenhado para ajudar os viajantes a escolher o melhor lugar. Neste portal, basta inserir o número do seu voo e a data para encontrar o avião que o espera. Evite os lugares assinalados a roxo e escolha os lugares assinalados a verde.

Arriscar marcar lugar à última pode ser o melhor truque…

Embora não seja certo, existe um último “truque” que pode tentar para ter um dos lugares mais espaçosos do avião, junto das saídas de emergência. Para facilitar a saída das pessoas caso em situações de risco, normalmente as companhias de aviação não permitem a marcação destes lugares no momento da reserva.

Viagens de última hora? Consiga crédito rápido para as suas férias

Mas, se optar por escolher o seu lugar nos últimos momentos, por vezes as companhias abrem a possibilidade de reservar estes bancos mais espaçosos. E, especialmente se for uma pessoa grande, pode ser a melhor forma de viajar de forma confortável no avião.

LEIA TAMBÉM:  Viagens: dicas para comprar bilhetes de avião mais baratos