Quer manter a rotina enquanto está em casa? Temos algumas dicas

A importância de ter uma rotina diária

Manter uma rotina diária pode ser difícil, mas fará uma grande diferença no seu dia.

Se os seus dias, atualmente, são passados em casa, pode ter sentido uma diferença a nível de rotina. Essa alteração pode afetar a sua saúde mental de forma negativa.

Mas estando em casa, como pode voltar a ter uma rotina? O mais importante é ter um horário estabelecido, onde irá adicionar a hora de dormir, acordar, fazer refeições, entre outras atividades.

Mas, antes disso, vamos dar-lhe uma pequena abordagem sobre o porquê de ter uma rotina.

Porque deve ter uma rotina diária?

Se alguma vez esteve sem uma rotina, sabe o quão pouco produtivo pode ser para os seus dias e como parece que o “tempo passa a voar”.

As rotinas diárias, para alguns, podem ser difíceis de manter, mas oferecem vários benefícios, nomeadamente

● Uma melhor organização do tempo da pessoa e uma maior consciência sobre o mesmo;
● Irá ajudá-lo a manter o foco nas suas prioridades e a ter uma estratégia bem definida para atingir os seus objetivos;
● Menos tempo desperdiçado, o que significa que terá mais tempo de qualidade;
● Sentirá benefícios diretos sobre a sua saúde mental; Será um benefício, também, para quem está a trabalhar em casa por prazos, pois irá aumentar a produtividade do trabalhador.

Saiba as melhores soluções para fazer exercício em casa

4 dicas para manter a sua rotina diária em casa

1. Mantenha uma hora de deitar e acordar

Estando em casa, pode cair na tentação de dormir até mais tarde e deitar-se mais tarde também. No entanto, a alteração súbita de horários pode ter um impacto negativo na sua saúde. Ter um horário estabelecido pode fazer toda a diferença.

E qual o melhor horário para dormir e acordar? Não existe um horário concreto, escolha o que fizer mais sentido para si, mas mantenha-se fiel ao mesmo. Algumas pessoas preferem acordar às 6 da manhã, outras às 8 e outras mais tarde; a escolha é sua.

2. Cumpra um horário

Esta é um pouco idêntica ao ponto número um. Mas não queremos focar-nos, apenas, na hora de deitar e acordar, mas também na rotina para o resto do dia. Isto porque também deve manter os horários das refeições, do trabalho – se for o caso – ou de qualquer outra atividade.

Caso não se encontre em teletrabalho e esteja sem ideias do que podia adicionar ao seu dia, experimente aprender algo novo que o ajude a atingir os seus objetivos.

Usando o online, terá acesso a cursos, podcasts e a diversos conteúdos interessantes. Pode, também, ler livros – principalmente os que estão na sua estante há alguns meses – ou trabalhar naquele projeto para o qual nunca teve tempo.

Mantendo esse horário, conseguirá manter uma rotina completa.

3. Mantenha o espaço organizado para se sentir motivado

Organizar o seu horário é importante, mas organizar a sua casa também. Estando em casa, pode cair na tentação de usar o “faço depois, tenho tempo”, mas o resultado pode ser a acumulação de tarefas, o que pode afetar o seu estilo de vida negativamente.

A organização da casa passa pela arrumação diária e também pela organização do próprio espaço. Aliás, se nunca teve tempo, aproveite este momento para dar uma organização geral à casa.

Caso necessite de produtos de organização, o novo Catálogo Homa online tem cestos de organização a 6,99€ e um aparador a 399€. Ambos os produtos têm designs que, certamente, irão combinar com qualquer decoração. Também pode encontrar produtos para organização no Continente, no Lidl e no IKEA.

Ao ter a casa organizada, sentir-se-á mais motivado para manter a rotina.

4. Teste a sua rotina diária

Por último, teste a rotina que criou, dentro dos horários definidos e fazendo as atividades programadas. Este passo irá dar-lhe conhecimento sobre si próprio e sobre o que funciona – e não funciona – consigo.

Talvez se dê conta que o horário em que sempre acordou não é o mais produtivo ou que a madrugada é o período perfeito para se exercitar. Pode descobrir mais sobre treinar de manhã neste conteúdo da Adidas.

Se algo não funcionou, volte a reformular os horários e as atividades ao longo do dia.

Resumindo, criar um horário e manter-se fiel ao mesmo é o mais importante quando se quer manter uma rotina diária.