Isolamento por Covid-19 – como aceder aos serviços essenciais

Como aceder aos serviços em caso de teletrabalho ou isolamento por Covid-19

Portugal é mais um dos países em estado de alerta devido ao perigo do Covid-19. Por isso, muitas empresas optaram já pelo teletrabalho e algumas pessoas estão obrigadas a isolamento. Uma realidade invulgar e que, enquanto decorrerem estas medidas restritivas, obriga a encontrar soluções para tratar diversos assuntos.

Para muitas pessoas, um dos maiores medos é não conseguir aceder aos diversos serviços essenciais. Como consultar as contas, esclarecer dúvidas e, principalmente, como pedir crédito sem sair de casa. Mas de momento existem alternativas seguras e fiáveis. Desde logo porque quase todas as empresas contam com Áreas de Cliente online com múltiplas funcionalidades. E, além disso, porque as aplicações para telemóvel contemplam os mesmos serviços. Veja agora como aceder aos diversos serviços em caso de isolamento por Covid-19.

As medidas gerais de isolamento por Covid-19

Embora a maioria dos serviços permaneça aberta, há já muitas empresas que optaram pelo trabalho remoto (ou teletrabalho). Ou seja, para prevenir contágios os funcionários estão em isolamento a trabalhar a partir das suas residências.

Além disso, há também um aumento da preocupação com a limpeza dos espaços e a higienização pessoal. Por exemplo, pelo aumento da frequência de lavagem das mãos, como se proteger (e aos outros…) quando espirra, as distâncias recomendadas de segurança e mais cuidados. Mas veja, no seguimento deste artigo, como está a ser a resposta dos diversos serviços.

Como aceder aos serviços durante o isolamento por Covid-19

A principal dúvida de muitas pessoas é como pagar as contas em caso de isolamento. Mas a questão pode ser resolvida com muita facilidade. Desde logo porque quase todos os serviços contam com áreas de cliente (normalmente basta o Nome, Email e NIF para aceder). E, similarmente, os bancos têm serviços de pagamento através destas páginas pessoas dos clientes. E, apesar de terem sido pensadas para usar no exterior, as aplicações para telemóvel são outra alternativa que existe em praticamente todas as empresas.

Em resumo, bastará aceder à área de cliente e encontrar os dados das suas faturas. Além disso, pode ainda configurar a aquisição de pacotes adicionais ou até mudar de tarifário nestes sites. Depois, só precisa de ter acesso ao homebanking para, da mesma forma, fazer o pagamento sem sair de casa.

Eletricidade e Gás

aceder serviços eletricidade em isolamento por Covid-19
Saiba de que forma pode aceder aos serviços de fornecimento de eletricidade e gás em caso de isolamento por Covid-19

Nenhuma empresa do setor anunciou até agora suspensões nos serviços ou o encerramento dos seus espaços comerciais. Como tal, não existem informações relativas ao cancelamento de instalações ou outras intervenções. Ainda assim, caso esteja em teletrabalho ou isolamento por Covid-19, saiba como pode aceder aos serviços das diversas empresas.

EDP

A principal empresa do sector reagiu indicando, inicialmente, que “estando asseguradas condições de serviço das várias atividades do Grupo, pelo menos 50% dos colaboradores EDP passem a trabalhar em regime de teletrabalho, a partir do dia 11 de março”. Além disso, a empresa optou pela limitação das viagens internacionais e desaconselhamento de viagens para China, Itália, Espanha, França, Alemanha, Irão, Japão, Singapura e Coreia do Sul. Reforçando ainda mais a prevenção, obriga à quarentena dos funcionários que regressem destes países .

No dia 18 de março foram introduzidas novas medidas pela empresa:

  • Suspensão de leituras de ciclo dentro das habitações (contadores/instalações mais antigos);
  • Estão também suspensas de leituras extraordinárias, já que na maioria das vezes a necessidade de leitura extraordinária é justificada pelo acesso impedido/difícil ao local de consumo e pressupõe contacto físico entre o leitor e o cliente;
  • Ficam parados, a partir das 14:00 H de 17 de março, os cortes e denúncias unilaterais solicitados pelo comercializador ;
  • Campanha de substituição de contadores (ebox) apenas é realizada quando há possibilidade do trabalho dos técnicos ser efetuado no exterior;
  • Nos municípios de Felgueiras e Lousada serão garantidas todas as ligações/religações bem como todas as OS’S em que o cliente está classificado como Cliente com Necessidades Especiais.
Para tratar de assuntos relacionados com a EDP, as soluções passam por:
  • Área de Cliente. Permite enviar as leituras do contador, consultar faturas para efetuar pagamentos, fazer adesões a serviços e ainda esclarecer diversas dúvidas.
  • Aplicação para Android ou iOS. Nestas aplicações para telemóvel pode encontrar as mesmas funcionalidades disponibilizadas na Área de Cliente
  • Linha de atendimento ao Cliente Eletricidade e Gás – 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h – custo de chamada local); A partir do estrangeiro:: +351 21 001 6384
Gold Energy

Através de uma comunicação enviada para os seus clientes, a Gold Energy deixou também vários conselhos. E, ao mesmo tempo, pediu que para “qualquer assunto relacionado com o seu contrato de fornecimento de energia, contacte preferencialmente pelos meios à distância que estão à sua disposição”:

  • Através da App Gold Energy para dispositivos Android e Apple, que permite aceder às faturas, enviar leituras, fazer a gestão do contrato e analisar o histórico de consumos
  • Linha de Apoio ao Cliente: 808 205 005 (dias úteis das 9h às 20h – custo de chamada local)
  • Pelo Formulário de Contacto em contacto.goldenergy.pt
  • Enviando uma mensagem através da página de Facebook da Gold Energy
Galp

Apesar de ainda não existir qualquer informação pública relativamente ao contacto com clientes, é, igualmente, preferível o atendimento não presencial. No caso da Galp as opções são:

  • Área de Cliente que permite consultar faturas, enviar leituras e gerir o contrato
  • Aplicação para Android ou iOS com os serviços igualmente encontrados na Área do Cliente
  • Contacto Telefónico: 808 503 030 (dias úteis, das 9h ás 21h)
Endesa

A Endesa foi a primeira grande empresa de Espanha fora do ramo do Turismo a ativar um plano de contingência, ainda em fevereiro. As medidas iniciais passavam, sobretudo, por restrições relacionadas com viagens. As soluções para aceder aos serviços remotamente são:

  • Área de Cliente para obter faturas, enviar leituras e fazer a gestão do contrato
  • Aplicação para Android e iOS que disponibilizam os mesmos serviços acedidos através do site
  • Contacto Telefónico: 800 10 10 33
Portgás

A empresa anunciou constrangimentos na execução de serviços que obriguem a deslocações a casa dos clientes, bem como outras medidas restritivas. O conjunto de alterações inclui:

  • nos pontos de consumo serão garantidas exclusivamente as atividades de resposta à emergência e à assistência técnica;  
  • Os agendamentos de visitas combinadas, que já se encontram previstos até ao dia 20-03-2020 serão efetuados de acordo com o solicitado desde que seja assegurada a presença da entidade inspetora nos casos em que se aplica e nos informem qual a entidade.
  • Solicitamos a anulação de todos os pedidos agendados sempre que possível.
  • Não serão assegurados os pedidos colocados em data posterior ao dia 14-03-2020.
  • Todas as comunicações deverão utilizar os canais normais.
  • Nesta fase, mantermos a atividade de leituras em ponto de consumo.
Sonorgas

A partir de 16 de março existem múltiplas restrições ao serviço, ficando, no entanto, asseguradas as atividades urgentes. A Sonorgas informou que:

  •   serão garantidas apenas as atividades de resposta a situações de emergência e assistência técnica aos locais de consumo;  
  • as  visitas combinadas agendadas até ao dia 20-03-2020 serão garantidas, desde que seja assegurada a presença da entidade inspetora (nos casos aplicáveis) e que nos informem qual a entidade;
  • não serão assegurados os pedidos de agendamento a partir de hoje;
  • solicitamos sempre que possível a anulação dos pedidos já agendados;
  • todas as comunicações deverão utilizar os canais normais.

Água

Água canalizada - serviços em isolamento por Covid-19
Saiba como continuar a aceder aos serviços de água em caso de isolamento por Covid-19

No caso das empresas que fornecem as duas maiores cidades do país, já existe uma reacção pública para saber como tratar das contas em caso de isolamento. Por exemplo, a Águas do Porto anunciou que implementará “medidas preventivas em vigor até ao dia 3 de abril”. E pediu ainda aos seus clientes para privilegiarem “o contacto telefónico e/ou o Balcão Digital“.

A decisão da EPAL face ao isolamento por Covid-19 é similar. E deixa diversas alternativas para tratar dos seus assuntos:

  • Linha de Atendimento 213 221 111, que está disponível 24h/todos os dias do ano
  • Balcão digital  EPALnet pode fazer a gestão do seu contrato, ver se tem alguma conta por regularizar, pedir as referências multibanco, execução de serviços e dar a leitura do contador.
  • App gratuita myAQUA  pode fazer a gestão do seu contrato, ver se tem alguma conta por regularizar, pedir as referências multibanco, execução de serviços, dar a leitura do contador, consultar os dados de faturação, o histórico de consumos e receber notificações para não se esquecer de comunicar a leitura.
  • As linhas gratuitas da EPAL para Leituras: 800 201 101 (gratuita); Roturas na Via Pública: 800 201 600 (gratuita); ou Falta de Água: 800 222 425 (gratuita)

TV, Net, Voz e Telemóvel

aceder aos serviços de telecomunicações em isolamento por covid 19
Saiba de que forma pode aceder aos serviços de telecomunicações e telemóvel em caso de isolamento por Covid-19

Também as empresas de telecomunicações já implementaram planos de contingência face ao Covid-19. Até ao momento não existem informações relativas a restrições às instalações de serviços a novos utilizadores, mas existem diversas medidas para proteção dos funcionários.

A Nowo viabilizou, em primeiro lugar, o teletrabalho dos funcionários que são pais, por força do encerramento das escolas. Posteriormente introduziu outras alterações aos serviços, como a suspensão do turno noturno das equipas técnicas. Estão também parados os pedidos de antecipação de novas instalações.

As restantes empresas também reagiram já. Por exemplo, a Altice Portugal recorda que foi “a primeira empresa privada a ativar um Plano de Contingência e Prevenção no âmbito do atual panorama da saúde pública”, logo no arranque do mês.

Um plano entretanto reforçado, destacando-se a “Implementação de dispensa imediata de assiduidade em regime de teletrabalho a colaboradores pertencentes a grupos considerados de maior vulnerabilidade por baixa imunidade (oncológicos ativos, doentes crónicos já identificados) e colaboradoras grávidas.”. Além disso, foram criadas salas de isolamento, cancelados eventos e viagens e efetuado o “reforço do abastecimento de gel desinfetante e máscaras hospitalares nos edifícios e lojas MEO”.

A Vodafone tomou igualmente medidas. A fim de reduzir o risco de contágio, existirá um “reforço da higiene e limpeza de todos os edifícios da Vodafone Portugal e sensibilização dos colaboradores”. Além disso, foram canceladas viagens e “as reuniões presenciais com parceiros e fornecedores estão a ser reduzidas ao mínimo, privilegiando-se a utilização da videoconferência”.

Telemóvel

A principal novidade até ao momento foi a oferta por parte das operadoras de 10Gb de dados móveis nos diversos tarifários de telemóvel (e permitir o acesso aos canais desportivos sem qualquer custo). Uma forma de reforçar o apoio a quem esteja impedido de se deslocar ao local de trabalho e, por consequência disso, tenha de recorrer ao telemóvel para conferências, videochamadas e outros serviços. Além disso, garante aos que não tenham uma boa ligação em casa que encontram no telemóvel um hotspot portátil com boa quantidade de dados.

No caso dos telemóveis Nowo há ainda que destacar a recente descida de preços por parte da operadora. Embora já tivesse valores bastante competitivos, as mais recentes tarifas vieram introduzir descontos até 50% nos preços (por exemplo, o pacote com 2GB de dados móveis e 2000min\SMS custava €15 e agora custa €7,5).

Saiba como aceder, a partir de casa, aos serviços das várias operadoras de TV, Net & Voz e de Telemóvel em caso de isolamento por Covid-19
Nowo (Pacotes TV NET VOZ e Telemóvel)

A Nowo permite tratar das suas questões através da área de cliente (onde pode consultar faturas e consumos e ainda consultar ou alterar os seus dados pessoais) e também na linha de Apoio ao Cliente – 16800.

A Nowo informou, adicionalmente, que não irá efetuar instalações em casas onde existam pessoas em isolamento e que está suspenso o turno da noite das equipas técnicas. Os clientes que já tivessem esta intervenção agendada e estejam de quarentena, “devem seguir o mesmo processo para a remarcação, assim basta pedirem a remarcação para o endereço das @Activacoes ( NOWO), com a referencia de que é para marcar para a data fictícia (por exemplo: 22/12/22).

NOS (Pacotes TV NET VOZ e Telemóvel)

Está igualmente disponível para responder através do serviço digital da Área de Clientes e das aplicações para Android e iOS (pode consultar consumos, faturas, gerir as informações pessoais e obter vantagens diversas). No entanto, pode obter apoio também pelas Linhas de Apoio ao Cliente para Pacotes com TV – 16990; Telemóvel – 16993; Internet Fixa – 16108; Internet Móvel – 16105

Adicionalmente, a empresa informou que a faturação da Sport TV aos seus clientes está suspensa enquanto estiver em vigor a suspenção das principais competições.

MEO (Pacotes TV NET VOZ e Telemóvel)

Poderá usar a Área de Cliente, as aplicações para Android e iOS ou a linha de Apoio ao Cliente 16200 para obter informações relativas a pagamentos, dados móveis ou faturas.

Vodafone (Pacotes TV NET VOZ e Telemóvel)

Tem a área de clientes MyVodafone e as aplicações para Android ou Apple para consultar a faturação, serviços e produtos. Da mesma forma, permanece ativa a linha de Apoio ao Cliente 16912.

Bancos

aceder ao banco em isolamento por covid 19
O Homebanking é uma solução para continuar a aceder ao banco em caso de isolamento por Covid-19

No caso da banca, foi através da APB (Associação Portuguesa de Bancos) que surgiu uma reação. Em primeiro lugar é pedido que as “operações do dia-a-dia como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis poderão ser executadas através do Homebanking ou App do banco”.

Existem já medidas por parte de algumas entidades. A Cofidis, por exemplo, explica que “definiu um plano de contingência com um conjunto de medidas que têm como objetivo, por um lado proteger a saúde dos colaboradores e, por outro assegurar a continuidade do negócio da empresa”.

[atualização] A 16 de março a Cofidis informou os seus clientes de que devem “usar preferencialmente canais digitais, como o email: cofidis@cofidis.pt, e só em caso de elevada necessidade recorram ao serviço de atendimento telefónico”. E recordou ainda que na Área de cliente pode encontrar informações sobre movimentos, extrato da conta, ativação de disponível, pagamentos de serviços e mais funcionalidades.

Há ainda outras reações. Por exemplo, o BCP pediu por email a cada cliente que, para realizar tarefas do dia-a-dia, ” utilize a App Millennium, o site millenniumbcp.pt ou o 707 50 24 24″. Recordou ainda que as máquinas ATM permitem obter códigos de acesso aos serviços digitais e que as pessoas optem pelo MBWAY e por cartões contactless para efetuar pagamentos. E o BPI informou que apenas atenderá situações de extrema necessidade e que, além disso, a espera é feita no exterior das dependências bancárias.

Como pagar online e obter crédito durante o isolamento por Covid-19

Homebanking

É a solução principal para quem está em isolamento por Covid-19 continuar a usar serviços bancários. Porque, em resumo, permite fazer tudo aquilo que faz num multibanco. Tanto nas consultas de saldos e movimentos como nos pagamentos, não existem diferenças entre ir ao multibanco ou fazer as operações a partir de casa. Em primeiro lugar, precisa de aceder à Área Pessoal e depois, com as chaves de acesso, poderá fazer tranquilamente as suas operações.

Crédito Pessoal

Como demonstra a posição da Cofidis, estes serviços continuam a funcionar normalmente, pois grande parte dos créditos pessoais já podem ser efetuados totalmente online. Desse modo, poderá continuar a encontrar as suas soluções de crédito.

Para que tenha o maior apoio neste campo, a Comparamais mantém aberto o seu serviço de apoio ao cliente. Assim, poderá ter apoio especializado para encontrar a melhor oferta e também contar com um acompanhamento profissional ao longo de todo o processo. Caso procure um destes serviços, pode comprar as várias ofertas no nosso site e também pelo número 308 80 79 33.

€ 252,97 Prestação
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Período 24 meses
Prestação €252,97
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  • Sem comissão de abertura;
  • Prazos, taxas e mensalidades fixas;
  • Isento de comissão de amortização antecipada;
  • Seguro de proteção ao crédito (facultativo);
  • Montantes entre 5.000€ a 50.000€ e prazos de 24 a 84 meses.

A Comparamais continua a trabalhar para si mesmo durante a fase de isolamento por Covid-19

A Comparamais também ativou já o seu plano de contingência para prevenção e o isolamento por Covid-19. A principal medida passou pela colocação dos nossos funcionários em teletrabalho.

No entanto, isto não nos impede de continuar a ajudá-lo a obter os melhores preços e serviços de telecomunicações, energia, crédito pessoal e cartões de crédito. Para que saiba sempre os melhores preços, pode continuar a usar os nossos simuladores e a entrar em contacto connosco através do número 308 80 79 33.