Crédito automóvel, leasing, ALD ou Renting: qual escolher para financiar a compra do seu carro

As principais informações sobre o crédito automóvel

Já conhece as modalidades existentes para comprar um carro? Saiba o que significam o crédito automóvel, o leasing, o Aluguer de Longa Duração e o Renting, que a Comparamais ajuda-o a encontrar a opção certa para si.

Na maioria das vezes não temos o dinheiro disponível na sua totalidade para comprar um automóvel e por isso mesmo os portugueses costumam recorrer a quatro modalidades de financiamento. Em primeiro lugar está o crédito automóvel, mas também o leasing, o ALD ou o Renting se apresentam como solução. Conheça estes quatro modalidades, para que saiba qual se adequa mais às suas necessidades.

Crédito automóvel ou crédito pessoal?

Uma das modalidades que pode recorrer é o uso do crédito automóvel ou de um crédito pessoal, dependendo do valor que precisa. Pode fazer o crédito diretamente com o concessionário, já que as marcas têm parcerias com diversas financeiras. Mas também pode optar por obter este financiamento junto do seu banco. Se já tem o modelo do carro escolhido, compare a oferta de financiamento proposta pela concessionária com as condições que o seu banco lhe oferece, com o propósito de saber em que entidade o crédito fica mais barato.

Para escolher a proposta mais barata utilize a TAEG, uma vez que esta reflete todos os custos associados ao crédito. Ou seja, os juros, comissões, impostos etc.

Veja também: Como escolher o melhor seguro automóvel

Nesta situação do crédito, a sua maioria os contratos prevêem a reserva de propriedade. Isto é, no título do registo de propriedade é o consumidor que aparece como o proprietário da viatura, mas existe uma menção de reserva de propriedade à entidade financeira. Isto significa que até ao final do contrato de crédito, o consumidor não poderá vender o automóvel sem a autorização da instituição financeira. Outro casos, pedem uma fiança ao invés da reserva de propriedade.

Não se esqueça, além disso, que quando termina de pagar o crédito deve pedir junto da financeira um documento que comprove a extinção da reserva de propriedade. Dessa forma poderá requerer, de seguida, um novo Documento Único Automóvel/ Certificado de Matrícula.

Descubra quais os melhores carros lançados em 2021

Vantagens do crédito automóvel

  • O consumidor é o dono do automóvel;
  • O consumidor não está obrigado a contratar um seguro de danos próprios;

Desvantagens do crédito automóvel

  • As taxas de juro associadas ao crédito automóvel podem ser, em média, mais elevadas face aos juros oferecidos em outras modalidades de financiamento.

Leasing

Neste tipo de contratos, a entidade locadora fica como proprietária do veículo. Isto é, a instituição de crédito (locadora) cede ao cliente (locatário) a utilização temporária de um carro, o que implica o pagamento de uma renda mensal. No final do contrato, o cliente poderá adquirir o carro, se estiver interessado, mediante o pagamento do valor definido no contrato (valor residual).

Vantagens do Leasing

  • É uma opção mais barata, já que as taxas de juro associadas ao leasing são em média mais baixas do que as praticadas no crédito automóvel tradicional;
  • Cada vez existem opções de leasing com prazos mais alargados, o que significa mensalidades mais reduzidas e menor valor residual
  • Normalmente o contrato de leasing tem associado um conjunto de serviços na viatura, como por exemplo as revisões.

Desvantagens do Leasing

  • Paga apenas pela utilização da viatura, já que apenas poderá ser o proprietário se pagar o valor residual no final;
  • Caso ultrapasse as quilometragens mensais/anuais previstas no contrato de leasing pode incorrer em fortes aumentos no custo do leasing;

ALD

O aluguer de longa duração é bastante semelhante ao Leasing. A grande diferença entre a forma de funcionamento das duas modalidades advém do facto de no ALD os consumidores terem a obrigatoriedade de comprar o veículo no final do prazo do contrato.

Vantagens ALD

  • As taxas de juro são em média mais baixas.
  • Mantém, tal como no leasing, um conjunto de serviços da viatura, como revisões e outras reparações.

Desvantagens ALD

  • Durante a vigência do contrato, a viatura não pertence ao consumidor.
  • As entidades locadoras obrigam à contratação de um seguro de danos próprios para a viatura, também chamado seguro contra todos os riscos (que é mais completo mas mais caro do que a apólice obrigatória de responsabilidade civil).

Renting

Em Portugal, o renting é a modalidade menos conhecida. Aqui a entidade locadora cede ao consumidor o direito de utilizar a viatura, durante um determinado prazo. Ou seja, funciona basicamente como um aluguer do carro. Além de utilizar o automóvel, o renting permite que os consumidores contratar um pacote de serviços extra associados ao uso da viatura, como por exemplo seguro de danos próprios, a gestão dos pneus, a gestão de inspeções e do pagamento de impostos. Além disso,a gestão de acidentes em que a viatura pode estar envolvida é outro dos serviços garantidos.

Outra das características do renting é que quando celebra o contrato, tem de fazer uma utilização média de quilómetros com a viatura. Depende dos contratos mas pode pagar um valor extra por ter excedido os quilómetros ou ter feito menos, dependendo do que está acordado no seu contrato.

Vantagens do Renting

  • A comodidade, já que nestes contratos muitos dos aspetos burocráticos, técnicos e fiscais são assegurados pela entidade locadora.

Desvantagens do Renting

  • Segundo um estudo elaborado pela Deco Proteste esta é uma forma de financiamento que é mais adequada para quem pretenda conduzir um carro de gama mais alta e não queira ficar com automóvel no final do contrato. O consumidor apenas aluga o automóvel. Não fica proprietário da viatura.

Que empresas posso escolher para a compra de um carro com crédito automóvel ou restantes alternativas?

Quase de pode dizer que há mil e uma formas de comprar um carro, já que diversas empresas concorrem neste ramo do mercado. Caso esteja interessado num serviço em que apenas se preocupa com a mensalidade, por exemplo com renting ou leasing), pode optar por empresas como a Leaseplan, a Volkswagen Financial Services e a Locarent. Além disso, as próprias marcas automóveis estão cada vez mais atentas a este mercado. Por exemplo, pode encontrar estas opções para comprar carro nos sites da FCA ou da Peugeot.

Caso a sua opção seja o crédito automóvel, pode optar duas soluções. Em primeiro lugar, pode contratar o serviço junto do próprio concessionário, pois as marcas têm acordos com financeiras. Mas também pode pedir o crédito automóvel diretamente no seu banco ou ainda com uma empresa especializada em crédito, como a Cofidis. Mas, seja qual for a sua escolha, lembre-se sempre comparar os custos que lhe são imputados, por exemplo utilizando um comparador de preços como este.