Crédito automóvel, leasing, ALD ou Renting: qual escolher para financiar a compra do seu carro

As principais informações sobre o crédito automóvel

Conhece todas as modalidades que existem para comprar carro? Saiba o que significam o crédito automóvel, o leasing, o Aluguer de Longa Duração e o Renting, e encontre a opção certa para si.

Comprar um carro é uma despesa avultada, já que os preços dos carros novos começam em valores próximos dos 15.000€. Por isso, para a maioria das pessoas não tem disponível todo o dinheiro que precisa para comprar um automóvel “a pronto”.

Mas há várias soluções, já que estão disponíveis quatro modalidades de financiamento. Em primeiro lugar está o crédito automóvel, mas também o leasing, o ALD e o Renting são soluções possíveis. Conheça todas as modalidades e veja qual se adequa mais às suas necessidades.

Crédito automóvel ou crédito pessoal?

O crédito automóvel é a opção principal, mas o crédito pessoal também pode servir para ter o dinheiro que precisa. Além disso, pode fazer o crédito no concessionário, já que as marcas têm parcerias com diversas financeiras.

Se já escolheu o carro para comprar, compare as propostas da concessionária com as condições que o seu banco lhe oferece. Mas faça também uma simulação de crédito automóvel, já que pode encontrar um empréstimo mais barato em outro banco ou financeira.

Para escolher a melhor proposta mais barata encontre a prestação mensal mais baixa. Mas veja também a TAEG, já que ela inclui todos os custos associados ao crédito. Ou seja, os juros, comissões, impostos etc. Por exemplo, se tem uma prestação mais baixa mas paga mais com comissões e custos mensais, isso é refletido na TAEG.

O que é a reserva de propriedade?

A maioria dos créditos automóveis exigem a reserva de propriedade. Isto significa que até acabar de pagar o crédito, o consumidor não pode vender o automóvel sem a autorização da instituição financeira. Outro casos, pedem uma fiança ao invés da reserva de propriedade.

Não se esqueça, além disso, que quando termina de pagar o crédito deve pedir junto da financeira um documento que comprove a extinção da reserva de propriedade. Dessa forma poderá requerer, de seguida, um novo Documento Único Automóvel/ Certificado de Matrícula.

Vantagens do crédito automóvel

  • O consumidor é o dono do automóvel;
  • Não é obrigado a fazer um seguro de danos próprios;

Desvantagens do crédito automóvel

  • As taxas de juro associadas ao crédito automóvel são mais altas em comparação com as outras modalidades de financiamento.

Leasing

Nestes contratos a entidade locadora continua a ser a proprietária do veículo. Ou seja, a instituição de crédito (locadora) cede a utilização temporária de um carro ao cliente (locatário), que paga uma renda mensal. No final do contrato, pode adquirir o carro, mas tem de pagar um valor definido no contrato (valor residual).

Vantagens do Leasing

  • É mais barato, já que as taxas de juro associadas ao leasing são mais baixas;
  • O contrato de leasing inclui um conjunto de serviços na viatura, como, por exemplo, as revisões.

Desvantagens do Leasing

  • Paga para usar a viatura, mas o carro apenas é seu se pagar o valor residual no final;
  • Tem limites de quilómetros mensais ou anuais que, se exceder, causam fortes aumentos no custo do leasing;

ALD

O aluguer de longa duração (ALD) é bastante semelhante ao Leasing. Mas a grande diferença é que no ALD os consumidores são normalmente obrigados a comprar o veículo quando o contrato termina.

Vantagens ALD

  • As taxas de juro são baixas.
  • Como no leasing, tem um conjunto de serviços para a viatura, como revisões e manutenção.

Desvantagens ALD

  • Durante o contrato de ALD, a viatura não pertence ao consumidor.
  • É obrigado a fazer um seguro de danos próprios, também chamado seguro contra todos os riscos (que é mais caro do que o seguro contra terceiros).

Renting

O renting é a modalidade menos conhecida, mas também tem vantagens. Na prática, o consumidor tem o direito de utilizar a viatura durante um determinado prazo. Ou seja, funciona basicamente como um aluguer do carro.

Além de usar o automóvel, com o renting pode contratar um pacote de serviços extra associados ao uso da viatura, como por exemplo seguro de danos próprios. Além disso, pode incluir a gestão dos pneus, a gestão de inspeções e do pagamento de impostos.

Quando faz um contrato de renting automóvel tem de fazer uma utilização média de quilómetros com a viatura. O valor depende dos contratos, mas tem custos por cada quilómetro feito a mais ou a menos, dependendo do que está acordado no seu contrato.

Vantagens do Renting

  • A comodidade, já que muitos aspetos são assegurados pela entidade locadora.

Desvantagens do Renting

  • É uma forma de financiamento mais adequada para quem quer conduzir um carro de gama mais alta mas não pretende comprar o automóvel.

Que empresas posso escolher para a compra de um carro com crédito automóvel ou restantes alternativas?

Quase de pode dizer que há mil e uma formas de comprar um carro em Portugal , já que diversas empresas concorrem neste ramo do mercado.

Se quer um renting, ALD ou leasing, tem empresas como a Leaseplan, a Volkswagen Financial Services e a Locarent. Além disso, as marcas automóveis também têm as suas opções. Por exemplo, pode encontrar estas opções para comprar carro nos sites da FCA ou da Peugeot.

Mas se quer um comprar carro com crédito automóvel faça sempre a simulação de crédito automóvel. Compare as propostas de todos os bancos, encontre a prestação mais baixa e pague menos juros. Comprar carro e pagar menos é simples, se seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!