Juros no Crédito Automóvel - Veja onde paga menos juros

Válter Correia

O crédito automóvel é uma das modalidades de crédito ao consumo em Portugal, e para o banco lhe emprestar o dinheiro ele cobra sempre juros. Estes juros do crédito automóvel são a forma de pagamento do banco pelo empréstimo e tem opção entre dois tipos de taxas, que são fixas ou variáveis. O crédito automóvel com taxa fixa é o mais habitual e neste caso as prestações nunca mudam, mas há três bancos que também fazem crédito auto com taxas variáveis.

Quando vai fazer um empréstimo para comprar carro analise as duas principais taxas de juro do crédito auto, que são a TAN e a TAEG. Elas são diferentes e a TAEG é a mais importante, porque inclui todos os custos que vai ter com o empréstimo. Além disso, tem de verificar se os juros do crédito automóvel com reserva de propriedade têm juros mais baixos, como acontece em alguns bancos.

Seja qual for o financiamento que procura para comprar carro, analisar os juros é sempre um dos passos mais importantes. E, para encontrar o crédito auto mais barato, escolha um banco com TAEG mais baixa e verifique também os outros custos associados ao crédito do carro.

Que taxas de juro existem do Crédito Automóvel?

No crédito automóvel existem duas taxas de juro, que são a TAN e a TAEG. A TAN é a Tana Anual Nominal, que inclui os juros do dinheiro emprestado, e a TAEG é a Taxa Anual Efetiva Global, que inclui os juros e todos os outros custos associados ao crédito auto.

Qual a diferença entre a TAN e a TAEG no crédito automóvel?

A diferença entre a TAN e a TAEG no crédito automóvel está nos custos que entram para o cálculo de cada taxa de juro do crédito auto.

Na TAN apenas entram os custos com os juros do dinheiro que pede emprestado ao banco. Na TAEG inclui todos os outros encargos com o crédito (comissões de abertura / análise /aprovação, impostos do crédito, seguros e outros produtos bancários contratados).

Há custos que não entram nas taxas de juro?

Sim, há custos que não entram nas taxas de juro. No cálculo da TAEG não entram as despesas administrativas de compra do carro (pagas ao stand e impostos do carro) nem as comissões por falta de pagamento ou por reembolso antecipado do crédito.

Qual a taxa de juro mais importante do crédito automóvel?

A TAEG é a taxa mais importante para o crédito automóvel (e para os outros empréstimos), porque ela inclui todos os custos. Por isso a TAEG reflete com mais eficácia o custo total do financiamento e o valor da prestação mensal.

Quando vai comparar crédito automóvel olhe sempre para a TAEG em vez da TAN. É na Taxa Global que vai saber tudo o que paga e, como tal, ter uma TAEG mais baixa significa ter um crédito automóvel mais barato.

As taxas de juro são iguais para carros novos e para carros usados?

Na maioria dos bancos as taxas de juro do crédito auto são iguais para carros novos e de carros usados. Na Cetelem, na Caixa Geral de Depósitos, no Millennium BCP, no Santander, no BPI, no Eurobic e no Banco CTT os juros do crédito para carros novos são mais baixos que os juros do crédito para carros usados.

O crédito com reserva de propriedade tem juros mais baixos?

Sim, o crédito com reserva de propriedade tem juros mais baixos porque nestes empréstimos o carro é usado como garantia para o financiamento. Na Caixa Geral de Depósitos os juros do crédito auto com reserva de propriedade são 2% mais baixos que no crédito sem reserva de propriedade.

Os juros do crédito automóvel são iguais em todos os bancos?

Não, os juros do crédito automóvel não são iguais em todos os bancos. A maioria dos bancos em Portugal tem crédito auto com taxas fixas, mas existem taxas variáveis no crédito automóvel do Crédito Agrícola, do Eurobic e do ABAnca.

Quais as diferenças entre taxas fixas e variáveis para crédito automóvel?

A diferença entre taxas fixas e variáveis para crédito automóvel está na estabilidade dos juros do crédito automóvel e da prestação. Nas taxas fixas os juros e a prestação nunca mudam. No financiamento auto com taxas variáveis os juros são indexados à Euribor a 12 meses. Por isso, as taxas e valor das prestações são atualizados anualmente.

Quando são definidas as taxas de juro dos empréstimos do carro?

As taxas de juro dos empréstimos do carro são definidas quando faz a contratação do crédito. A TAN e a TAEG do crédito auto são calculadas e definidas pelo banco quando analisa o pedido de crédito e depois podem ser consultadas na FIN e no Contrato do empréstimo auto.

Os juros do crédito auto para carros elétricos são mais baixos?

Sim, em alguns bancos os juros do crédito auto para carros elétricos são mais baixos. A Cetelem, o Montepio, o Novo Banco, o ActivoBank e o Banco CTT têm juros mais baixos no crédito para carros usados.

Qual a bonificação do crédito para carros elétricos?

A bonificação do crédito para carros elétricos varia entre 0,25% na Cetelem e 1% no ActivoBank e no Novo Banco.

Qual a vantagem da bonificação dos juros para carros elétricos?

A vantagem da bonificação dos juros para carros elétricos é ter um crédito auto mais barato. Como paga menos juro a prestação mensal é mais baixa no crédito para carros elétricos.

Que banco tem os juros mais baixos no crédito auto?

O banco com os juros mais baixos no crédito auto é o Montepio, com uma TAN de 5% no crédito para carros elétricos e TAN de 5,5% no crédito para carros novos ou usados.

Outros bancos com juros baratos no crédito auto são o Santander, com TAN de 5,5% no crédito para carros novos, a Credibom, com TAN de 5,6% no crédito auto e o ActivoBank, com TAN de 6% nos juros dos empréstimos para comprar carro.

Antes de escolher o banco com a TAN mais baixa verifique sempre a TAEG do crédito auto. Bancos como a Cofidis e a Cetelem tem uma TAN de 7% mas como não cobram comissões do crédito auto a TAEG é mais baixa do que os juros do crédito automóvel em outros bancos. Por esse motivo, estes são os bancos com melhor classificação de crédito automóvel.

Os juros são importantes para ter o crédito automóvel mais barato?

Sim, os juros são importantes para ter o crédito automóvel mais barato porque pagar menos juros significa que vai pagar menos dinheiro ao banco. É por isso que quando vai pedir crédito automóvel tem de analisar sempre a TAN e a TAEG e escolher a TAEG mais baixa para ter o melhor crédito.

Depois de ver todos os bancos e escolher entre o crédito auto com o sem a reserva de propriedade automóvel, que têm taxas diferentes, tem de ver na FIN do crédito ao detalhe os juros e também as comissões do crédito automóvel. Depois de analisar os juros do empréstimo para comprar um veículo começa a fase de aprovação do crédito do carro, em que envia os documentos de crédito automóvel e o banco analisa o pedido.

Quando tudo está verificado pode ver na FIN e no contrato com o banco todos os juros do crédito auto para finalizar o processo e receber o dinheiro do empréstimo. Depois é só comprar o carro e fazer, durante o prazo do contrato, o pagamento do crédito automóvel para fazer o reembolso do dinheiro e pagar os juros do crédito automóvel.