Pagar Crédito Automóvel - As regras para pagar o carro ao banco

Válter Correia

O pagamento do crédito automóvel é a derradeira fase do empréstimo e é feita com prestações constantes e debitadas na sua conta bancária na data que definiu com o banco. No pagamento do crédito auto entra a amortização do dinheiro que pediu emprestado, os juros do crédito e todos os outros encargos do empréstimo do carro. O pagamento é simples e o prazo é escolhido quando contrata o crédito automóvel.

Tem sempre a opção de pagar antecipadamente o crédito auto, algo que exige uma comunicação ao banco e o pagamento de uma comissão de reembolso antecipado. Esta comissão é calculada em percentagem e a partir do valor que ainda deve ao banco, mas os valores são muito baixos e compensa pagar o crédito antes do tempo.

Para precaver a sua situação financeira, é importante não falhar o pagamento do crédito auto, já que isso tem custos e também traz outros problemas.

Como é feito o pagamento do crédito automóvel?

O pagamento do crédito automóvel é feito em prestações mensais que são debitadas na conta bancária onde recebeu o dinheiro do empréstimo. O número de prestações fica definido quando escolhe o prazo do crédito automóvel.

O que inclui a prestação do crédito auto?

A prestação do crédito auto inclui a amortização do valor que pediu emprestado, os juros do financiamento auto e os encargos com seguros de crédito ao consumo. Na primeira prestação também são cobrados os impostos do crédito e, sempre que existem, as comissões iniciais do empréstimo.

As prestações do crédito automóvel são sempre iguais?

As prestações do crédito automóvel são sempre iguais quando tem um crédito com taxa fixa. No Crédito Agrícola, no Eurobic e no ABanca as prestações mudam sempre que escolhe um crédito com taxa variável. Nestes bancos o valor da prestação é atualizado anualmente, em linha com as variações da Euribor a 12 Meses.

Posso pagar o crédito automóvel antes do fim do prazo?

Sim, em qualquer momento pode pagar o crédito automóvel antes do fim do prazo. Para isso é preciso tratar com o banco do reembolso antecipado do crédito auto.

O que é o reembolso antecipado do crédito automóvel?

O reembolso antecipado do crédito automóvel é o pagamento de toda a dívida antes do final do prazo. Ela exige a comunicação prévia ao banco e também o pagamento de uma comissão pela amortização do crédito auto.

O banco pode recusar a amortização antecipada do empréstimo do carro?

Não, o banco tem sempre de aceitar a amortização antecipada. Este é um direito de todos os clientes e os procedimentos para fazer o reembolso antecipado estão na FIN do crédito automóvel.

Como fazer o reembolso antecipado do crédito auto?

Para fazer o reembolso antecipado do crédito auto tem de informar o banco com um mês de antecedência. Depois o banco calcula o valor da comissão de reembolso antecipado e indica a data em que será feito o débito de todo o valor em falta do pagamento do crédito automóvel.

Qual o valor da comissão de reembolso antecipado do crédito do carro?

O valor da comissão de reembolso antecipado do crédito do carro é calculada em percentagem do valor em dívida e depende do prazo que falta para terminar o financiamento.

A comissão de reembolso antecipado do crédito auto tem uma comissão de 0,5% do valor em dívida quando falta mais de 1 ano para terminar o prazo de pagamento.

O valor da comissão de reembolso antecipado do empréstimo do carro é de 0,25% da dívida total quando falta menos de um ano para terminar o pagamento do crédito automóvel.

O que acontece se não pagar o crédito automóvel?

Se não pagar o crédito automóvel vai ter custos acrescidos, porque o banco cobra uma comissão de processamento da prestação. Esta comissão por não pagamento da prestação do empréstimo do carro custa entre 12€ e 150€.

Quando não paga o crédito automóvel e tem mais de duas prestações em atraso o banco também pode cancelar o crédito e exigir o pagamento de todo o valor em dívida, acrescido de juros de mora. E pode também fazer a cobrança em outra conta bancária em seu nome, executar a hipoteca do carro ou pedir o pagamento em tribunal.

Falhar o pagamento do crédito auto fica registado no Banco de Portugal?

Quando falha o pagamento de apenas uma prestação esse atraso não fica registado no Banco de Portugal. Mas sempre que tem duas ou mais prestações do crédito auto em atraso essa informação é colocada no Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.

Essa indicação de falha de pagamento e de dívidas do crédito automóvel torna mais difícil o acesso ao crédito e a aprovação de empréstimos no futuro.

O que fazer para evitar atrasos no pagamento do crédito automóvel?

Para evitar atrasos no pagamento do crédito automóvel deve agir antes de falhar as prestações. Para isso contacte o banco para renegociar o empréstimo (pode alargar o prazo para baixar a prestação) ou faça um crédito consolidado para reduzir o peso das prestações dos empréstimos no rendimento mensal.

Como garantir que consegue fazer o pagamento do crédito automóvel

Para garantir que consegue fazer o pagamento do crédito automóvel tem de analisar a sua taxa de esforço antes de fazer o pedido de crédito automóvel. Este indicador é também um dos critérios de aprovação do crédito auto usados pelos bancos, que para isso pedem vários documentos de rendimentos para crédito automóvel.

Lembre-se sempre que o pagamento do crédito inclui a amortização do dinheiro que pediu emprestado, dos juros do crédito automóvel e também dos seguros de proteção do empréstimo. E que o pagamento do crédito auto é mensal e feito por débito direto, pelo que tem de garantir que no dia escolhido tem na conta o dinheiro da prestação.

Sempre que tiver essa opção, pode também fazer o reembolso antecipado do crédito automóvel. Na amortização do empréstimo as comissões do crédito automóvel são muito baixas e fazer o pagamento antes do tempo aumenta o seu rendimento disponível e reduz o endividamento bancário.

Pedir Agora Crédito Automóvel

Simular