Compras online: sabe quais são os produtos mais vendidos em Portugal?

Os produtos que os portugueses mais compram pela internet

As compras online têm cada vez mais adeptos. Segundo um estudo da DECO, os portugueses compram mais do que vendem, e a plataforma mais utilizada é o OLX. Sabe quais são os produtos mais vendidos e os mais comprados? Contamos-lhe tudo.

O mobiliário, a decoração e os produtos para bricolage são os mais procurados pelos portugueses que compram online. Segundo um estudo da DECO, realizado em 2015, sobre consumo colaborativo, conclui-se que quase metade dos portugueses já tinham comprado em segunda mão, e cerca de um terço já tinham vendido artigos. O OLX lidera as plataformas utilizadas para este tipo de transações, principalmente devido à facilidade de pagamento e à interação entre vendedor e comprador.

A maioria dos portugueses (61%) utiliza o OLX para fazer compras online, seguindo-se o Facebook (10%), o eBay (9%) e o CustoJusto (7%).

A atitude de quem vende e quem compra é o fator mais apreciado pelos portugueses. Segundo a DECO recorrem às plataformas online. Sites como o OLX, CustoJusto e eBay parecem corresponder às expectativas dos portugueses. No que diz respeito ao momento da compra, os portugueses estão muito satisfeitos com o Facebook, em particular com a plataforma Marketplace, devido à “atitude do vendedor durante e após a venda”, revela a DECO. Por outro lado, a forma de pagamento é o fator mais apreciado na compra e venda em plataformas como o OLX, eBay e o CustoJusto.

O PC Portátil continua a ser o mais utilizado pelos portugueses que compram online. A crescer significativamente está também o uso do smartphone para realizar comprar online.

Sabe quais são os produtos mais pesquisados?

  1. Decoração ou bricolage (48%)
  2.  Material de informática (35%)
  3. Acessórios para veículos motorizados (32%)
  4. Equipamento de telecomunicações, como telemóveis (30%)

Quais são os produtos mais comprados Ebay?

  1. Mobiliário, bricolage e decoração (17%)
  2. Livros, CD’s, DVDs e discos de vinil (12%)
  3. Acessórios para veículos motorizados (11%)
  4. Roupa, calçado, acessórios de moda (9%)
  5. Informática (8%)
  6. Desporto e lazer (7%)

E os produtos mais vendidos no OLX?

  1. Mobiliário, decoração e bricolage (19%)
  2. Roupa, calçado e acessórios de moda (12%)
  3. Telecomunicações (9%)
  4. Desporto e lazer (9%)
  5. Livros, CD, DVD e discos de vinil (8%)

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Qual o fator que mais pesa para quem vende e quem compra?

Os portugueses compram e vendem produtos em segunda mão todos os meses, o que demonstra que este tipo de comércio está a ganhar terreno. Segundo a DECO, os relatos de problemas com as transações são quase inexistentes, o que revela o sucesso deste método.

Inquérito de satisfação aos compradores

  1. Atitude do vendedor durante a compra (78%)
  2. Modo de pagamento (77%)
  3. Atitude do vendedor após o negócio (72%)
  4. Entrega do produto (64%)
  5. Serviço do site durante a transação (64%)
  6. Serviço do site após a compra (55%)

Inquérito de satisfação aos vendedores

  1. Modo de pagamento (85%)
  2. Atitude do comprador após a transação (80%)
  3. Atitude do comprador durante a venda (79%)
  4. Serviço do site durante o negócio (72%)
  5. Serviço do site após a venda (70%)
  6. Entrega do produto (66%)

 Dicas para comprar online

Os sites mais visitados são o OLX (91%), seguindo-se o Custo Justo (58%), o Facebook (40%), eBay (35%), Amazon (22%) e Coisas (13%), e as plataformas internacionais eBay (35%) e Amazon (22%), aponta o mesmo estudo. Quem compra e vende online fá-lo quase todos os meses. Se está a pensar comprar, há alguns passos que não deve deixar escapar:

  1. Pesquise o produto e compare-o nas diferentes plataformas (qualidade vs. preço)
  2. Avalie o comprador (leia comentários, verifique se tem contactos disponíveis)
  3. Se o vendedor tiver contactos disponíveis, tire todas as dúvidas
  4. Se for possível, tente negociar o preço. Poderá ser vantajoso
  5. Preferencialmente, faça a transação pessoalmente (num local público)
  6. Se não for possível, crie um cartão virtual através do MBWay ou da conta PayPal e não forneça os dados do seu cartão de crédito
  7. Peça fatura ou comprovativo do valor pago
  8. No fim da transação, escreva um comentário e avalie a compra. É uma forma de ajudar quem vende o produto e garantir mais negócios no futuro

Segundo a DECO, quem compra produtos online tem por hábito informar-se sobre os custos dos  portes de envio, as características do
produto, o valor em novo e a localização do vendedor, o custo do artigo em segunda mão ou de outros idênticos
. Da mesma forma, a maioria dos inquiridos no estudo contacta o vendedor para ter a certeza que pode confiar e avançar com a compra. Há ainda uma grande percentagem de consumidores que tenta negociar o preço e em 35% das situações há uma descida de, em média, 24% do preço do produtos.

No que diz respeito à forma de pagamento, metade dos portugueses pagaram em dinheiro e um quarto optou pela transferência bancária.  

Dicas para vender produtos online

Se tem aquela roupa em segunda mão que já não usa ou uma coleção de livros antigos que está a pensar vender, deve seguir algumas regras.

  1. Avalie o produto e compare-o com outros à venda em segunda mão, para que consiga atribuir um preço justo
  2. Em conjunto com o anúncio que publicar, junte uma descrição real e completa, destacando as melhores características do produto que está a vender, mas não esconda defeitos. Se for verdadeiro poderá evitar reclamações no futuro
  3. Dedique-se às fotografias. Anexe ao anúncio, fotografias nítidas que não confundam potenciais compradores
  4. Indique os seus contactos (número de telefone e e-mail). Transmite confiança ao comprador e poder ser uma forma de esclarecer questões e fechar negócio
  5. Se for contactado, tente responder com a maior rapidez às dúvidas ou questões
  6. Tente fazer a transação presencialmente, e de preferência num local público
  7. Se não houver a possibilidade de se encontrar com a pessoa a quem está a vender,  envie o artigo por correio, à cobrança. No caso de produtos de valor elevado, é recomendável que seja acionado um seguro
  8. Quando concluir a venda, elimine o anúncio

Quatro em cada dez portugueses faz compras online

O comércio eletrónico (e-commerce) está a expandir-se no mercado português. Só durante o ano passado, cresceu 12,5% e alcançou um valor total de 4,145 milhões de euros. Estes números traduzem-se numa realidade de quatro em cada dez portugueses a fazer comprar online e a concretizar, pelo menos, 15 compras por ano. Os dados são do relatório e-Commerce Report CTT 2018, apresentado em novembro do ano passado.

Segundo o mesmo estudo, o principal motivo de insatisfação continua a ser a previsibilidade do dia e hora de entrega do produto. Este é o principal motivo de insatisfação quanto às entregas. Entre os pontos negativos apontados pelos compradores estão as devoluções e toda a logística envolvida.