Sabe quais são os produtos mais vendidos online em Portugal?

As compras online têm cada vez mais adeptos. Segundo um estudo da DECO, os portugueses compram mais do que vendem, e a plataforma mais utilizada é o OLX. Sabe quais são os produtos mais vendidos e os mais comprados? Contamos-lhe tudo.

O mobiliário, a decoração e os produtos para bricolage são os mais procurados pelos portugueses que compram online. Segundo um estudo da DECO, realizado em 2015, sobre consumo colaborativo, conclui-se que quase metade dos portugueses já tinham comprado em segunda mão, e cerca de um terço já tinham vendido artigos. O OLX lidera as plataformas utilizadas para este tipo de transações, principalmente devido à facilidade de pagamento e à interação entre vendedor e comprador.

A maioria dos portugueses (61%) utiliza o OLX para fazer compras online, seguindo-se o Facebook (10%), o eBay (9%) e o CustoJusto (7%).

A atitude de quem vende e quem compra é o fator mais apreciado pelos portugueses. Segundo a DECO recorrem às plataformas online. Sites como o OLX, CustoJusto e eBay parecem corresponder às expectativas dos portugueses. No que diz respeito ao momento da compra, os portugueses estão muito satisfeitos com o Facebook, em particular com a plataforma Marketplace, devido à “atitude do vendedor durante e após a venda”, revela a DECO. Por outro lado, a forma de pagamento é o fator mais apreciado na compra e venda em plataformas como o OLX, eBay e o CustoJusto.

O PC Portátil continua a ser o mais utilizado pelos portugueses que compram online. A crescer significativamente está também o uso do smartphone para realizar comprar online.

Sabe quais são os produtos mais pesquisados?

  1. Decoração ou bricolage (48%)
  2.  Material de informática (35%)
  3. Acessórios para veículos motorizados (32%)
  4. Equipamento de telecomunicações, como telemóveis (30%)

Quais são os produtos mais comprados Ebay?

  1. Mobiliário, bricolage e decoração (17%)
  2. Livros, CD’s, DVDs e discos de vinil (12%)
  3. Acessórios para veículos motorizados (11%)
  4. Roupa, calçado, acessórios de moda (9%)
  5. Informática (8%)
  6. Desporto e lazer (7%)

E os produtos mais vendidos no OLX?

  1. Mobiliário, decoração e bricolage (19%)
  2. Roupa, calçado e acessórios de moda (12%)
  3. Telecomunicações (9%)
  4. Desporto e lazer (9%)
  5. Livros, CD, DVD e discos de vinil (8%)

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Qual o fator que mais pesa para quem vende e quem compra?

Os portugueses compram e vendem produtos em segunda mão todos os meses, o que demonstra que este tipo de comércio está a ganhar terreno. Segundo a DECO, os relatos de problemas com as transações são quase inexistentes, o que revela o sucesso deste método.

Inquérito de satisfação aos compradores

  1. Atitude do vendedor durante a compra (78%)
  2. Modo de pagamento (77%)
  3. Atitude do vendedor após o negócio (72%)
  4. Entrega do produto (64%)
  5. Serviço do site durante a transação (64%)
  6. Serviço do site após a compra (55%)

Inquérito de satisfação aos vendedores

  1. Modo de pagamento (85%)
  2. Atitude do comprador após a transação (80%)
  3. Atitude do comprador durante a venda (79%)
  4. Serviço do site durante o negócio (72%)
  5. Serviço do site após a venda (70%)
  6. Entrega do produto (66%)

 Dicas para comprar online

Os sites mais visitados são o OLX (91%), seguindo-se o Custo Justo (58%), o Facebook (40%), eBay (35%), Amazon (22%) e Coisas (13%), e as plataformas internacionais eBay (35%) e Amazon (22%), aponta o mesmo estudo. Quem compra e vende online fá-lo quase todos os meses. Se está a pensar comprar, há alguns passos que não deve deixar escapar:

  1. Pesquise o produto e compare-o nas diferentes plataformas (qualidade vs. preço)
  2. Avalie o comprador (leia comentários, verifique se tem contactos disponíveis)
  3. Se o vendedor tiver contactos disponíveis, tire todas as dúvidas
  4. Se for possível, tente negociar o preço. Poderá ser vantajoso
  5. Preferencialmente, faça a transação pessoalmente (num local público)
  6. Se não for possível, crie um cartão virtual através do MBWay ou da conta PayPal e não forneça os dados do seu cartão de crédito
  7. Peça fatura ou comprovativo do valor pago
  8. No fim da transação, escreva um comentário e avalie a compra. É uma forma de ajudar quem vende o produto e garantir mais negócios no futuro

Segundo a DECO, quem compra produtos online tem por hábito informar-se sobre os custos dos  portes de envio, as características do
produto, o valor em novo e a localização do vendedor, o custo do artigo em segunda mão ou de outros idênticos
. Da mesma forma, a maioria dos inquiridos no estudo contacta o vendedor para ter a certeza que pode confiar e avançar com a compra. Há ainda uma grande percentagem de consumidores que tenta negociar o preço e em 35% das situações há uma descida de, em média, 24% do preço do produtos.

No que diz respeito à forma de pagamento, metade dos portugueses pagaram em dinheiro e um quarto optou pela transferência bancária.  

Dicas para vender produtos online

Se tem aquela roupa em segunda mão que já não usa ou uma coleção de livros antigos que está a pensar vender, deve seguir algumas regras.

  1. Avalie o produto e compare-o com outros à venda em segunda mão, para que consiga atribuir um preço justo
  2. Em conjunto com o anúncio que publicar, junte uma descrição real e completa, destacando as melhores características do produto que está a vender, mas não esconda defeitos. Se for verdadeiro poderá evitar reclamações no futuro
  3. Dedique-se às fotografias. Anexe ao anúncio, fotografias nítidas que não confundam potenciais compradores
  4. Indique os seus contactos (número de telefone e e-mail). Transmite confiança ao comprador e poder ser uma forma de esclarecer questões e fechar negócio
  5. Se for contactado, tente responder com a maior rapidez às dúvidas ou questões
  6. Tente fazer a transação presencialmente, e de preferência num local público
  7. Se não houver a possibilidade de se encontrar com a pessoa a quem está a vender,  envie o artigo por correio, à cobrança. No caso de produtos de valor elevado, é recomendável que seja acionado um seguro
  8. Quando concluir a venda, elimine o anúncio

Quatro em cada dez portugueses faz compras online

O comércio eletrónico (e-commerce) está a expandir-se no mercado português. Só durante o ano passado, cresceu 12,5% e alcançou um valor total de 4,145 milhões de euros. Estes números traduzem-se numa realidade de quatro em cada dez portugueses a fazer comprar online e a concretizar, pelo menos, 15 compras por ano. Os dados são do relatório e-Commerce Report CTT 2018, apresentado em novembro do ano passado.

Segundo o mesmo estudo, o principal motivo de insatisfação continua a ser a previsibilidade do dia e hora de entrega do produto. Este é o principal motivo de insatisfação quanto às entregas. Entre os pontos negativos apontados pelos compradores estão as devoluções e toda a logística envolvida.