Precisa encontrar trabalho durante a pandemia? Saiba quem está a contratar

Vários sectores da economia ficaram paralisados devido às restrições impostas para prevenir o contágio por Coronavirus. Mas, ainda assim, continuam a existir oportunidades de emprego e agora a Comparamais diz-lhe quais são as empresas que continuam a contratar durante o Covid.

O Covid-19 teve um impacto enorme na economia nacional, obrigando mesmo a introduzir diversas medidas para minimizar os seus estragos. No entanto, uma das suas principais consequências já conhecidas prende-se com o aumento do desemprego, que vinha a cair desde 2013 mas que está novamente a subir desde fevereiro.

Os dados mais recentes indicam que 353.000 portugueses estavam inscritos como desempregados a meio do mês de abril. A estes juntam-se mais 900.000 que estão em lay-off. Não é, por isso, de estranhar que alguns economistas já tenham afirmado que perto de 1,5 milhões de portugueses estão em risco de desemprego devido à pandemia.

Veja também: As 12 empresas mais famosas que foram à falência

Embora o cenário não seja o mais agradável, continuam a existir oportunidades de emprego em diversas áreas, desde profissões com baixos salários mas rápida empregabilidade até trabalhos técnicos e bem remunerados. Para que possa saber quais as melhores oportunidades de emprego neste cenário da pandemia, descubra quais são as empresas que continuam a contratar durante o Covid.

As áreas de negócio das as empresas que continuam a contratar durante o Covid

Para que possa saber onde estão as principais oportunidades de emprego, a Comparamais foi à procura dos sectores onde existe maior empregabilidade neste momento. E verificam-se algumas curiosidades ao analisar os dados das principais plataformas de emprego nacional.

Em primeiro lugar, nota-se que os trabalhos relacionados com a área comercial, mais especificamente em Call Center (por exemplo, nos serviços de telecomunicações)ou HelpDesk, é onde existe maior oferta. Mas, para quem tenha um grau de escolaridade mais baixo ou menor experiência, também na restauração e hotelaria (principalmente para serviços de entregas), e no sector da indústria, existem diversas ofertas.

A informática e programação são áreas onde estão as empresas que continuam a contratar durante o Covid

Confirmando que o Covid-19 veio também impulsionar a vertente online de diversos negócios, as áreas relacionadas com informática (especialmente em programação) estão em segundo lugar no ranking de ofertas de emprego. Também em engenharia continuam a existir várias propostas das empresas que continuam a contratar durante o Covid. Verifique agora quais as principais tendências na oferta de emprego durante a última semana:

22.04 a 29.04Sapo
Emprego
Net
Empregos
OLXNeuvoo
Call Center
Help-Desk
2726 +300/Dia 70169
Informática
Tecnologia
1935 +300/Dia 2530
Indústria e
Manutenção
1083290/Dia789
Mecânica
Reparação
920 208/Dia 44145
Comercial
Vendas
463 200/Dia 447134
Logística
Compras
Distrib.
428 219/Dia 19334
Saúde425 142/Dia 14849
Lojas
Retail
336 146/Dia 1736
Secretaria-
do /Admin.
2852043790
Restaur.
Hotel.
230120/Dia 5071
ConstruçãoCivil225 190/Dia 20692
Engenharia33507N.D.53

Confirma-se que empresas que continuam a contratar durante o Covid estão principalmente relacionadas com trabalho que pode ser efetuado remotamente (por exemplo, call centers ou na área informática). Mas também em sectores que continuam em atividade, como a reparação automóvel, logística ou construção civil, existem diversas ofertas de emprego. Além disso, referência para o facto de sectores que começam a ver abertas as portas para o regresso, por exemplo a restauração, hotelaria ou lojas de atendimento ao público, também apresentarem um volume de propostas significativas.

Veja também: Como fazer um curso online grátis

Mas quais são as empresas que continuam a contratar durante o Covid?

Ao pesquisar os dados para este artigo foi possível verificar também com frequência o nome de algumas empresas. Destaque para os call centers das operadoras de telecomunicações (da MEO, principalmente) e também para os serviços de entrega aos domicílios e take-away (por exemplo, a Telepizza ou o McDonalds, mas também Uber Eats e seus concorrentes).

Uma referência também para a vasta oferta em informática, já que existem procuras em quase todas as áreas de especialização. Seja como Analista de Sistemas, na gestão de redes, programação ou até no hardware, as ofertas são bastante diversificadas. Tal como acontece com os trabalhos para engenheiros no site Net Empregos, com múltiplas ofertas para engenheiros do ambiente, civis, eletrotécnicos ou mecânicos. Por esse motivo, podemos concluir que tanto na engenharia como na informática existe uma quantidade de ofertas mais diversificada, pois são muitas as empresas que continuam a contratar durante o Covid.

Se procura um emprego, agora já sabe quais os sectores onde se abrem mais portas mesmo durante este período difícil da pandemia. Enquanto não consegue encontrar a sua nova profissão, aproveite para rever as suas finanças e poupar em diversas despesas, como na eletricidade, nos serviços de telecomunicações e nos tarifários de telemóvel com a Comparamais. Caso tenha um ou mais créditos pessoais, considere também a possibilidade de fazer um crédito consolidado para reduzir as despesas.