Crédito para veículos – Saiba como funciona a aprovação do crédito automóvel

aprovação de crédito automóvel

Existem dois grandes desafios quando vai comprar carro. O primeiro é escolher a viatura, e o segundo é a aprovação do crédito automóvel. Já escolheu o carro? Então saiba como ter o empréstimo aprovado…

O crédito automóvel é, a par do crédito pessoal, uma das soluções de crédito ao consumo mais procuradas pelos portugueses. E para muitos é urgente conseguir a aprovação do crédito automóvel. Quer saber como funciona? Vamos explicar-lhe tudo neste artigo.

Existem vários passos até ter o dinheiro para comprar o carro. O primeiro passo é simular o crédito, para saber que banco oferece as melhores condições. Depois vem a recolha dos documentos e a análise do processo. E apenas após a luz verde do banco vai conseguir a aprovação do crédito para veículos.

Como funciona o crédito para veículos?

Existem várias fases num empréstimo automóvel, mas tudo começa com a escolha da viatura. Depois, se precisa financiamento, deve começar por comparar o crédito automóvel nos vários bancos.

Há entidades que apenas oferecem crédito automóvel no mesmo processo do crédito pessoal. No entanto, outros como a Cetelem oferecem taxas mais reduzidas. Além disso, a TAN e TAEG vai mudar dependendo da escolha de um automóvel novo ou usado. 

Depois de ter pedido o crédito, vai ter de fornecer os seus documentos. A partir daí começa a análise do processo de aprovação do crédito automóvel, com a verificação da sua taxa de esforço, histórico e capacidade para pagar a prestação mensal. Se tudo estiver ok, o crédito é aprovado.

Que documentos entram na aprovação do crédito automóvel?

Para pedir crédito automóvel tem sempre de fornecer os seguintes documentos:

  • Documento de Identificação Pessoal (Nº Identificação Pessoal e NIF)
  • Últimos Recibos de Vencimento / Recibos Verdes
  • Comprovativo de Vínculo Laboral
  • Nota de Liquidação do IRS
  • Comprovativo de Morada

Podem, além disso, ser necessários documentos relativos ao automóvel que vai comprar. Por exemplo, pode ser pedida uma declaração pro-forma com a identificação do carro e valor de compra.

Quanto tempo demora a aprovação do crédito automóvel?

O tempo está relacionado principalmente com a demora a obter os documentos pessoais. Depois de simular o crédito automóvel, recebe uma pré-aprovação do seu pedido. A partir daqui deve reunir e enviar os documentos pedidos acima.

Quando recebe os documentos e analisa o seu histórico bancário, o banco pode aprovar o crédito em apenas um dia ou dois dias. Depois o dinheiro é transferido e, normalmente, fica disponível na conta em 24 horas.

Por isso, se pedir crédito online e tiver logo todos os documentos, pode ter o crédito automóvel aprovado em menos de uma semana.

Como ter crédito automóvel mais rápido?

Viu o carro dos seus sonhos mas está com medo que ele fuja? A solução para acelerar o processo é tratar tudo online. 

Dessa forma pode ter aprovação na hora e enviar os documentos por email (ou fazer upload na plataforma). Fazer o crédito automóvel pela internet é a melhor solução se quer um empréstimo automóvel rápido.

O que é preciso para a aprovação do crédito para veículos?

O banco vai olhar principalmente para dois fatores:

  • Taxa de Esforço – Garantir que tem capacidade para pagar o crédito e não fica sobreendividado.O valor das prestações de crédito não deve superar 33% do rendimento disponível. Ou seja, se ganha 1000€ não deve pagar mais de 330€ de créditos.
  • Histórico Bancário – O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal indica se no passado teve problemas para pagar créditos ou ficou com prestações em atraso. Se isso aconteceu, é mais difícil ter a aprovação do crédito automóvel. 

Como conseguir o melhor empréstimo automóvel?

Para conseguir a melhor proposta, deve olhar para a TAEG e o MTIC do seu crédito. Ao contrário da TAN, a TAEG diz quanto paga de juros com todos os encargos associados ao empréstimo. E o MTIC diz o valor total que vai pagar pelo seu crédito.

Estes são os dois principais indicadores para comparar crédito. Eles estão disponíveis na FIN e deve procurar a proposta com os valores mais baixos. A solução para pagar menos é fazer a comparação de crédito automóvel.

Como comparar crédito automóvel?

Para comparar crédito automóvel pode visitar os simuladores de todos os bancos. Mas há uma forma muito mais simples. Aceda ao simulador de crédito online, veja na hora as melhores propostas e escolha o seu crédito automóvel. 

Quando escolher, vai receber na hora o pedido com os documentos necessários para a aprovação do crédito automóvel. Depois só precisa enviar toda a documentação e rapidamente terá a aprovação do crédito para veículos.

Ter as melhores soluções de financiamento e com a maior rapidez é simples. Basta seguir estes três passos: Simule, Compare e Poupe!

Compare e tenha crédito automóvel na hora