Conheça os carros que mais desvalorizam depois de comprados

Os carros começam a perder valor logo quando saem do stand, podendo perder mais de três quartos do seu valor nos primeiros três anos de existência. No entanto, a quebra não é idêntica para todos os modelos, e agora mostramos-lhe quais são os carros que mais e menos desvalorizaram em 2019.
Muita gente considera que adquirir um carro novo é um mau investimento, já que a desvalorização após a compra é brutal. Para isso contribuem diversos factores. Por exemplo, os impostos que são pagos (basta recordar os 23% de IVA, a que se junta ainda o ISV). Além disso, por passarem a ser veículos em segunda mão, também sofrem uma desvalorização.
No entanto, a forma como os carros perdem valor não é idêntica para todos os modelos. Há factores que influenciam a quebra no preço, principalmente relacionados com a motorização. Mas também a marca do carro ou o segmento têm impacto. Para saber que modelos deve ou não escolher, mostramos-lhe quais os carros que mais e menos desvalorizaram 2019.
Conheça agora os melhores carros para comprar em 2021
O impacto da motorização nos carros que mais e menos desvalorizaram em 2019?
Os veículos a gasóleo e a gasolina são os que mais rapidamente se desvalorizam, enquanto os carros elétricos e híbridos conseguem manter o seu valor por muito mais tempo. Há motivos que explicam esta diferença.
Em primeiro lugar, os motores elétricos são bastante fiável e menos propensos a avarias. Além disso, não exigem tantos encargos, com revisões mais baratas e sem trocas de óleo e diversos filtros. Há que destacar igualmente a evolução das baterias (bem como a garantia de 8 anos das marcas), que ajuda a transmitir mais confiança aos proprietários.
Por fim há que destacar outro factor. O grau de satisfação de quem compra um automóvel elétrico é habitualmente muito elevado, por serem mais silenciosos e muito suaves de conduzir. Por isso é raro um condutor de um carro elétrico querer voltar a ter um carro a gasolina ou gasóleo. Como tal, há menos veículos em segunda mão no mercado, o que também ajuda a explicar a menor desvalorização.
Quais são os carros que mais e menos desvalorizaram em 2019?
Segundo o estudo What Car?, publicado pelo jornal britânico Daily Mail, o modelo Doblo XL Combi da Fiat, é o que perde mais rapidamente valor nos primeiros três anos. Por outro lado, o Range Rover Evoque é o que melhor tem mantido o seu valor ao longo do tempo.
O modelo Doblo XL Combi SX 1.6 Multijet 120 da Fiat foi considerado o modelo com a maior depreciação, mantendo apenas 26,1% de seu valor nos primeiros três anos de vida. O preço como novo (30.326,4€) cai para apenas 7.905€ nos primeiros três anos.
Veja também: Como contratar o melhor seguro automóvel
Por outro lado, o modelo Evoque R-Dynamic P250 da Range Rover teve a menor taxa de depreciação, mantendo 70,1% de seu valor original de 44.795€, uma queda de apenas 13.406,7€ em três anos.
Mostramos-lhe os carros que mais têm depreciado e aqueles que têm conseguido manter o valor, durante os 3 primeiros anos de existência.
Os carros que perdem mais valor depois de comprados

Renault Clio
Modelo | Valor de compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Clio 0.9 TCe Energy Limited 5P 90 cv | 16.870€ | 12.00€ | 4060€ |

Peugeot 208
Modelo | Valor de compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
1.2 PureTech 110cv Allure 5P | 18.285€ | 12.400€ | 5885€ |

Volkswagen Polo
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Polo 1.2 RSI Trendline 5P 90 cv | 17.522€ | 12.600€ | 4922€ |

Fiat Doblo
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Doblo XL Combi | 30.267€ | 7.905 € | 22.362€ |

Fiat Tipo
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Tipo | 23.720€ | 6.544€ | 17.176€ |

Maserat Quattroporte
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Quattroporte | 85.957€ | 23.831€ | 62.126€ |

Peugeot 308 SW
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
1.5 Blue HDi 100 | 25.333€ | 7.123€ | 18.210€ |

Jaguar XJ
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
3.0 V6 Diesel | 75.668€ | 21.775€ | 53.893€ |

Renault ZOE
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
80kW R110 40kWh | 32.998€ | 9.671€ | 23.327€ |

Hyundai i40
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
i40 | 27.774€ | 8.252€ | 19.522€ |

BMW Série 4 Cabrio
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Série 4 Convertible | 51.539€ | 15.607€ | 35.932€ |

Infiniti Q50
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Q50 | 51.539€ | 15.317€ | 36.222€ |
Os carros que menos desvalorizam

Citroën C3
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
C3 | 14.706€ | 12.000€ | 2706€ |

Opel Corsa
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Corsa 1.0T Dynamic 5P 90 cv | 16.000€ | 12.100€ | 3900€ |

Range Rover Evoque
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Range Rover Evoque P250 | 44.746€ | 31.388€ | 13.358€ |

Porsche Cayenne
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Cayenne P250 | 99.455€ | 50.789€ | 48.666€ |

Audi e-tron
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
E-tron 55 quattro | 82.763€ | 53.945€ | 28.818€ |

Porsche Panamera E-Hybrid
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Panamera Sport Turismo4 E-Hybrid | 99.944€ | 64.630€ | 34.314€ |

Porsche 718 Cayman
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
718 Cayman 2.5 | 71.612€ | 46.243€ | 25.369€ |

Audi Q8
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Q8 55 TFSI quattro | 74.986€ | 48.356€ | 26.450€ |

Alpine A110
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
A110 | 54.280€ | 34.834€ | 19.446€ |

Porsche Macan
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Macan 2.0T | 54.671€ | 34.979€ | 19.692€ |

Toyota Rav-4 Hybrid
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
RAV4 2.5 VVT-i Hybrid 2WD | 34.310€ | 21.630€ | 12.680€ |

Toyota Prius
Modelo | Valor da compra | Valor residual após 3 anos | Desvalorização |
Prius 1.8VVTi | 28.068€ | 17.663€ | 10.405€ |
Carros a combustão vs elétricos. Quais os que mais e menos desvalorizaram em 2019?
Os híbridos Prius e RAV4 da Toyota também mantiveram quase dois terços a mais do seu valor inicial. Ou seja, pelo menos nesta vertente económica conseguem um desempenho equivalente aos desportivos da Porsche.
O estudo da WhatCar? revelou que os veículos elétricos conseguem reter 47% do seu valor inicial, após três anos de existência e 48 mil quilómetros. Os modelos a gasolina conseguem reter 43% e os carros a gasóleo apenas 40%. Além dos elétricos, os carros híbridos elétricos, híbridos e híbridos plug-in também têm mantido um valor muito próximo do momento da compra.
SUV elétricos entre os que menos desvalorizam
Apesar disso, alguns veículos elétricos também surgem no fundo da tabela. O modelo elétrico Renault Zoe na versão R110 i Dynamique Nav foi considerado um dos carros com maior depreciação do valor inicial de compra no Reino Unido, mantendo apenas 26,6% do seu valor passados três anos. Os veículos elétricos e híbridos têm os valores residuais mais fortes em muitos segmentos, com modelos como o novo Audi E-tron, o Porsche Cayenne E-Hybrid e o Toyota RAV4 a surgirem em destaque entre os SUV.
Se não dispõe do dinheiro para investir num carro -novo ou usado, um Crédito Automóvel pode ser a solução financeira ideal para obter 100% do financiamento e, assim, conseguir pagar o carro em prestações baixas.
Se estiver a pensar comprar carro pense antes de o fazer. Veja a longo prazo se lhe é favorável, um dia mais tarde quando quiser vendê-lo.
Veja também: Como contratar um seguro automóvel mais barato