Conheça os carros que mais desvalorizam depois de comprados

Que carros menos desvalorizam em Portugal

Os carros começam a perder valor logo quando saem do stand, podendo perder mais de três quartos do seu valor nos primeiros três anos de existência. No entanto, a quebra não é idêntica para todos os modelos, e agora mostramos-lhe quais são os carros que mais e menos desvalorizaram 2019.

Muita gente considera que adquirir um carro novo é um mau investimento, já que a desvalorização após a compra é brutal. Para isso contribuem diversos factores. Por exemplo, os impostos que são pagos (basta recordar os 23% de IVA, a que se junta ainda o ISV). Além disso, por passarem a ser veículos em segunda mão, também sofrem uma desvalorização.

No entanto, a forma como os carros perdem valor não é idêntica para todos os modelos. Há factores que influenciam a quebra no preço, principalmente relacionados com a motorização. Mas também a marca do carro ou o segmento têm impacto. Para saber que modelos deve ou não escolher, mostramos-lhe quais os carros que mais e menos desvalorizaram 2019.

O impacto da motorização nos carros que mais e menos desvalorizaram 2019?

Os veículos a gasóleo e a gasolina são os que mais rapidamente se desvalorizam, enquanto os carros elétricos e híbridos conseguem manter o seu valor por muito mais tempo. Há motivos que explicam esta diferença.

Em primeiro lugar, os motores elétricos são bastante fiável e menos propensos a avarias. Além disso, não exigem tantos encargos, com revisões mais baratas e sem trocas de óleo e diversos filtros. Há que destacar igualmente a evolução das baterias (bem como a garantia de 8 anos das marcas), que ajuda a transmitir mais confiança aos proprietários.

Por fim há que destacar outro factor. O grau de satisfação de quem compra um automóvel elétrico é habitualmente muito elevado, por serem mais silenciosos e muito suaves de conduzir. Por isso é raro um condutor de um carro elétrico querer voltar a ter um carro a gasolina ou gasóleo. Como tal, há menos veículos em segunda mão no mercado, o que também ajuda a explicar a menor desvalorização.

Quais são os carros que mais e menos desvalorizaram em 2019?

Segundo o estudo What Car?, publicado pelo jornal britânico Daily Mail, o modelo Doblo XL Combi da Fiat, é o que perde mais rapidamente valor nos primeiros três anos. Por outro lado, o Range Rover Evoque é o que melhor tem mantido o seu valor ao longo do tempo.

O modelo Doblo XL Combi SX 1.6 Multijet 120 da Fiat foi considerado o modelo com a maior depreciação, mantendo apenas 26,1% de seu valor nos primeiros três anos de vida. O preço como novo (30.326,4€) cai para apenas 7.905€ nos primeiros três anos.

Veja também: Como contratar o melhor seguro automóvel

Por outro lado, o modelo Evoque R-Dynamic P250 da Range Rover teve a menor taxa de depreciação, mantendo 70,1% de seu valor original de 44.795€, uma queda de apenas 13.406,7€ em três anos.

Mostramos-lhe os carros que mais têm depreciado e aqueles que têm conseguido manter o valor, durante os 3 primeiros anos de existência.

Os carros que perdem mais valor depois de comprados

Renault Clio

ModeloValor de
compra
Valor residual
após 3 anos
Desvalorização
Clio 0.9 TCe Energy Limited 5P 90 cv16.870€12.00€4060€

Peugeot 208

ModeloValor de
compra
Valor residual
após 3 anos
Desvalorização
1.2 PureTech
110cv
Allure 5P
18.285€12.400€5885€

Volkswagen Polo

ModeloValor da
compra
Valor residual
após 3 anos
Desvalorização
Polo 1.2 RSI Trendline 5P 90 cv

17.522€12.600€4922€
Fiat Doblo - carros que mais e menos desvalorizaram 2019

Fiat Doblo

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Doblo XL Combi30.267€
7.905 €22.362€
Fiat Tipo - carros que mais e menos desvalorizaram 2019

Fiat Tipo

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
Tipo23.720€6.544€
17.176€
Maserati Quattroporte é um dos carros que mais desvalorizaram entre os modelos de 2019

Maserat Quattroporte

ModeloValor da
compra
Valor residual após 3 anosDesvalorização
Quattroporte85.957€23.831€
62.126€
A versão carrinha do Peugeot 308 SW perde mais de 50% do valor nos primeiros três anos

Peugeot 308 SW

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
1.5 Blue HDi 10025.333€ 7.123€18.210€
Jaguar XJ perde para os concorrentes alemães na análise da quebra do seu valor residual após 3 anos

Jaguar XJ

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
3.0 V6 Diesel75.668€21.775€
53.893€
O elétrico mais vendido na Europa, o Renault ZOE, é também o modelo de emissões 0 que mais desvaloriza nos primeiros três anos

Renault ZOE

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
80kW R110 40kWh 32.998€9.671€23.327€
O Hyundai i40 perde quase 75% do valor nos primeiros três anos

Hyundai i40

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
i4027.774€ 8.252€19.522€
O descapotável BMW Série 4 Cabrio é um dos carros que mais desvalorizaram em 2019

BMW Série 4 Cabrio

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Série 4 Convertible 51.539€15.607€35.932€
O Infiniti Q50, não comercializado em Portugal, é dos carros que desvaloriza mais em Inglaterra

Infiniti Q50

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
Q5051.539€15.317€36.222€

Os carros que menos desvalorizam

Citroën C3

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
C314.706€12.000€2706€

Opel Corsa

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Corsa 1.0T Dynamic 5P 90 cv16.000€12.100€3900€
Range Rover Evoque - carros que mais e menos desvalorizaram 2019

Range Rover Evoque

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Range Rover
Evoque P250
44.746€31.388€13.358€
Porsche Cayenne - carros que mais e menos desvalorizaram 2019

Porsche Cayenne

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
Cayenne
P250
99.455€ 50.789€48.666€
Audi e-Tron - carros que mais e menos desvalorizaram 2019

Audi e-tron

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
E-tron
55 quattro
82.763€53.945€
28.818€
A versão híbrida do Porsche Panamera perde cerca de 1/3 do seu valor nos três primeiros anos

Porsche Panamera E-Hybrid

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Panamera Sport
Turismo4 E-Hybrid
99.944€64.630€34.314€
O mais barato dos Porsche é um bom negócio, pois o 718 Cayman não desvaloriza muito

Porsche 718 Cayman

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
718 Cayman
2.5
71.612€46.243€25.369€
O SUV topo de gama Audi Q8 também está no topo dos carros que menos perdem valor após a compra

Audi Q8

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Q8 55 TFSI quattro74.986€48.356€26.450€
Alvo de produção limitada, o desportivo que relançou a Alpine, o A110, tem um baixo índice de desvalorização.

Alpine A110

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
A11054.280€34.834€19.446€
O SUV desportivo Porsche Macan consegue reter grande parte do valor da compra

Porsche Macan

ModeloValor da compraValor residual após 3 anosDesvalorização
Macan
2.0T
54.671€34.979€19.692€
Toyota RAV4 Hybrid é um dos SUV que menos desvaloriza

Toyota Rav-4 Hybrid

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
RAV4 2.5 VVT-i
Hybrid 2WD
34.310€21.630€12.680€
O pioneiro entre os híbridos, o Toyota Prius, é dos carros que perde menos valor

Toyota Prius

ModeloValor da compraValor residual
após 3 anos
Desvalorização
Prius
1.8VVTi
28.068€17.663€10.405€

Carros a combustão vs elétricos. Quais os que mais e menos desvalorizaram em 2019?

Os híbridos Prius e RAV4 da Toyota também mantiveram quase dois terços a mais do seu valor inicial. Ou seja, pelo menos nesta vertente económica conseguem um desempenho equivalente aos desportivos da Porsche.

O estudo da WhatCar? revelou que os veículos elétricos conseguem reter 47% do seu valor inicial, após três anos de existência e 48 mil quilómetros. Os modelos a gasolina conseguem reter 43% e os carros a gasóleo apenas 40%. Além dos elétricos, os carros híbridos elétricos, híbridos e híbridos plug-in também têm mantido um valor muito próximo do momento da compra.

SUV elétricos entre os que menos desvalorizam

Apesar disso, alguns veículos elétricos também surgem no fundo da tabela. O modelo elétrico Renault Zoe na versão R110 i Dynamique Nav foi considerado um dos carros com maior depreciação do valor inicial de compra no Reino Unido, mantendo apenas 26,6% do seu valor passados três anos. Os veículos elétricos e híbridos têm os valores residuais mais fortes em muitos segmentos, com modelos como o novo Audi E-tron, o Porsche Cayenne E-Hybrid e o Toyota RAV4 a surgirem em destaque entre os SUV.

Se não dispõe do dinheiro para investir num carro -novo ou usado, um Crédito Automóvel pode ser a solução financeira ideal para obter 100% do financiamento e, assim, conseguir pagar o carro em prestações baixas.

Se estiver a pensar comprar carro pense antes de o fazer. Veja a longo prazo se lhe é favorável, um dia mais tarde quando quiser vendê-lo.

Veja também: Como contratar um seguro automóvel mais barato