CVP – Portabilidade de operador: veja em detalhe como manter o seu número

Quando muda de operadora de TV Net Voz ou telemóvel, pode manter o seu contacto, fazendo a portabilidade do seu número de telemóvel. Mas, para isso, precisa do Código de Validação, o CVP. Veja o que é o CVP e o que precisa ficar com o mesmo número de contacto.
Se está a mudar os serviços de telemóvel ou o telefone de casa, precisa sempre do CVP – Código de Validação de Portabilidade. Isso significa que vai manter o seu contacto inalterado, algo essencial para não perder a ligação ou estar a atualizar os seus dados pessoais nas plataformas do Estado e outros serviços.
Ao efetuar o pedido de portabilidade, precisa de:
- apresentar o seu Cartão do Cidadão;
- indicar o número de contacto e o código CVP do(s) número(s) a portar.
Para este efeito, o novo operador disponibilizará:
- um formulário para preencher com estes dados e fazer a portabilidade, indicando a data em que a mudança deve ser feita (por exemplo, a data de instalação de um novo pacote de tv e internet)
Como obter o código de portabilidade?
Obter CVP – Código de Validação de Portabilidade: O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO e NOS) podem ser consultados na sua fatura, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador.
De seguida fornecemos-lhe os contactos de cada operador para obter e entregar o CVP:
CVP NOS
Faça o download do formulário de portabilidade NOS e envie o documento para um dos seguintes endereços:
- Email manter@nos.pt
- Lojas NOS.
- Contacto telefónico: 1242. Pode enviar SMS para este mesmo número com o seu NIF e CVP (Exemplo CVP 123456789)
- Por correio, para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa
CVP MEO
Pode tirar o formulário de portabilidade MEO e enviar para:
- Chamada 16200
- Lojas MEO
- Correio: Apartado 1108 – EC Pedro Hispano, 4100-998
CVP Vodafone
Neste link encontra o formulário de portabilidade Vodafone, que deve ser entregue:
- Lojas Vodafone
- Contacto telefónico: 12715. SMS para 12815 com CVP (Exemplo CVP)
- Correio: Vodafone – Portabilidade. Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa). 1804 – 970 Lisboa
CVP NOWO
Os contactos para entregar o formulário de portabilidade NOWO são:
- Loja nowo (consulte em nowo.pt)
- Email: portabilidade.clientes@nowo.pt
- Contacto telefónico: 16800. SMS para 928190785 com CVP (Exemplo CVP)
- Correio: Portabilidade, Alameda dos Oceanos, Lt 2.11.01 E, Edifício Lisboa, Parque das Nações, 1998-035 Lisboa
Quanto tempo demora a portabilidade do número?
Depois do operador receber o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a mudança do número acontece no prazo máximo de:
- 3 dias úteis para pedidos feitos através de correio ou outros canais à distância, como vendas porta-a-porta
- 1 dia útil para os pedidos feitos numa loja ou agente autorizado
O período máximo que poderá ficar incontactável durante a mudança é de 3 horas. Caso fique mais tempo sem o serviço (no antigo ou no novo operador…) então tem direito a uma indemnização.
Um operador pode recusar o pedido?
Mesmo que existam dívidas, nenhuma empresa se pode recusar a ceder o número quando existe um pedido. Mesmo que existam dívidas ou ainda esteja em período de fidelização, pode mudar o número sem qualquer limitação.
A ANACOM indica claramente que a portabilidade “não pode ser recusada”. No entanto, isso não significa que as dívidas desaparecem. Ou que não paga por cancelar contrato durante a fidelização. Esses valores continuam a existir e a ter de ser pagos, mas não o impedem de mudar para um novo pacote TV NET VOZ.