Portabilidade de operador: conheça em detalhe o que precisa fazer para manter o seu número

Quando muda de operador de telecomunicações ou apenas de telemóvel, uma das coisas que lhe preocupa é manter de imediato o seu número de telemóvel, ou seja a portabilidade do seu telemóvel. Veja de seguida o que precisa fazer.
Se está a mudar de operador de telemóvel este fica responsável por todo o processo, incluindo o pedido de portabilidade para o seu atual operador. Quando faz o pedido, isso implicará o cancelamento do contrato com o atual fornecedor do serviço e a realização de um contrato com o novo operador.
Ao efetuar o pedido de portabilidade deve fazer o seguinte:
- apresentar documento de identificação (por exemplo, bilhete de identidade, cartão do cidadão), quer se trate de um serviço pós-pago ou pré-pago, e outros documentos que lhe sejam pedidos pelo novo operador (por exemplo, no caso de empresas, documento que comprove que tem poderes para assinar o pedido);
- indicar o código de validação da portabilidade (CVP) do(s) número(s) a portar.
Para este efeito, o novo operador disponibilizará:
- um formulário para cancelar/denunciar o contrato com o seu antigo operador, o qual pode simultaneamente incluir o pedido de portabilidade (usado para transferir o seu número para o novo operador); ou
- dois documentos distintos, um para o pedido de portabilidade e outro para o cancelamento/denúncia do contrato.
Note que o cancelamento/denúncia do contrato com o atual operador só se refere aos serviços cuja prestação está associada ao número a portar. Se pretender cancelar a totalidade dos serviços pertencentes a um “pacote de serviços” deverá pedi-lo especificamente ao operador.
De seguida apresentamos-lhes os documentos que deve imprimir e entregar para conseguir a portabilidade do seu número.
O que fazer para obter a portabilidade?
Obter código de validação: O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO e NOS) podem ser consultados na sua fatura, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador.
Exemplo de como obter o CVP
Por exemplo se for no caso de telemóvel MEO aceda à área de cliente, e ligue para o IVR, o serviço informativo sobre portabilidade 800962029. Ou então envie um SMS com o texto CVP para o 16200. Pode ainda consultar na sua fatura de cliente da MEO e ainda nas lojas MEO presencialmente.
De seguida fornecemos-lhe os contactos de cada operador de forma a obter o código CVP:
Contactos NOS
- Email manter@nos.pt
- Lojas NOS.
- Contacto telefónico: 1242. Pode enviar SMS para este mesmo número com o seu NIF e CVP (Exemplo CVP 123456789)
- Por correio, para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa
Descubra aqui mais informações relativas aos tarifários e serviço de telemóvel NOS.
Contactos MEO
- Chamada 16200
- Lojas MEO
- Correio: Apartado 1108 – EC Pedro Hispano, 4100-998
Descubra aqui mais informações relativas aos tarifários e serviço de telemóvel MEO.
Contactos Vodafone
- Lojas Vodafone
- Contacto telefónico: 12715. SMS para 12815 com CVP (Exemplo CVP)
- Correio: Vodafone – Portabilidade. Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa). 1804 – 970 Lisboa
Descubra mais informações relativas às tarifas Vodafone TV Net Voz e os preços para o serviço de telemóvel Vodafone.
Contactos NOWO
- Loja nowo (consulte em nowo.pt)
- Email: portabilidade.clientes@nowo.pt
- Contacto telefónico: 16800. SMS para 928190785 com CVP (Exemplo CVP)
- Correio: Portabilidade, Alameda dos Oceanos, Lt 2.11.01 E, Edifício Lisboa, Parque das Nações, 1998-035 Lisboa
Descubra aqui mais informações relativas aos tarifários e serviço de telemóvel NOWO.
Preencher o formulário de portabilidade:
Nos formulários que disponibilizamos em baixo, basta responder às questões que colocamos e o documento fica preenchido automaticamente, de forma simples e rápida. Depois, é só entregar na respetiva loja do operador.
Portabilidade NOS
Portabilidade MEO
Portabilidade Vodafone
Portabilidade NOWO
Entregar documentos: Depois de preenchido, deve imprimir e assinar o formulário, juntar uma cópia do seu documento de identificação e enviar os documentos:
- através do email
- entregando-os numa loja
- por correio
Consulte os contactos que fornecemos acima sobre cada operador de forma e enviar a documentação corretamente.
Quanto tempo demora a portabilidade do número?
Depois de o operador receber o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo máximo de:
- 3 dias úteis para pedidos feitos através de correio ou outros canais à distância
- 1 dia útil para os pedidos feitos numa das nossas lojas ou agentes autorizados.