Portabilidade de operador: tudo o que precisa de saber

Quando muda de operador de telecomunicações, uma das coisas que lhe preocupa é manter de imediato o seu número de telemóvel, ou seja a portabilidade do seu telemóvel. Veja de seguida o que precisa fazer para garantir a portabilidade de operador.

Mudar de operador não significa que irá perder o seu número de telemóvel e perder os seus contactos.

Se está a mudar de operador este fica responsável por todo o processo, incluindo o pedido de portabilidade para o seu atual operador. Quando faz o pedido de portabilidade isso implicará o cancelamento do contrato com o atual operador e a realização de um novo contrato com o operador. Ao efetuar o pedido de portabilidade deve fazer o seguinte:

  • apresentar documento de identificação (por exemplo, bilhete de identidade, cartão do cidadão), quer se trate de um serviço pós-pago ou pré-pago, e outros documentos que lhe sejam pedidos pelo novo operador (por exemplo, no caso de empresas, documento que comprove que tem poderes para assinar o pedido de portabilidade); e
  • indicar o código de validação da portabilidade (CVP) do(s) número(s) a portar.

Para este efeito, o novo operador disponibilizará:

  • um formulário para cancelar/denunciar o contrato com o seu antigo operador, o qual pode simultaneamente incluir o pedido de portabilidade (usado para transferir o seu número para o novo operador); ou
  • dois documentos distintos, um para o pedido de portabilidade e outro para o cancelamento/denúncia do contrato.

Note que o cancelamento/denúncia do contrato com o atual operador só se refere aos serviços cuja prestação está associada ao número a portar. Se pretender cancelar a totalidade dos serviços pertencentes a um “pacote de serviços” deverá pedi-lo especificamente ao operador.

De seguida apresentamos-lhes os documentos que deve imprimir e entregar para conseguir a portabilidade do seu número.

O que fazer para obter a portabilidade?

Obter código de validação da portabilidade: O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO) podem ser consultados na sua fatura, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador.

Exemplo de como obter o CVP

Por exemplo se for no caso da MEO aceda à área de cliente, e ligue para o IVR, o serviço informativo sobre portabilidade 800962029. Ou então envie um SMS com o texto CVP para o 16200. Pode ainda consultar na sua fatura de cliente da MEO e ainda nas lojas MEO presencialmente.

De seguida fornecemos-lhe os contactos de cada operador de forma a obter o código CVP:

Contactos NOS

  • Email manter@nos.pt
  • Lojas NOS.
  • Contacto telefónico: 1242. Pode enviar SMS para este mesmo número com o seu NIF e CVP (Exemplo CVP 123456789)
  • Por correio, para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Contactos MEO

  • Chamada 16200
  • Lojas MEO
  • Correio: Apartado 1108 – EC Pedro Hispano, 4100-998

Contactos Vodafone

  • Lojas Vodafone
  • Contacto telefónico: 12715. SMS para 12815 com CVP (Exemplo CVP)
  • Correio: Vodafone – Portabilidade. Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa). 1804 – 970 Lisboa

Contactos NOWO

  • Loja nowo (consulte em nowo.pt.)
  • Email: portabilidade.clientes@nowo.pt
  • Contacto telefónico: 16800. SMS para 928190785 com CVP (Exemplo CVP)
  • Correio: Portabilidade, Alameda dos Oceanos, Lt 2.11.01 E, Edifício Lisboa, Parque das Nações, 1998-035 Lisboa

Preencher o formulário de portabilidade: nos formulários que disponibilizamos em baixo, basta responder às questões que colocamos e o documento fica preenchido automaticamente, de forma simples e rápida. Depois, é só entregar na respetiva loja do operador.

Portabilidade NOS

Portabilidade MEO

Portabilidade Vodafone

Portabilidade NOWO

Entregar documentos: Depois de preenchido, deve imprimir e assinar o formulário, juntar uma cópia do seu documento de identificação e enviar os documentos:

  • através do email 
  • entregando-os numa loja
  • por correio

Consulte os contactos que fornecemos acima sobre cada operador de forma e enviar a documentação corretamente.

Quanto tempo demora a portabilidade do número?

Depois de o operador receber o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo máximo de:

  • 3 dias úteis para pedidos feitos através de correio ou outros canais à distância
  • 1 dia útil para os pedidos feitos numa das nossas lojas ou agentes autorizados.