Descubra tudo sobre o 5G e as suas vantagens

Nuno Fatela

A rede 5G está a chegar para revolucionar a tecnologia sem fios e a forma como a utilizamos, apostando na rapidez e eficiência no acesso à internet móvel. A geração de rede de dados móveis prepara-se para dar o salto e avançar com o 5G. Este distingue-se pela sua rápida velocidade e uma latência teoricamente menor que a da tecnologia atual, o 4G.

Tecnicamente falando, a tecnologia sem fios começou com o 1G. Esta tem vindo a desenvolver-se chegando até ao 4G, que ficou marcado com o LTE (“long term evolution”), permitindo-lhe ser ainda mais rápido. Estas gerações têm sido definidas de acordo com a velocidade da sua transmissão de dados.

O que é a rede 5G?

A internet móvel 5G consiste numa evolução do 4G. Com esta nova geração pretende-se atingir três principais objetivos:

  • Maior velocidade – Com a rede 4G é possível atingir um Gigabit por segundo, e com o 5G prevê-se aumentar a sua velocidade de modo a chegar a dez Gbps por segundo;
  • Menor latência – A latência diz respeito ao tempo necessário entre a estimulação e o funcionamento real da rede. O 4G tem uma latência de 50 milissegundos, enquanto que no o 5G espera-se que atinga uma latência de apenas 1 milissegundo;
  • Maior eficiência – A nova geração de rede móvel vai ser 90% mais eficiente do que o 4G. As pesquisas visam atingir um nível de eficiência energética mais alta, o que vai diminuir a necessidade de recarregamentos de baterias e até a sua substituição, nos equipamentos.

O que vai mudar o 5G?

A geração 5G promete ultrapassar barreiras, não só nos equipamentos atuais, como tablets e smartphones, mas também em áreas como a condução automática de carros. As expectativas para esta nova geração são grandes, pois espera-se que a estrutura permita criar uma relação virtual/real ainda maior.

A nível nacional, vários operadores já têm a sua infraestrutura para o acesso a velocidades 5G no wi-fi do telemóvel, como a NOS, a MEO e a Vodafone.

Mas afinal o que é esta nova geração na rede móvel?

O 5G é caracterizado pela sua superior velocidade e capacidade face às atuais tecnologias sem fios, bem como um tempo de latência muito inferior (ou seja, maior velocidade de download). Esta tecnologia está a ser construída com base na actual 4G LTE mas com uma velocidade mais rápida e com a capacidade necessária para suportar o grande aumento do número de dispositivos que existirá com acesso à internet móvel. E nesta fase inicial mesmo os tarifários mais baratos têm oferta do 5G sem limites de velocidade.

Além de permitir uma navegação em alta velocidade na rede, nomeadamente com vídeos de alta qualidade (com resolução até 4K), a rede 5G traz outras mudanças importantes, pois vai muito além das telecomunicações e do âmbito tradicional das redes na história do telemóvel. Esta nova geração tem uma enorme possibilidade de inserção em diferentes áreas e serviços, nomeadamente automóveis, serviços de segurança, hospitais, habitações e em ambientes urbanos, como o trânsito, o fornecimento de água, entre outros.

Para as operadoras de telecomunicações esta aplicação da nova geração não é assim tão simples, pois resulta num processo mais complexo do que uma simples aplicação da rede 5G com uma velocidade de navegação bastante superior.

De uma perspectiva técnica existe uma variedade de peças para conseguir atingir estas velocidades, nomeadamente o uso de tecnologias de diversas operadoras, múltiplas matrizes de antenas, frequências mais altas do que as bandas atuais, como ondas drasticamente mais pequenas em amplitude do que as utilizadas atualmente.

Quanto tempo vai durar o 5G?

Tradicionalmente, as gerações de dados em telecomunicações mudam a cada dez anos, mas com a aceleração da tecnologia é possível que o 5G até dure menos. Os estudos para as redes 6G e 7G já estão a ser feitos e, como tal, não será de admirar que a entrada de redes ainda mais evoluídas comece perto de 2030.