Saiba como fazer a portabilidade com o CVP do telemóvel

Nuno Fatela

O CVP é o código de validação de portabilidade e todos os contactos de telemóvel e de telefones fixos têm um CVP. Quando muda de operadora de TV Net Voz ou telemóvel, tem de usar o Código de Validação - CVP para manter o seu contacto com a portabilidade do número de telemóvel. Veja como obter o seu CVP na MEO, NOS, Vodafone e NOS, quanto tempo demora a portabilidade dos números entre operadores e se os operadores se podem recusar a dar aos clientes o CVP.

O que é o CVP

O CVP é o Código de Validação de Portabilidade e é um elemento de identificação único para cada número de telefone fixo ou móvel. Ele é usado para manter o número de contacto quando troca de operadora e surge indicado em todas as faturas de pagamento dos serviços.

O que preciso para pedir a portabilidade de um número?

Para o pedido de portabilidade, precisa de:

  • apresentar o seu Cartão do Cidadão;
  • indicar o número de contacto e o código CVP do(s) número(s) a portar.

Quem trata da portabilidade e usa o CVP para manter o número?

Quem trata da portabilidade e usa o CVP para mudar o número é a nova operadora. Ela disponibiliza um formulário que o cliente preencher com os seus dados que formaliza o pedido de portabilidade. Você pode escolher a data para a portabilidade (por exemplo, a data de instalação de um novo pacote de tv e internet

Como saber o CVP - Código de portabilidade?

Pode saber o CVP - Código de Validação da Portabilidade do seu número atual na fatura mensal do telemóvel, mas há outras alternativas. Por Também pode saber o CVP por SMS, na Área de Cliente e por outros canais de comunicação definidos pelo seu operador atual. Se não tem acesso à fatura, veja as opções para obter o CVP em todos os operadores.

Pedir o CVP NOS

Pode pedir o CVP NOS através dos seguintes contactos:

  • Email manter@nos.pt
  • Lojas NOS
  • Contacto telefónico: 1242
  • Pode enviar SMS para o mesmo número com o seu NIF e CVP (Exemplo CVP 123456789)
  • Área de Cliente NOS
  • Por correio, para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa

CVP MEO

Pode pedir o CVP MEO através dos seguintes contactos:

  • Chamada 16200
  • Lojas MEO
  • Área de Cliente MEO
  • Correio: Apartado 1108 - EC Pedro Hispano, 4100-998

CVP Vodafone

Pode pedir o CVP Vodafone através dos seguintes contactos:

  • Lojas Vodafone
  • Contacto telefónico: 12715
  • SMS para 12815 com CVP (Exemplo CVP)
  • Área de Cliente Vodafone
  • Correio: Vodafone - Portabilidade. Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa). 1804 - 970 Lisboa

CVP NOWO

Pode pedir o CVP NOWO através dos seguintes contactos:

  • Loja nowo (consulte em nowo.pt)
  • Email: portabilidade.clientes@nowo.pt
  • Contacto telefónico: 16800
  • SMS para 928190785 com CVP (Exemplo CVP)
  • Área de Cliente NOWO
  • Correio: Portabilidade, Alameda dos Oceanos, Lt 2.11.01 E, Edifício Lisboa, Parque das Nações, 1998-035 Lisboa

Quanto tempo demora a portabilidade do número?

Os prazos para a portabilidade do número são diferentes dependendo da forma como é feito o pedido. Depois do operador receber o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a mudança do número acontece no prazo máximo de:

  • 3 dias úteis para pedidos feitos através de correio ou outros canais à distância, como vendas porta-a-porta
  • 1 dia útil para os pedidos feitos numa loja ou agente autorizado
  • Um prazo mais alargado se assim escolher. Por exemplo, se marcou a instalação de um novo serviço para a semana seguinte, pode indicar esse dia para fazer a portabilidade.

Fico sem rede quando faço a portabilidade do número de telemóvel?

Sim, fica sem rede durante a portabilidade mas o período máximo de inatividade quando faz a portabilidade de um número de telemóvel é de 3 horas. Se ficar mais tempo sem o serviço (no antigo ou no novo operador...) tem direito a uma indemnização.

Um operador pode recusar o pedido do CVP e da portabilidade?

Não, nenhum operador pode recusar o pedido do CVP ou da portabilidade quando o cliente encontra tarifários mais baratos e decide mudar. Mesmo quando tem pagamentos em atraso ou está no período de fidelização, pode mudar o número sem qualquer limitação. Por isso, para mudar basta escolher os tarifários de telemóvel com melhor classificação e com as características que precisa.

A ANACOM indica claramente que a portabilidade "não pode ser recusada". No entanto, as dívidas não desaparecem com a mudança de operadora.