Como cancelar um cartão de crédito e quando deve cancelar o cartão

Válter Correia

Saber como como cancelar o cartão de crédito é algo que todos os consumidores devem saber. Seja por perda, roubo, extravio ou fraude, há vários perigos para qualquer pessoa que tenha cartões de pagamento e que podem ser evitados quando sabe cancelar os sistemas de pagamento.

Como posso cancelar o cartão de crédito?

Existem diversas vias para fazer o cancelamento. Habitualmente isso é feito por contacto telefónico ou deslocação a uma agência, mas com as novas soluções dos bancos digitais também já pode usar as as Apps e homebanking para cancelar cartões de crédito em qualquer local do planeta.

Quando devo cancelar o cartão de crédito?

Deve cancelar o cartão quando não sabe onde tem o seu cartão e suspeita de perda, roubo ou extravio. Nestas situações o cancelamento do cartão de crédito deve ser feito com urgência. Mas há outros motivos, como as fraudes com cartão de crédito, quando deteta movimentos e pagamentos desconhecidos na sua conta.

Além disso, o cancelamento também é uma opção na gestão do orçamento mensal, cortando prestações e encargos. E, por fim, se ao comparar cartões de crédito verificar que existem melhores opções, também pode cancelar o cartão para fazer um novo.

Onde posso cancelar o cartão de crédito?

Pode cancelar o cartão de crédito das seguintes formas:

Como cancelar o cartão de crédito através do seu banco?

Cada banco tem contactos telefónicos 24h por dia para que possa fazer o cancelamento do seu cartão. Alguns bancos têm contactos próprios, como para cancelar um cartão Caixa Geral de Depósitos, mas outros usam os contactos gerais de apoio ao cliente para o cancelamento do cartão de crédito.

A partir do homebanking ou das Apps também já é possível bloquear ou cancelar cartões. Por exemplo, na App BPI apenas precisa de seguir estes procedimentos: Abrir a App > Menu Cartões > Cancelar e Bloquear cartão. Adicionalmente até pedir para ser informado de tentativas de utilização do cartão, ficando a par de potenciais tentativas de fraude ou uso indevido.

Que outros contactos existem para o cancelamento?

Como alternativa, pode contactar diretamente a SIBS para pedir o bloqueio do cartão. Nesta opção tem de indicar o número do cartão, NIB ou número de conta à ordem associada ao cartão de crédito que pretende cancelar.

Depois basta ligar para o número 808 201 251, existindo ainda como alternativa o número +351 217 918 780, disponível também para chamadas do estrangeiro.

O que acontece quando cancelo o cartão de crédito?

Quando cancela um cartão de crédito a consequência mais imediata é ficar inibido de utilizar o mesmo. Mas, se foi alvo de fraude com cartão de crédito ou utilização indevida, pode ser obrigado a fazer o pagamento dos valores utilizados até ao pedido de cancelamento. No entanto, existem cartões com seguros que o protegem de utilização indevida, reduzindo este risco.

Por isso, e para garantir que os direitos do cliente nos cartões de crédito são protegidos, deve pedir o número de protocolo de cancelamento, através do qual pode confirmar a data e hora em que foi feito o pedido.

Recorde-se que, embora o cartão esteja cancelado, não desaparecem os valores que usou. Ou seja, os créditos ainda em curso e o fracionamento de pagamentos do cartão de crédito que fez continuam ativos mesmo depois de cancelar o cartão de crédito.

Posso cancelar o cartão de crédito no estrangeiro?

Sim, pode cancelar o cartão de crédito no estrangeiro. Se está fora do país pode falar com a SIBS ( +351 217 918 780), mas também as redes Visa e Mastercard. E se tem um cartão VISA pode, além de pedir o cancelamento, pedir a emissão de um novo cartão, enviado para qualquer local do mundo num prazo entre 24h e 72h.

Veja os contactos para cancelar os cartões VISA e Mastercard em qualquer local do planeta:

Cancelar cartão VISA: Veja aqui os contactos de cancelamento VISA
Cancelar cartão Mastercard: Contactos Mastercard Global Service

No caso dos cartões VISA pode também pedir apoio monetário imediato para despesas. Nessas situações, bem como na ausência de contactos diretos em algum país, deve ligar para o número 1-800-847-2911.

Devo cancelar ou bloquear o cartão?

Se apenas não sabe onde está o cartão, mas acha que ele não foi roubado, opte pelo bloqueio do cartão. Desta forma, em vez do cartão ficar permanentemente inutilizado ele apenas fica suspenso, podendo ser novamente ativado no futuro.

E se precisar de um novo cartão?

Neste caso o processo é o mesmo que fez no primeiro pedido de cartão de crédito. Nestas situações primeiro faça a comparação de cartões de crédito, para saber qual o melhor cartão de crédito para si.