Compare os tarifários de luz e gás e escolha o plano de energia mais barato

Atualizado em Setembro de 2019

Na região do centro de Portugal, encontra-se a Lusitaniagás – Companhia de Gás do Centro, S.A. , como responsável pela distribuição de gás natural.

A Lusitaniagás foi constituída em 30 de janeiro de 1992 e assinou o contrato de concessão com o Estado português a 16 de dezembro de 1993, tendo iniciado a sua atividade no ano seguinte. A concessão da Lusitaniagás abrange 38 Concelhos na área geográfica do Litoral Centro, dos quais, 32 já têm rede construída.

Seguem os concelhos abrangidos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcobaça, Anadia, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Figueira da Foz, Ílhavo, Leiria, Marinha Grande, Mealhada, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Óbidos, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Soure, Vagos e Vale de Cambra.

Desde 2001 a companhia já possui três certificados reconhecidos referentes à Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Através de concurso público, foi atribuída à Lusitaniagás a concessão da Distribuição de Gás Natural na Região Centro, pelo período de 35 anos (até ao ano de 2028).

Além desta companhia, Portugal conta com outras 10 empresas distribuidoras de gás natural que se dividem e atuam por diferentes áreas do país.