Energia

Melhores ofertas de energia

Revisão do Produto

Gás e eletricidade – compare os melhores fornecedores

Em Portugal, é possível optar por um fornecedor de gás e eletricidade e escolher o melhor. Pode fazê-lo online ou dirigindo-se a um agente.. No nosso país funcionamos com o mercado livre de energia.  Dessa forma, o consumidor pode analisar e comparar os diferentes fornecedores de gás e eletricidade e verificar qual o melhor, tendo em conta as suas necessidades. Os preços do fornecimento de energia variam não só de acordo com o fornecedor, mas também de acordo com outros fatores, como por exemplo a tarifa escolhida, se tem os dois serviços de gás e eletricidade do mesmo fornecedor, se aderiu à fatura eletrónica, entre outros. Como tal, torna-se necessário comparar e optar pelo melhor serviço ao melhor preço do mercado, sempre de acordo com o perfil e necessidades do cliente.

Como contratar os serviços de gás e eletricidade em Portugal

Depois de decidir exatamente qual é o melhor fornecedor de eletricidade e gás para si, de acordo com a melhor relação qualidade/preço, o passo seguinte é a contratação dos serviços de eletricidade e gás.

Trata-se de um processo bastante simples, caso nunca tenha tido nenhum, ou mudar de fornecedor de energia em Portugal. E esta situação é igualmente simples se se tratar de um consumidor de gás e eletricidade particular ou de uma empresa. Poderá fazê-lo online ou diretamente numa loja ou agente do fornecedor escolhido.

Terá que optar pelo plano de energia, ou seja, se pretende contratar serviços de gás, eletricidade ou ambos, na mesma empresa. Depois terá que verificar o escalão de consumo, no caso do gás natural, e da opção horária e da potência contratada, no caso da eletricidade.

Um outro aspeto é que terá que optar também por receber a fatura em papel, por correio, ou por email, através de fatura eletrónica. Posteriormente, terá que decidir se pretende efetuar o pagamento por débito direto, bastando uma autorização bancária para o efeito, ou se deseja pagar por multibanco, numa payshop, ou através de outro tipo de pagamento autorizado.

Tanto online, como numa loja, é necessária a apresentação do cartão do cidadão, NIF, contacto telefónico, comprovativo de morada, uma fatura do serviço que pretende contratar, ou, caso não tenha, o CPR (código de ponto de entrega, no caso da eletricidade, e o CUI (código universal de instalação), no caso do gás natural.

Como poupar na sua fatura de gás e eletricidade

Não é apenas ao contratar um novo fornecedor mais barato que vai poupar na sua fatura de gás e eletricidade. É necessário ter diversos cuidados, independentemente do fornecedor que quer contratar. A escolha dos equipamentos é um dos fatores importantes no caso do consumo do gás e eletricidade ao nível particular. Existem eletrodomésticos, por exemplo, máquinas de lavar a roupa, máquinas de lavar a louça e frigoríficos, cuja eficiência energética está indicada e visível na especificação do produto.

Assim sendo, o ideal seria optar por equipamentos mais eficientes energeticamente, ou seja, da categoria A ou superior. Apesar deste tipo de eletrodomésticos ser de custo mais elevado, vai compensar bastante, pois a médio prazo o valor que poupa é superior comparativamente ao gasto na aquisição do equipamento.

Um outro aspeto a ter em conta, é tudo o que está ligado, mas não está a ser usado, ou seja, quando não desliga determinado equipamento da tomada e deixa ficar em stand by. É o caso de, por exemplo, da box, da consola de videojogos, da aparelhagem de som, da televisão e também do microondas.

Estes consumos representam mensalmente 10% do valor da sua fatura, e usando uma extensão com um interruptor poderá desligar sempre que não estiver a precisar deles, por exemplo, durante a noite.

Desligar o ferro umas peças antes de terminar de passar, aproveitar o tempo quente para secar a roupa em vez de usar a máquina de secar e pôr as máquinas a lavar apenas quando estiverem cheias (mas não em demasia) são boas estratégias de poupança na sua fatura. 

Vantagens de optar por um só fornecedor que tenha os dois serviços

A contratação dos serviços de gás e eletricidade a um mesmo fornecedor pode trazer diversos benefícios que o levarão a economizar bastante. Pode obter descontos nas faturas, num valor bastante considerável, ao pedir online, ou numa loja.

Mas não é tudo, caso opte pelo pagamento da sua fatura por débito direto, terá também redução no preço da mesma. Caso adira à fatura eletrónica e ao débito direto em simultâneo, poderá ter um desconto ainda maior, que poderá chegar a cerca de 15% da sua fatura, ou seja, 10% no valor do gás e 5% da luz, durante 6 meses. Uma outra vantagem, é que terá apenas uma fatura por mês para pagar, no entanto, tenha em atenção que em caso de atraso no pagamento, se houver corte do fornecimento do serviço, ficará temporariamente sem gás e sem eletricidade.

No caso de dar as leituras do gás e eletricidade particular ou de gás e eletricidade empresarial, pode fazê-lo numa só chamada telefónica. E não se esqueça de que ao analisar e comparar todos os fornecedores de gás e eletricidade, vai optar pelo melhor de acordo com as suas necessidades, como tal, se optar por um só fornecedor, vai começar já a ganhar tempo, pois pode pedir online ou pessoalmente, no mesmo site ou no mesmo local.

O que é a tarifa social e a quem se destina

A Tarifa Social é um valor que o Estado dá, como apoio ao pagamento da fatura do gás e da luz, para quem não tiver possibilidades de o fazer na totalidade. A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é a entidade responsável por verificar se o cliente é elegível para obter esta tarifa ou não. Caso um cliente considere que tem direito à tarifa social, deverá dirigir-se à Segurança Social e solicitar um documento comprovativo da sua situação contributiva. No entanto, terá que reunir determinadas condições para ter direito a este benefício. No que se refere à eletricidade, a potência contratada terá que ser 6,9 kVA e receber uma das seguintes ajudas: RSI, subsídio de desemprego, complemento solidário para idosos, 1º escalão do abono de família, pensão de invalidez, ou usufruir de um rendimento inferior ao fixado por lei. Quanto ao gás, a tarifa social destina-se a clientes que aderiram ao escalão de consumo 1 ou 2 e beneficiam das mesmas condições referidas no caso da luz.

Opções a ter em conta ao contratar serviços de gás e eletricidade

Antes de pedir eletricidade e gás em Portugal, deverá considerar determinados aspetos, tais como a potência contratada e as tarifas no caso da eletricidade e dos escalões no caso do gás.

A potência contratada refere-se ao valor de eletricidade que pode receber em sua casa no máximo, ou seja, é o valor da potência que escolheu no momento em que pediu os serviços e vai depender do número de equipamentos que vai ter ligados em simultâneo, para não se desligar o quadro. Caso a potência contratada for ultrapassada várias vezes, o melhor a fazer é optar pelo escalão acima.

No entanto, poderá fazer as coisas de outra forma e, em vez de ter todos os equipamentos ligados em simultâneo, pode usar em diferentes horários e poupar na sua tarifa, por exemplo, as máquinas, colocando-as a lavar à noite, uma num dia, outra no outro. Assim, já não atingiria tão facilmente a potência e poderá poupar ao escolher a melhor tarifa.

Existem três tipos de tarifas de eletricidade em Portugal, a tarifa simples, em que o valor a pagar pela eletricidade é sempre o mesmo 24 horas por dia, a tarifa bi-horária em que o preço é inferior de noite e aos fins de semana, no entanto é superior nas outras horas, e a tarifa tri-horária, em que é distinguido o valor da eletricidade em três períodos horários: horas de vazio, horas cheias e horas de ponta. As horas de vazio são à noite e aos fins de semana, tal como na tarifa bi-horária. Quanto às horas cheias e de ponta, denominadas por horas fora de vazio, têm preços diferentes, sendo o valor do horário cheio um pouco inferior aos das tarifas simples e bi-horária, no entanto, nas horas de ponta, o valor é mais elevado. O ideal será evitar os consumos nestas horas.

Assim sendo, é importante então comparar e optar pelo tarifário e fornecedor de energia em Portugal que lhe traga mais vantagens.

O gás natural em Portugal tem 4 escalões de consumo, podendo os clientes optar pelo consumo anual de até 220 m3, de 221 a 500 m3, de 501 a 1000 m3 ou de 1001 a 10000 m3. No primeiro ano, o cliente faz uma estimativa de qual irá ser o consumo anual, nos anos seguintes, é feita uma média com base no consumo nos últimos doze meses, e é assim definido o escalão em que se irá posicionar no ano seguinte.

Passados doze meses, é novamente realizada uma média do consumo, para verificar se o cliente se irá manter ou não no escalão em que está. No caso do gás natural, é também importante fazer uma análise e comparar os fornecedores existentes, para optar pelo que lhe irá trazer mais benefícios.

A conta certa – quais são as vantagens e desvantagens

Trata-se de uma forma de pagamento da eletricidade em que todos os meses o valor debitado é igual.. No final do ano haverá um acerto, recebendo nessa altura uma fatura relativa ao ano em questão, com saldo positivo ou negativo.

Pode optar por receber a sua fatura em papel ou por email, conforme lhe for mais conveniente. A fatura anual terá descritos todos os consumos detalhados ao longo desse ano e caso haja necessidade, será acertado o valor mensal, para que o valor no mês 12 seja o mais  próximo possível do zero. Será então feita uma análise do histórico anual e definido o montante que irá pagar por débito direto.

A adesão à conta certa é grátis. O único inconveniente será o de haver um consumo superior relativamente ao cobrado, o que implica o pagamento de um valor elevado no acerto ao 12º mês. Portanto, ao optar pela conta certa terá vantagens, no entanto, terá que ter em atenção o consumo mensal para que não seja superior ao normal, de modo a não ter surpresas no final do ano.

Calculadora de energia – quanto vai gastar em eletricidade e gás

A calculadora de energia permite-lhe fazer uma simulação de quanto irá gastar mensalmente em gás e eletricidade em Portugal, com base nos elementos indicados e nas opções escolhidas ao pedir gás e eletricidade em Portugal.

Assim sendo, há que ter em conta fatores tais como o número de elementos do agregado familiar, o ano de construção, a qualidade do edifício, os equipamentos e a frequência de utilização dos mesmos. Na calculadora de energia terá que ser inserida a potência contratada e a tarifa escolhida, no caso da eletricidade. No caso do gás terá que inserir o consumo e a localização. Desta forma é possível comparar e verificar qual o melhor fornecedor de gás e eletricidade online ou pessoalmente, e optando pelo que lhe oferecerá mais descontos, vantagens e preços mais acessíveis.