Faça a comparação gratuita de todos os pacotes de TV Net Voz em Portugal

Atualizado em Dezembro de 2019

Com dúvidas?

Nós damos uma mãozinha a encontrar a melhor oferta

O que levar em consideração ao contratar um pacote de internet?

É muito importante conhecer algumas questões básicas antes de contratar qualquer tipo de serviço. Não preste atenção só ao preço. Avalie os seguintes fatores: 

  • Velocidade: este é um dos fatores mais importantes, visto que a velocidade vai ditar a qualidade dos seus serviços de TV, NET e VOZ.
  • Cobertura: é muito importante verificar quais são as operadoras que fornecem o serviço na sua área de residência. Faça o teste de cobertura através deste simulador.
  • Tempo de fidelização: verifique se o contrato é de 12 ou 24 meses, ou sem fidelização. Saiba que, por norma, as melhores ofertas são para os clientes que escolhem 24 meses.

Internet: ADSL ou Fibra ótica?

Atualmente, ter Internet já não é uma escolha, como foi há dez anos atrás. Hoje, ter um serviço de net não se discute. Faz parte do nosso quotidiano.

Inicialmente, o termo Internet de banda larga era usado para definir qualquer conexão à internet acima de 56Kbps. Hoje, existem infinitas opções no mercado:

A tecnologia ADSL precisa de uma linha telefónica para o seu funcionamento. Por outro lado, a Fibra Ótica consiste numa tecnologia de vidro ou plástico, super fina e flexível, que permite uma velocidade de transmissão de dados maior do que outras tecnologias. 

Segundo o seu estilo de vida, poderá optar por uma ou outra opção: se não se importar em ter uma conexão mais lenta, pode escolher ADSL. Por outro lado, se preferir uma velocidade maior, então a internet por fibra ótica será a melhor escolha para si.

No entanto, visto que a fibra ótica depende de infraestruturas específicas, ainda há muitas zonas que não conseguem beneficiar desta tecnologia.

Por outro lado, muitos portugueses preferem as redes wireless ou sem cabo. As redes Wi-Fi têm muitas vantagens. Contudo, apresentam menor capacidade de transferência de dados e maior instabilidade em comparação com o serviço de internet por cabo.

Fibra ótica versus Satélite: qual convém?

Antes de mais, podemos dizer que o Satélite é a solução mais indicada para aquelas zonas de Portugal onde ainda não existe cobertura de fibra ótica. Esta tecnologia é emitida por um sinal enviado por satélites desde o espaço e que é recebido por uma antena parabólica.

A conexão é bastante simples: a antena parabólica é o principal equipamento que precisa de instalar no exterior da sua casa para captar o sinal, visto que a tecnologia por satélite não precisa de cabos. Além da antena, são precisos dois modens específicos (um para enviar e outro para receber os dados de internet).

Assim, qualquer região do país pode aceder à internet por satélite, visto que a cobertura é mais abrangente do que a de fibra. Aliás, a tecnologia via satélite oferece um serviço de internet de alta velocidade.

A fibra ótica tem uma principal vantagem: não sofre interferências por causa de condições atmosféricas, como pode acontecer com a tecnologia via satélite, que está mais sujeita à instabilidade. Contudo, a fibra ótica não chega às regiões mais afastadas ou rurais.

Em Portugal, só duas operadoras oferecem serviços com satélite: a MEO e a NOS. Os pacotes de satélite incluem internet com boa velocidade, TV e telefone. Compare os pacotes destas companhias no nosso simulador.

Como encontrar o melhor pacote de Internet?

Em termos de custos, os pacotes de ADSL e Fibra Ótica não têm muitas diferenças. No entanto, o melhor tarifário vai depender das suas necessidades.

A Comparamais facilita o seu trabalho ao comparar, entre os diversos fornecedores e pacotes, qual será o tarifário mais ajustado para si. Atualmente em Portugal, temos quatro operadoras de telecomunicações que oferecem vários serviços: TV, internet, voz, telemóvel e internet móvel. 

Para comparar, preste atenção às vantagens de cada serviço:

  • TV: tenha em atenção o número de canais de televisão incluídos, se inclui Box ou não, bem como, a subscrição de canais adicionais, como a Sport TV, se for o caso.
  • Voz: o telefone fixo, por norma não tem muitos detalhes. As chamadas nacionais estão incluídas. A única alteração que pode haver é o número de países para os quais pode fazer chamadas internacionais que estão incluídas no seu tarifário.
  • Net: como mencionado acima, a velocidade da banda larga é o mais importante, que pode ser em Mbps ou Gbps.

Antes de subscrever qualquer pacote de telecomunicações deve informar-se sobre as características, condições e duração de contrato e optar pelo pacote mais barato para si.

Então, convém contratar os serviços por separado ou comprar um pacote único de TV, NET e Voz?

Convém sempre contratar um pacote de TV, Net e Voz para poupar dinheiro. É comum pensar que contratar um serviço de cada operadora é a melhor escolha. Contudo, se o fizer estará a gastar muito mais.

Contratar um pacote de uma única operadora que inclua TV, Net e Voz compensa não só em termos monetários, mas também na qualidade: tem a possibilidade de combinar o melhor da cada serviço para baixar os custos finais. No final compensa e é mais conveniente adquirir um pacote de TV, Net e voz.

Comparar pacotes de telecomunicações para a sua casa ou empresa é uma forma de conseguir poupar. Antes de subscrever qualquer pacote de telecomunicações deve informar-se sobre as características, condições e duração de contrato e optar pelo pacote mais barato para si.

Atualmente em Portugal existem quatro operadoras de telecomunicações registadas: NOWO, Vodafone, MEO e NOS. Saiba um pouco de cada uma delas:

 

Vodafone

 

A Vodafone corresponde a uma operadora móvel multinacional inglesa com sede em Londres, Reino Unido. Atualmente, a empresa tem participações em 25 países e redes parceiras em mais de 42 países.

 

Em Portugal, a Vodafone teve origem através da Telecel, empresa fundada em 1992. Nesse ano, a Telecel lançou, em exclusivo, o primeiro telemóvel verdadeiramente portátil – Ericsson GH172. Em 1993, apostou nas comunicações globais e celebrou acordos de roaming com os principais operadores europeus. Após um ano de começar a sua atividade, a Telecel foi líder na cobertura e na qualidade de rede. Em 1995 a empresa apostou na expansão de cobertura e serviços, chegando à Região Autónoma da Madeira. Em 1996 lançou o primeiro serviço pré-pago e o serviço TeleMultibanco. Em 1999 a Telecel integrou o serviço móvel com o serviço fixo e lança o MobiFix para o mercado residencial e o Voz Pri e o NexiPri para o empresarial.

 

Em 2000, o Grupo Vodafone comprou a Telecel que a fez mudar de nome para Telecel Vodafone em janeiro de 2001. Mais tarde,  no mesmo ano,  o nome alterou-se para Vodafone.  Em 2004 a Vodafone foi o primeiro operador português a disponibilizar a tecnologia 3G e um dos primeiros a dar 3G em roaming. Em 2009, a operadora lançou o serviço Vodafone casa TV, com mais de 100 canais de televisão. Em 2012, a Vodafone liderou o desenvolvimento da Quarta Geração móvel em Portugal com a rede 4G.

 

Inicialmente esta era uma empresa concorrente em serviços móveis. Contudo, investiu fortemente na Fibra em Portugal, no ano de 2014, desenvolvendo uma vasta linha nacional com aposta no serviço de Televisão, Internet e Telefone fixo, conquistando o mercado com a sua qualidade e preços.

 

MEO

 

A MEO surgiu em 2007 como oferta de televisão paga da Portugal Telecom no lançamento do triple play da marca (televisão, internet e fixo), mas acabou por ser adotada também para o serviço móvel. Em 1991 foi fundada a empresa Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN), que posteriormente, fundida com a PT Comunicações, deu origem à empresa MEO, em 2014.

 

A marca TMN foi fundada a 22 de Março de 1991, resultante de uma parceria entre os CTT, os TLP e a Marconi. Em 1994, a TMN foi integrada na Portugal Telecom, empresa que resulta da fusão dos TLP, Marconi e Telecom Portugal. Um ano depois é lançado o Mimo, o primeiro pré-pago do mundo, que revolucionou o mercado das telecomunicações. Em 1997, a TMN conseguiu a liderança no mercado dos telemóveis, afastando a Telecel, mantendo-se no primeiro lugar. Em 1998, atinge o primeiro milhão de clientes, número que duplica no ano a seguir.

 

A MEO corresponde a uma das maiores empresas de telecomunicações em Portugal que oferece diversos serviços como, Televisão, Internet, Telefone e Telemóvel. Ao contrário dos seus concorrentes, a empresa oferece uma cobertura Nacional de serviço ao nível de Fibra, ADSL e Satélite.

 

NOS

 

A NOS corresponde a uma empresa de telecomunicações que teve origem na fusão de duas das maiores empresas de comunicações do país: a ZON Multimédia e a OPTIMUS Telecomunicações.

 

A ZON Multimédia foi um grupo empresarial que integrou o principal índice bolsista nacional, o PSI-20. Liderou o mercado de pay TV em Portugal e foi o segundo maior Internet Provider. À escala nacional, foi também líder no mercado de exibição cinematográfica.

A OPTIMUS nasceu em setembro de 1998, da união de empresas que integravam os maiores grupos económicos nacionais e internacionais, do qual faziam parte o grupo Sonae, a EDP e a France Telecom. A sua entrada no mercado alterou radicalmente o panorama das telecomunicações em Portugal.

 

A NOS nasceu em 2013 com uma variada oferta de serviços no ramo das telecomunicações, nomeadamente, soluções fixas e móveis, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado (pessoal,  residencial e empresarial). Esta é líder na distribuição e exibição cinematográfica, através dos Cinemas NOS e NOS Audiovisuais.

 

Em 2014 foi inaugurado o Centro de Convergência e Supervisão; em 2015 o lançamento da oferta quatro digital (TV, Net, Fixo e Móvel). A NOS é a pioneira na oferta de conteúdos 4K (ultra HD); lançamento do serviço N Play – que dá acesso ilimitado a filmes e séries em multi plataforma; reforço da rede de última geração (Fibra) em todo o país; em 2016 a NOS foi a 1ª empresa do setor a vencer os três prémios mais relevantes do ano (Escolha do Consumidor; Produto do Ano e Marca de Confiança); lançamento da oferta “Muda Tudo”; Cinema 4DX – inauguração das primeiras duas salas de cinema com tecnologia multissensorial; lançamento da UMA – a mais avançada e inteligente televisão da Europa e a primeira televisão pessoal do mercado; em 2017 a NOS disponibiliza Wi-Fi nos elétricos da Carris; e a Nos Cinemas abre 11 novas salas.

 

NOWO

 

A NOWO é uma empresa de telecomunicações portuguesa. A marca nasceu na sequência de uma reestruturação levada pela Cabovisão,  com o objetivo de reposicionar a marca no mercado das telecomunicações.

 

A empresa integra o grupo das quatro principais operadoras em Portugal e possui cerca de 4.8% da quota total de subscritores de serviços de telecomunicações. No ano de relançamento da marca (2016), a operadora fornecia um milhão de casas com serviço de fibra ótica e possuía cerca de 220 mil clientes. O objetivo para dois anos era chegar a 10% e, desta forma, chegar até aos 500 mil clientes.

 

Para disputar a concorrência com outras operadoras, a NOWO começou por lançar a opção dos clientes escolherem o seu próprio pacote.

Os serviços disponibilizados são os seguintes: Net, TV,  Telefone fixo e Móvel. O utilizador pode ainda usufruir de canais premium e do vídeoclube.

A NOWO, tem agora uma parceria com a Eleven Sports que já está incluída nos vários pacotes.

Depende sempre do valor que quer pagar e dos serviços que quer incluir. Quantos mais serviços, mais completo o seu pacote pode ficar. Ao mesmo tempo, o preço do mesmo pode aumentar. É difícil dizer-lhe no geral qual é o melhor pacote de telecomunicações.

 

A melhor forma de o saber é fazendo uma comparação entre os pacotes das diferentes operadoras: https://www.comparamais.pt/tv-net-voz

 

Contudo, apresentamos-lhe um pacote de cada operador para 3p (Pacotes com TV, NET e VOZ) e 4p (Pacotes com TV, NET, VOZ e Telemóvel):

 

Vodafone

 

Pacote 3 P

 

Pacote 4 P

 

NOS

 

Pacote 3 P

 

Pacote 4 P

 

MEO

 

Pacote 3 P

 

Pacote 4 P

 

NOWO

 

Pacote 3 P

 

Pacote 4 P

 

 

Se precisar de cancelar o contrato com o operador, deve fazê-lo com antecedência. Contudo, é importante saber com o que pode contar.  Não se esqueça que os operadores são hoje obrigados a disponibilizar aos seus clientes, e de forma clara, as seguintes informações:

 

  • A duração do período de fidelização, bem como, a identificação e quantificação das vantagens que o justificam;
  • Os custos com a portabilidade;
  • Os encargos (a cargo do cliente) em caso de cancelamento do contrato durante o período de fidelização por parte do cliente.

 

É importante que guarde todos os documentos que o seu operador disponibilizar para eventuais necessidades futuras.

 

Cancelar contrato MEO

 

Para cancelar o contrato com a MEO pode utilizar esta minuta de rescisão da MEO e enviar para a morada da MEO:

 

MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.

Apartado 1423

EC Pedro Hispano

4106-005 Porto

 

Pode também fazer a rescisão do contrato através da sua área de cliente online e submeter o seu pedido. Para o submeter preencha a minuta de rescisão que está acima.

Pode também fazer o cancelamento por telefone através da linha de apoio ao cliente da MEO: 16200.

 

Cancelar contrato com a NOS

 

Para cancelar o contrato com a NOS pode utilizar esta minuta de rescisão da NOS e enviar para a morada da NOS:

 

NOS Comunicações, SA

Apartado 52001
EC Campo Grande
1721-501 LISBOA

 

Pode também fazer a rescisão do contrato através da sua área de cliente online e submeter o seu pedido. Para o submeter preencha a minuta de rescisão que está acima.

Pode também fazer o cancelamento por telefone através da linha de apoio ao cliente da NOS: 16108.

 

Cancelar contrato com a Vodafone

 

Para cancelar o contrato com a Vodafone pode utilizar esta minuta de rescisão da Vodafone e enviar para a morada da Vodafone:

 

Vodafone Portugal, Comunicações Pessoais SA

UOP – Processos Administrativos

Av. D. João II, 36 – E2
Parque das Nações
1998 – 970 Lisboa

 

Pode também fazer a rescisão do contrato através da sua área de cliente online e submeter o seu pedido. Para o submeter preencha a minuta de rescisão que está acima.

Pode também fazer o cancelamento por telefone através da linha de apoio ao cliente da vodafone: 16912.

 

Cancelar contrato com a NOWO

 

Para cancelar o contrato com a NOWO pode utilizar esta minuta de rescisão da NOWO e enviar para a morada da NOWO:

 

NOWO – Communications, S.A

Alameda dos Oceanos Lt. 2.11.01 E, Edf. Lisboa

1998-035 Lisboa, Parque das Nações

 

Pode também fazer a rescisão do contrato através da sua área de cliente online e submeter o seu pedido. Para o submeter preencha a minuta de rescisão que está acima.

Pode também fazer o cancelamento por telefone através da linha de apoio ao cliente da NOWO: 16800.

Depende se o seu contrato tem período de fidelização. Se for um contrato sem fidelização poderá cancelar a qualquer momento. Se tiver fidelização, poderá cancelar na mesma, mas terá de pagar as restantes mensalidades que faltam até ao término do contrato. Pode cancelar o contrato sem custos, nas seguintes situações:

 

  • Falecimento do titular: em caso de morte do titular do contrato, o cancelamento só tem efeito a partir do momento em que é apresentada a certidão de óbito
  • Alteração do agregado familiar
  • Alteração de morada
  • Emigração
  • Direito de livre resolução: o direito à livre resolução permite que cancele o seu contrato (independentemente da forma como o celebrou) nos 14 dias seguintes ao dia em que assinou o contrato
  • Direito à resolução do contrato por incumprimento por parte da operadora: em caso de incumprimento das cláusulas contratuais por parte do operador em causa, poderá exigir o cancelamento do contrato sem qualquer penalização

A Comparamais disponibiliza a cobertura através deste simulador.

Hoje em dia, os contratos de fidelização não são obrigatórios para quem quer contratar um serviço de Tv Net Voz. Os contratos de fidelização podem durar 6, 12, ou 24 meses. Estes valores podem ser muito exigentes, mas também podem compensar, dependendo das ofertas que a operadora lhe disponibilizar.

 

Pode terminar o contrato de fidelização antes do período previsto. Terá, no entanto, de pagar à operadora o valor equivalente aos produtos por esta oferecidos. Para saber a quanto equivale esse valor, basta que consulte o contrato. Os valores das ofertas têm de estar devidamente discriminados.

 

Existe um período experimental?

 

Em casos de celebração de contrato à distância é possível proceder à livre resolução do contrato nos primeiros 14 dias de utilização.

O que fazer para obter a portabilidade?

 

Obter código de validação da portabilidade: O(s) seu(s) Código(s) de Validação da Portabilidade (CVP) no seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO) podem ser consultados na sua fatura, através de SMS ou através dos restantes canais definidos pelo seu operador.

 

Exemplo de como obter o CVP

 

Por exemplo, se for no caso da MEOm aceda à área de cliente, e ligue para o IVR, o serviço informativo sobre portabilidade 800962029. Ou então envie um SMS com o texto CVP para o 16200. Pode ainda consultar na sua fatura de cliente da MEO e ainda nas lojas MEO presencialmente.

 

De seguida fornecemos-lhe os contactos de cada operador de forma a obter o código CVP:

 

Contactos NOS

 

  • Email manter@nos.pt
  • Lojas NOS.
  • Contacto telefónico: 1242. Pode enviar SMS para este mesmo número com o seu NIF e CVP (Exemplo CVP 123456789)
  • Por correio, para: Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Contactos MEO

 

  • Chamada 16200
  • Lojas MEO
  • Correio: Apartado 1108 – EC Pedro Hispano, 4100-998

 

Contactos Vodafone

 

  • Lojas Vodafone
  • Contacto telefónico: 12715. SMS para 12815 com CVP (Exemplo CVP)
  • Correio: Vodafone – Portabilidade. Apartado 8394 EC Cabo Ruivo (Lisboa). 1804 – 970 Lisboa

 

Contactos NOWO

 

  • Loja nowo (consulte em nowo.pt.)
  • Email: portabilidade.clientes@nowo.pt
  • Contacto telefónico: 16800. SMS para 928190785 com CVP (Exemplo CVP)
  • Correio: Portabilidade, Alameda dos Oceanos, Lt 2.11.01 E, Edifício Lisboa, Parque das Nações, 1998-035 Lisboa

 

Preencher o formulário de portabilidade: nos formulários que disponibilizamos em baixo, basta responder às questões que colocamos e o documento fica preenchido automaticamente, de forma simples e rápida. Depois, é só entregar na respetiva loja do operador.

 

Portabilidade NOS

 

Portabilidade MEO

 

Portabilidade Vodafone

 

Portabilidade NOWO

 

Entregar documentos: Depois de preenchido, deve imprimir e assinar o formulário, juntar uma cópia do seu documento de identificação e enviar os documentos:

 

  • através do email
  • entregando-os numa loja
  • por correio

 

Consulte os contactos que fornecemos acima sobre cada operador de forma e enviar a documentação corretamente.

 

Quanto tempo demora a portabilidade do número?

 

Depois de o operador receber o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo máximo de:

 

  • 3 dias úteis para pedidos feitos através de correio ou outros canais à distância
  • 1 dia útil para os pedidos feitos numa das nossas lojas ou agentes autorizados.

Qual é a diferença entre upload e download?

 

Comecemos pela diferenciação entre download e upload, que são termos que designam o processo de transmissão de dados de um dispositivo para outro através de um canal de comunicação. Enquanto o download se refere à obtenção de conteúdos da Internet, por exemplo, quando se descarrega um vídeo, o upload designa a operação precisamente inversa de envio de conteúdos.

 

Quais são as velocidades de internet existentes?

 

A velocidade de internet que deve escolher depende sempre do uso que vá dar em casa. De seguida mostramos-lhe quais são as velocidades de internet que existem:

 

Básica 

 

24 Mbps

30 Mbps

40 Mbps

 

Normal

 

100 Mbps

120 Mbps

200 Mbps

 

Rápida

 

250 Mbps

400 Mbps

500 Mbps

 

Ultra rápida

 

1 Gbps

 

Quando estiver a escolher a velocidade de internet tenha em atenção que utiliza vários dispositivos ligados à internet e não apenas um. Se tem uma casa com várias pessoas irá precisar de uma maior velocidade, já que terá vários dispositivos a utilizar internet.

Esta resposta é subjectiva, visto que varia de cliente para cliente. Se for uma pessoa que pretende ter mais canais de televisão, ter telefone fixo e vários cartões de telemóvel é sempre melhor subscrever tudo num único pacote. Por exemplo, no caso do telefone fixo, atualmente não existe nenhuma operadora que forneça o serviço por separado.

 

O primeiro ponto a analisar é o consumo de televisão, já que este é um dos pontos básicos em praticamente todas as casas portuguesas.

 

Analisando as ofertas das diferentes operadoras, percebe-se com alguma facilidade que o serviço base de televisão tem um preço mínimo constante e, surpreendentemente, não pode ser contratado sozinho.

 

O preço do serviço de TV vai, então, variar consoante o número de canais contratados.

 

Tal como não é possível contratar somente um serviço de televisão por cabo, também não é possível encontrar ofertas só com telefone fixo. Este é, por isso, mais um serviço que compensa ter na modalidade tudo em um – porque não vai encontrar alternativa.

 

Formando trio com a televisão e o telefone, a Internet faz parte dos pacotes base das operadoras e, por isso, compensa contratar no conjunto.

 

Ainda assim, há alternativas: além de o preço variar na proporção da velocidade contratada, pode divergir muito entre Internet fixa (em casa) e móvel (em qualquer lado).

 

Queremos com isto dizer que pode compensar não contratar Internet fixa e ficar-se pelo serviço de telefone e televisão, e contratar o fornecimento de Internet móvel a outra operadora. No entanto, se utiliza a Internet frequentemente quando está em casa, esta modalidade dificilmente compensará, porque a Internet móvel costuma ser cobrada por tráfego, ao contrário da Internet fixa, que tem um preço invariável por mês.

 

O plano tudo em um compensa para quem quer incluir o telemóvel?

 

A resposta é “depende”. Depende, por exemplo, do tarifário que tem atualmente no telemóvel, que pode ser mais barato do que o acréscimo aplicado à sua mensalidade se alterar para o pacote tudo em um. Na verdade, pode até compensar ter um telemóvel da mesma operadora que lhe fornece os restantes serviços de telecomunicações, mas desassociado do pacote tudo em um.

 

Adicionar todos os dispositivos ao mesmo pacote pode fazer disparar o preço da mensalidade muito mais do que a opção de cada um ter o seu telemóvel num tarifário individual – ou até em operadores diferentes.