Spread do crédito habitação – Saiba o que significa e o impacto nos juros

spread - o que significa e impacto no crédito habitação

O spread é uma taxa com grande impacto no crédito habitação, já que influencia os juros a prestação do empréstimo. Saiba o que é esta taxa e como conseguir o spread mais baixo

No crédito habitação o spread é um dos valores mais importantes, porque esta taxa, diferente em todos os bancos, significa uma diferença enorme na sua prestação mensal. Além disso, a escolha por uma taxa bonificada também tem impacto no custo do empréstimo para a casa.

Agora vamos explicar-lhe como funciona o spread, e qual o seu impacto nos créditos imobiliários. Além disso, para conseguir o melhor crédito habitação, vamos dizer-lhe como negociar esta taxa de juro. Veja agora tudo o que precisa sobre o spread e consiga o empréstimo ideal para comprar casa.

O que é o spread?

O spread são os juros cobrados pelo banco. Por isso, muitos também indicam que esta taxa é a margem de lucro dos bancos no crédito habitação.

Mas isto não significa que tudo o que paga está incluído no spread. Por exemplo, para apurar a TAN também influência o indexante, a Euribor. E, no caso da TAEG, todos os restantes encargos, como comissões ou seguros, são também contados.

E o que significa ter uma taxa bonificada?

Um spread bonificado significa que o banco lhe vai baixar os juros do empréstimo. Mas, para isso, vai obviamente exigir algumas contrapartidas. Elas passam normalmente pela contratação de vários produtos bancários, como seguros.

Como posso baixar os juros?

Para reduzir o spread, e ter uma taxa de juro bonificada, os bancos normalmente exigem:

  • Abertura de Conta
  • Domiciliação do Ordenado
  • Contratação dos Seguros Vida e Multirriscos

Algumas entidades permitem baixar ainda mais as taxas com produtos como:

  • Cartões de Crédito
  • Subscrição de PPR
  • Compra de acções e outros investimentos bancários
  • Manutenção de depósitos bancários e outras poupanças

Como o spread afeta os juros do crédito habitação?

As taxas do seu crédito são definidas pela combinação da Euribor (juro indexante) com o spread (juro do banco). Por isso, e como a Euribor é igual para todos os bancos, é precisamente nos outros juros e encargos que tem origem a diferença na sua prestação mensal.

Ou seja, o spread é a taxa a que deve prestar mais atenção quando procura os juros mais baixos do crédito habitação. Tenho, no entanto, em conta todos os outros encargos que vão também pesar na TAEG do seu crédito.

O spread é fixo?

No crédito com taxa fixa e com taxa variável o valor nunca muda. Mas se escolher um empréstimo com taxa mista, a taxa vai mudar. 

Por exemplo, num empréstimo habitação Caixa Geral de Depósitos com taxa mista a 10 anos terá um spread inicial de 1,25% com a taxa fixa. Depois, quando terminam os 10 anos e passa a ter taxa variável, o valor sobe para 1,70%.

Posso negociar o spread do crédito habitação?

Caso a prestação do seu crédito habitação seja muito alta, deve negociar o spread para reduzir a sua prestação. Esta é a melhor opção, já que a principal alternativa (alargar o prazo do empréstimo) apenas vai significar mais custo para si até ao final do crédito.

Caso o seu banco não lhe apresente uma proposta favorável, faça a simulação de crédito habitação com o valor atual da sua dívida. Dessa forma poderá encontrar uma prestação mais baixa e, se desejar, fazer a transferência do crédito habitação.

Qual é o banco com o spread mais baixo?

De momento, para um empréstimo de 150.000€ a 40 anos, os bancos estão a praticar as seguintes taxas:

BancoSpread BaseSpread Bonificado
Caixa Geral
de Depósitos
1,95%1,5%
Novo Banco2,00%1,00%
Banco CTT1,70%1,10%
Caixa Agrícola1,55%1,10%
Eurobic1,60%1,10%
Millennium BCP2,00%1,35%
Bankinter1,30%0,95%
Santander1,90%1,00%
BPI1,50%1,10%
Banco Best2,00%1,00%
ABanca2,65%1,15%
ActivoBank2,00%1,30%

Devo prestar atenção às outras taxas?

Claro que sim. Apesar do spread ser um indicador dos custos do seu crédito habitação, não se esqueça de olhar também para a TAEG, já que ela engloba todos os encargos do empréstimo. E é esta taxa que lhe diz quanto paga efetivamente de juros.

Imagine que encontra o spread mais baixo do mercado, mas depois, entre seguros, comissões de conta, taxas de cartões de crédito e outros encargos, a prestação final é mais alta que nos outros bancos. Nesse caso não está a lucrar com os juros bonificados, já que a sua TAEG e a prestação mensal são mais elevadas.

Como ter os juros mais baixos no crédito habitação?

Para ter a melhor taxa, faça a sua simulação de crédito habitação. Dessa forma pode comparar as ofertas de todos os bancos para o mesmo pedido, descobrindo o crédito habitação mais barato.

Se quer o spread mais baixo e a prestação ideal visite agora o simulador de crédito habitação da Comparamais. Descubra o melhor empréstimo e compre a casa dos seus sonhos.