Pedir um empréstimo? Saiba os cuidados com crédito pessoal que deve ter

Cuidados com crédito pessoal

Com o aumento do custo de vida, muitos portugueses pedem o crédito pessoal para resolver dificuldades financeiras. Mas um empréstimo exige algumas precauções, e agora vamos dizer-lhe quais os principais cuidados com crédito pessoal que deve ter.

O crédito pessoal é a forma mais rápida e fácil de realizar projetos e contornar outras dificuldades financeiras. Mas ele pode também ser origem de problemas, como sobrendividamento. Para evitar isso, vamos dizer-lhe os cuidados com crédito pessoal que precisa levar em consideração.

Garantir a capacidade para pagar os empréstimos, com uma prestação que esteja dentro dos seus limites, é um dos maiores cuidados. Além disso, garantir que não é alvo de fraudes é outra preocupação. Quer saber todos os cuidados com crédito pessoal? Veja neste artigo.

Cuidados para pedir crédito pessoal

Se vai pedir um crédito pessoal pela primeira vez, estes são os critérios que nunca deve ignorar:

  1. Faça a comparação de créditos pessoais de todos os bancos, para ter a melhor proposta;
  2. Verifique a sua taxa de esforço, para garantir que a prestação não excede o seu orçamento mensal;
  3. Prefira o crédito pessoal online, que é mais rápido e fácil de aprovar e tem taxas de juro mais baixas;
  4. Leia sempre a FIN do crédito para saber todas as comissões e outros custos do empréstimo
  5. Opte por um crédito com taxa fixa, já que ter prestações sempre constantes é um dos principais cuidados com crédito pessoal que deve ter.
  6. Confirme que está a negociar com uma entidade regulada pelo Banco de Portugal, como a Comparamais.

Escolha o crédito indicado para os seus projetos

Há vários tipos de créditos ao consumo, como o crédito pessoal multifinalidades, crédito automóvel, crédito para saúde ou crédito para energias renováveis. Alguns deles, como o empréstimo automóvel, têm taxas de juro mais baixo. Veja agora os vários tipos de crédito que pode obter:

  • Crédito Pessoal: é o mais vantajoso se precisa de dinheiro para vários projetos. Os valores vão, normalmente, até 50.000 euros e os prazos até 84 meses;
  • Crédito para Obras: Permite ter dinheiro rápido para remodelações e outras obras em casa. Pode, no entanto, exigir a apresentação dos orçamentos com todos os custos para ser aprovado;
  • Crédito Formação : Serve para pagar cursos em faculdades e também formações profissionais. Além das propinas, financia residência, alimentação, materiais do curso e outras despesas;
  • Crédito Automóvel: Serve para comprar carros novos e usados e tem a vantagem de ter prazos até 120 meses;
  • Crédito Saúde: Serve para cuidados médicos e outras despesas de saúde. Tem também taxas de juro mais reduzidas;
  • Crédito para Energias Renováveis: Permite pagar a instalação de painéis solares e outros gastos com soluções de energias renováveis para sua casa;
  • Crédito para Férias: Com taxas semelhantes às do crédito pessoal, serve para os gastos com férias e outras viagens;

Há ainda a opção pelo Crédito Consolidado. Este é um empréstimo permite ficar com prestações mais baixas e reduzir até 60% o valor das suas prestações mensais. Para conseguir um empréstimo para pagar dívidas, deve sempre passar primeiro pelo simulador de crédito pessoal.

Cuidados com Crédito Pessoal – Verificar a taxa de esforço

Não faça um crédito pessoal sem ter a certeza que é capaz de o pagar. Para isso deve analisar a sua taxa de esforço de crédito, que não deve exceder 33% do seu salário mensal. Por exemplo, se recebe um salário de 1000€, não deve gastar mais de 330€ com prestações de crédito.

Evitar fraudes bancárias

Outro cuidado com crédito pessoal é garantir que escolhe uma entidade reconhecida e verificada pelo Banco de Portugal. Nunca acredite em propostas de crédito pelo Facebook, emails privados ou Whatsapp, sem documentos ou que lhe pedem para primeiro adiantar parte do dinheiro.

Estas são fraudes que o vão colocar numa situação financeira bem pior e podem até colocar a sua segurança em risco.

Para não correr este risco, escolha bancos ou um comparador de crédito que seja reconhecido pelo Banco de Portugal, como a Comparamais. E, lembre-se, nunca pague comissões ou valores adiantados a privados antes de receber o crédito pessoal.

Comparar os empréstimos é outro cuidado com crédito pessoal

Escolher a primeira proposta que lhe surge e não comparar empréstimos pode ter como consequência juros e prestações mais altas. E, ao final do financiamento, milhares de euros que gasta sem necessidade. Para evitar isso, use sempre o simulador de crédito pessoal.

No simulador vai, comparar todos os bancos para escolher o que tem prestações e juros mais baixos. E, além disso, pode tratar todo o processo online com segurança e confidencialidade. Quer a melhor oferta e com todos os cuidados de crédito pessoal? Siga estes três passos: Simule, Compare e Poupe!