Extrato bancário: 3 coisas que deve sempre confirmar

O extrato bancário é um dos documentos mais importantes que deve sempre conferir.

É um documento que pode consultar online através do Homebanking ou através de e-mail. Pode ainda receber para a sua morada, em papel. O extrato bancário dá-lhe acesso a muita informação pessoal e como tal deve saber interpretar o seu extrato bancario.

O extrato bancário contém muita informação importante sobre as suas contas. Contudo, existem três coisas que deve sempre consultar e verificar se estão certas:

O saldo cativo

Este dado vem sempre no extrato bancário e diz respeito ao dinheiro que ainda não foi debitado na conta, mas vai ser em breve porque já foi gasto;

Os débitos

Parece ser óbvio, mas muitas vezes não nos lembramos dos últimos três levantamentos de dinheiro que fizemos. Para isso serve o extrato que nos diz sempre quais foram os últimos movimentos de dinheiro. Preste muita atenção aos débitos seja de um valor mais baixo ou mais alto e confirme se realmente foi você que fez esses movimentos; 

Descoberto bancário

Corresponde a um adiantamento que o banco pode fazer sobre o seu salário para o mês seguinte. Em outras palavras, o banco faz com que receba mais cedo o seu salário. No extrato bancário também aparece o saldo a descoberto, caso o tenha pedido. Esta é uma informação muito importante que precisa de ter em atenção, para saber quanto ainda tem para gastar e também para garantir que não começou a usar o descoberto bancário sem se ter dado conta.

O seu extrato bancário pode-lhe ser pedido inúmeras vezes em várias situações, seja para fazer um crédito, para pedir um cartão, entre outras situações. É um documento importante que merece a sua atenção e por isso mesmo não deixe de fazer uma verificação dos três aspectos que mencionámos antes.