Estratégia de SEO ganha importância para os bancos

SEO para bancos

A otimização para motores de pesquisa como o Google, conhecida como SEO, tem ganho relevo na atividade dos bancos, facilitando o apoio aos clientes atuais e ajudando também a captar novos clientes. E existem mesmo agências especializadas em SEO para Bancos, que são essenciais para otimizar esta vertente do marketing digital

O SEO – Search Engine Optimization adquire cada vez maior importância para os bancos, permitindo melhorar os seus resultados no mundo digital. Por isso o SEO para bancos assume-se cada vez mais como uma ferramenta fundamental para as entidades financeiras marcarem o seu terreno no mercado online, altamente competitivo e com um potencial cada vez maior para ganhar clientes (B2C) e potenciar negócios (B2B). 

Para as agências que definem a estratégia de marketing digital o SEO para bancos assume-se como um desafio estimulante, mas que exige conhecimentos específicos. Uma agência de SEO que trabalhe o segmento SEO para Bancos sabe exatamente como agir perante os requisitos do setor e, portanto, será, naturalmente, a agência de marketing digital mais preparada para responder a este desafio. E como responde o marketing digital para bancos ao desafio?

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O SEO para bancos exige uma estratégia abrangente

O SEO para bancos é o conjunto de estratégias e técnicas que uma agência de SEO desenha para os websites das mais variadas instituições financeiras – bancos, instituições de crédito, marcas de produtos financeiros, etc. O SEO para bancos procura captar a confiança de um público novo, mantendo, ao mesmo tempo, os níveis de envolvimento dos clientes já existentes. 

Esta estratégia abrangente e que inclui todas as áreas da presença online é essencial para  o objetivo número um de qualquer agência de marketing digital a operar em SEO para bancos: a expansão do negócio do cliente. Devido à importância dos bancos na vida quotidiana, a maior parte dos potenciais clientes olhará com atenção para o website e o respetivo conteúdo antes de escolher a instituição bancária com que trabalhará. Antes disso, precisará de lá chegar. 

Crédito Pessoal Cofidis
€ 252,97 Prestação
10,116% TAEG
7,90% TAN
Montante €{{ loan.amount|money }}
Período {{ loan.tenure }} meses
Prestação €252,97
TAN 7,90%
TAEG 10,12%
MTIC €6.071,34
  • Sem comissão de abertura;
  • Prazos, taxas e mensalidades fixas;
  • Isento de comissão de amortização antecipada;
  • Seguro de proteção ao crédito (facultativo);
  • Montantes entre 5.000€ a 50.000€ e prazos de 24 a 84 meses.

Qual o papel da agência de SEO?

Tratando-se de uma estratégia focada na presença em motores de pesquisa como o Google, o posicionamento nos resultados dos motores de pesquisa é o principal foco de atuação no SEO para bancos. De forma geral, a otimização para motores de pesquisa faz com o que seu site possa ser melhor percebido pelos bots do Google – bem como pelos outros motores de pesquisa – e pelos utilizadores também, claro. O resultado? Mais visitas. E mais conversões. É esse o resultado final que o marketing digital para bancos procura ter em cada projeto.

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Embora sejam a parte mais visível do seu trabalho, o SEO para bancos vai muito além dos conteúdos escritos. Há muitas outras áreas onde o trabalho da agência de marketing é fulcral para o sucesso dos bancos no mundo digital. Ter um website bem desenhado, organizado com uma boa Arquitectura de Informação e atenta às necessidades da Experiência do Utilizador e da Acessibilidade, é essencial. A agência de marketing digital trabalhará nesse sentido, fazendo uma análise à página (on page) e fora da página (off-page), antes de implementar uma otimização técnica, melhoria da estrutura e estratégia de conteúdos.

Conhecimento e experiência são essenciais

O SEO é um processo a médio prazo, pelo que os relatórios e o feedback do trabalho da agência de marketing digital são sempre importantes. Uma agência de SEO analisa todas as métricas e elabora relatórios mensais em função dos KPI definidos. 

No caso do SEO para bancos, é preciso ter atenção que todos os dados e conteúdos com que se trabalha – de produtos financeiros, por exemplo – são particularmente sensíveis. Assim, este é um processo que deve ser entregue a uma agência de marketing digital com experiência comprovada como agência de SEO. 

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Alguns estudos de caso do mercado brasileiro 

O Brasil, um mercado altamente competitivo, tem visto casos de sucesso de várias estratégias de inbound marketing digital para bancos. Blogs, content marketing, branding e SEO para bancos. Vejamos alguns resultados. 

Robodens

A empresa está no topo dos resultados nos motores de pesquisa da Google. Tem mais de 62,5 mil palavras-chave indexadas e 152 mil sessões no blogue da empresa. Resultado: milhares de leads qualificados;

Wirecard

Coloca à disposição dos utilizadores materiais para download, como folhas de gestão e controlo, e-books e webinars. Em apenas um ano de trabalho no seu blogue, passou de 693 sessões para 15.719. Tem 23 mil palavras-chave ranqueadas;

Magnetis

A agência de marketing digital encarregue desta conta criou conteúdos patrocinados focados em visibilidade orgânica. Entre as propostas da estratégia de conteúdo da Magnetis estão materiais para download que são partilhados de forma gratuita com os utilizadores.

A agência de marketing digital trabalha também muito em email marketing com a Magnetis. Mas o tráfego orgânico é o principal canal de clientes para esta gestora de investimentos digital A estratégia de SEO traçada resultou em mais de 15 mil palavras-chaves rankeadas no Google.

No Brasil há mais casos a realçar no âmbito do trabalho do marketing digital para bancos e produtos financeiros. Entre estes estão trabalhos de agência de marketing digital para o Banco Brasil, Ally, Nubank, PicPay, Vindi, ShopKeep e XP Investimentos. Nem todos são fruto do trabalho de uma agência de SEO, mas sendo esta uma componente essencial do marketing digital para bancos, seguramente têm equipas dedicadas à matéria.

Crédito Pessoal Cofidis
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  • Montantes entre 5.000€ a 50.000€ e prazos de 24 a 84 meses.