Pedir crédito habitação e comprar casa – Conheça os cinco passos essenciais

pedir crédito habitação - saiba os passos essenciais

Conseguir um empréstimo e comprar casa é um processo algo moroso, e que exige passar por diversas etapas. Agora mostramos-lhe os cinco passos essenciais para pedir crédito habitação, para que saiba tudo o que precisa fazer

A compra da casa é um momento extremamente importante. Mas este é um processo demorado e com várias etapas. Agora vamos explicar-lhe, em cinco passos, como pode pedir crédito habitação e tudo o que irá ser necessário até ao passo final, a compra da sua nova casa.

1. Saber os valores

Se quer pedir crédito habitação, a primeira coisa a saber é quanto vale a casa. O que pode implicar ter a avaliação do imóvel, já que o o empréstimo só pode ir até 90% desse valor. No entanto, tenha também atenção ao valor de compra do imóvel. Se ele for inferior à avaliação, então o máximo do empréstimo será 90% do custo de aquisição da habitação.

Em segundo lugar, veja quanto pode dar de entrada da casa. Uma vez que o financiamento só pode chegar a 90% do imóvel, deverá garantir que tem disponível o restante dinheiro. Ou seja, se quer comprar uma casa de 150.000€ de avaliação, terá de ter disponíveis 15.000€ para os 10% do valor de entrada.

Com estes dados, já vai saber quanto dinheiro pode pedir para comprar casa. Depois só tem de encontrar uma casa dentro dos valores que tem disponíveis e dar início ao processo de concessão do crédito habitação. Caso esteja plenamente confiante de que o crédito será aprovado, pode desde logo fazer o Contrato Promessa de Compra e Venda para reservar o imóvel.

2. Verificar condições de acesso

Se já escolheu a casa e sabe quanto dinheiro pode pedir, saiba que condições tem de cumprir para poder pedir crédito habitação. Quatro requisitos-chave para o seu pedido são:

  • Ter nacionalidade e residência em Portugal ou, se for um cidadão estrangeiro, ter a autorização de residência permanente
  • Ter contrato de trabalho sem termo (contrato de efetivo)
  • Ter um rendimento estável e suficiente elevado para conseguir pagar a mensalidade
  • Não ter um histórico negativo no banco nem estar na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

Se já escolheu a casa e falou com o vendedor, e tem a certeza de que cumpre os requisitos acima exigidos, pode avançar para o seu pedido de crédito.

3. Simular e comparar crédito habitação

Já sabe quanto pode pedir e que é elegível para o empréstimo habitação. O passo seguinte é descobrir o melhor financiamento, e a solução ideal para isso é o simulador de crédito habitação da Comparamais. Dessa forma vai poder comparar, sem qualquer compromisso, e descobrir o melhor empréstimo para comprar casa.

Ao comparar crédito deve ter em atenção várias variáveis. As principais são:

  • Taxas de Juro – Analise, principalmente, a TAEG, já que será ela a indicar os juros totais do crédito habitação, que lhe permitem calcular a mensalidade. Além disso, não deixe de analisar a TAN (os juros do dinheiro que pediu emprestado) e o Spread (a margem de lucro do banco);
  • Comissões – Verifique as comissões que cada banco cobra. Além das comissões mensais do crédito habitação e das comissões iniciais (estudo, dossier, avaliação), saiba o custo de produtos associados que escolhe para baixar o spread, com anuidades de conta, cartões de crédito e outros despesas;
  • Seguros – Veja quanto custam os seguros indicados pelo Banco. Existe a possibilidade de encontrar seguros Vida e Multirriscos mais baratos, mas recorde-se que nesse caso pode ficar sem acesso à bonificação do spread.

Após comparar grátis e sem compromisso no simulador da Comparamais só precisa escolher o melhor banco para crédito habitação e concretizar o sonho de comprar a sua nova casa.

4. Preparar os documentos para pedir crédito habitação

Depois de obter a simulação do banco, para obter a pré-aprovação do crédito habitação tem de enviar todos os documentos necessários. Da lista fazem parte documentos de identificação de dados pessoais e bancários, como o Cartão de Cidadão, comprovativos de rendimentos, as plantas de localização do imóvel, o Contrato Promessa de Compra e Venda e a Certidão Permanente (de registo Predial).

Neste momento o banco agenda também a visita para avaliação do imóvel. É com base no relatório do Perito Avaliador de Imóveis, de que constam localização, estado de conservação, tipo de construção e utilização, bem como outros dados, que o banco confirma a avaliação da casa, essencial para definir o financiamento máximo do crédito hipotecário.

Após analisar todas estas informações, o banco decide se aprova o seu pedido de crédito habitação.

5. Crédito Aprovado – Fazer a escritura e concluir a compra da casa

Com a confirmação de que tem aprovação do crédito habitação, pode marcar a escritura de compra e venda de imóveis. No dia indicado comparecem no Notário o vendedor e o comprador do imóvel, bem como o representante do banco (sempre que há crédito habitação).

Para a escritura de compra é preciso apresentar alguns documentos: a Certidão de Teor; Registo da Hipoteca (obtida na Conservatória); Caderneta Predial Atualizada (disponibilizada pela AT ao vendedor); declaração de liquidação do IMT (a pagar nas 24h anteriores pelo comprador); e a Ficha Técnica da Habitação.

É no momento da assinatura do contrato de compra da casa que o banco faz também o registo da hipoteca e a transferência do valor do crédito habitação para o vendedor do imóvel. Depois apenas precisa pedir ao vendedor as chaves e preparar a mudança para a sua casa nova!

Agora que já sabe todas as fases para pedir crédito habitação e comprar casa, descubra qual o banco com a melhor proposta para si no simulador de empréstimos habitação.