Descubra como fazer e enviar as leituras de eletricidade

Como enviar as leituras de eletricidade

Quer evitar surpresas na fatura de energia? Então descubra como fazer e enviar as leituras de eletricidade e quais as vantagens de enviar as contagens da luz

Essencial para não ter surpresas nas suas faturas, as leituras de eletricidade são uma opção para todos clientes. Agora vamos explicar-lhe como elas são feitas e porque deve sempre enviar as leituras do contador para o seu fornecedor.

Neste artigo vai saber como fazer as leituras de eletricidade, lendo os números dos mostradores. Além disso, vai ver as opções para comunicar as leituras da EDP Comercial e outros fornecedores como a Goldenergy, Endesa ou Galp.

Por fim, vamos explicar-lhe o que fazer se o seu fornecedor não tem uma plataforma para envio das leituras. Ou seja, como comunicar estas informações à e-Redes, online ou por telefone. Leia tudo agora e evite surpresas na fatura

O que vai encontrar neste artigo

Fazer as leituras de eletricidade – Descubra as vantagens

Os fornecedores de eletricidade e de gás têm duas formas de faturar os consumos de eletricidade. Em primeiro lugar, através de leituras do contador. O que é feito automaticamente, com um smart meter, ou com a visita de um funcionário para recolher os dados.

Mas quando não são feitas essas leituras a empresa tem de recorrer a estimativas. Estas estimativas são feitas a partir dos gastos com eletricidade nos meses anteriores, bem como a época do ano. No entanto, muitas vezes os valores não estão nada próximos dos consumos reais.

Por isso, enviar as leituras da EDP Comercial, as leituras Endesa, leituras Goldenergy, leituras Galp ou de outros fornecedores é a forma de evitar surpresas na fatura. Quando há estimativas o problema surge meses mais tarde, quando são feitas leituras reais, já que elas dão origem a acertos que podem aumentar o valor da fatura.

Quando devo fazer as leituras da EDP Comercial e dos outros fornecedores?

Não existe apenas um dia para todos os clientes enviarem as leituras EDP. Por isso, cada cliente deve consultar na fatura de eletricidade (no quadro “O que marca o meu contador”) o momento ideal para fornecer as leituras de eletricidade.

Normalmente a leitura é feita perto do fim do mês. Por exemplo, na Endesa ou na Goldenergy existem datas específicas para cada cliente enviar as suas leituras de eletricidade. E, como explica a EDP Comercial, “se enviar fora destas datas, parte do consumo será estimado”.

Como ler o contador de eletricidade?

Para saber quantos kWh de eletricidade consumiu tem de conhecer o seu contador, já que existem três tipos de contador:

  • Eletromecânico – um contador totalmente analógico, onde retira os dados à esquerda da vírgula ou ignora os números que lhe aparecem a vermelho;
  • Estático – Contadores digitais que mostram no visor os dados dos consumos de eletricidade nos diversos períodos;
  • Híbridos – Juntam elementos dos outros dois tipos de contadores de eletricidade. No entanto, estes contadores são cada vez mais raros nas casas dos portugueses.

Normalmente, seja qual for o contador, há uma forma simples de ler os consumos de eletricidade. Basta ver as indicações numéricas existentes.

Aquela que aparece em primeiro lugar, com o nº1 (ou também 1.8.1) indica os consumos em Vazio, enquanto o nº 2 (ou 1.8.2) mostra as horas de Ponta. Por fim, os dados do nº3 (ou 1.8.3) são os períodos de Cheio/Cheias.

Além disso, podem existir ainda informações dos consumos totais, habitualmente apresentadas com o símbolo ∑ ou o número 0.

Veja em vídeo como retirar a leitura de eletricidade:

Saiba como ler as indicações e dar as leituras de eletricidade nos diferentes contadores.

Retirar Leituras num Contador Eletromecânico

Fazer as Leituras num Contador Estático

Enviar Leituras num Contador Híbrido

Como enviar as leituras EDP Comercial?

Se é cliente da EDP Comercial tem várias formas de submeter as leituras EDP. Por exemplo, por telefone, whatsapp ou online no site. Pode fazê-lo por:

  • Chamada grátis, 24H por dia, para o número 800 10 53 53;
  • Whatsapp, usando o número +351 911 955 282;
  • Comunicação na EDP online, através deste formulário do site;
  • Acesso à Área de Cliente EDP Comercial, fazendo aqui o login EDP
  • Aplicações EDP Comercial para Android e iOS

Enviar as leituras Endesa

Tal como acontece com a EDP, também na Endesa existem diversas soluções para enviar as suas leituras de eletricidade. Veja agora quais as soluções disponíveis:

  • Contacto telefónico para o número 800 10 10 33;
  • No site da Endesa online, neste formulário;
  • Pela Área de Cliente Endesa, ou MyEndesa, fazendo o Login

Comunicar as leituras Goldenergy

Tem diversas soluções para comunicar as leituras Goldenergy, por telefone, online ou nas aplicações para smartphone. Veja como aceder às várias soluções para enviar as leituras de eletricidade:

Fazer e enviar as leituras Galp

Para comunicar as suas leituras de eletricidade à Galp use estas opções:

  • Através do telefone 800 50 80 80;
  • Utilizando a plataforma para envio de leituras na Galp Online;
  • Acedendo à Área de Cliente MyGalp;
  • Comunicando as leituras através das funcionalidades da App Galp Casa /Casa Galp para Apple e Android

Enviar as leituras de eletricidade na e-Redes

Há outra forma de enviar as suas leituras de eletricidade. Já que muitas empresas não têm plataformas ou contactos específicos para comunicar as leituras do contador. Por isso está disponível uma plataforma da e-Redes para todos os clientes. Para enviar as leituras à e-Redes (antiga EDP Distribuição) pode:

  • Ligar, grátis e 24 H por dia, para o número 800 507 507;
  • Preencher o formulário para dar a contagem EDP Distribuição, nesta plataforma (irá necessitar o CPE, que está nos dados da sua fatura)
  • Usar a App EDP Distribuição para Android e Apple

Envia as leituras mas continua a pagar muito?

Se envia as leituras dos contadores mas continua a pagar muito, provavelmente está com uma tarifa muito alta. Mas há uma solução para isso. Basta trocar de fornecedor, já que a mudança é grátis, os contratos não tem fidelização e a transição é automática. Por isso, só tem a vantagem de pagar menos.

Para saber quanto paga faça, em primeiro lugar, a sua simulação de preços de luz e gás. Descubra qual a empresa mais barata e descubra quanto vai poupar todos os meses. Com a mudança de fornecedor pode poupar mais de 800€ por ano! Por isso, carregue agora na imagem abaixo e siga os três passos essenciais da poupança: Simule, Compare e Poupe!

simulador eletricidade e gás