Cálculo do salário líquido e descontos no salário – Saiba quanto vai receber

Os contratos de trabalho apresentam o valor do salário bruto, ou seja, sem incluir a dedução de impostos para o Estado e para a Segurança Social. Depois destes descontos no salário ficamos com o chamado salário líquido, que é o dinheiro que vai, efetivamente, receber na conta. Para saber quanto irá receber ao final do mês, saiba como calcular o salário líquido. 

O salário que qualquer um recebe está sujeito a impostos e descontos para a Segurança Social. Todos esses impostos e descontos aplicados sobre o seu salário bruto é que irão constituir o seu salário líquido ao fim do mês. 

O que distingue o salário bruto do salário líquido?

Os impostos que os portugueses têm de pagar podem dividir-se em diretos e indiretos. Os impostos dedutíveis sobre o rendimento pessoal apelida-se de tributação direta, ou seja, os impostos aplicam-se diretamente sobre o vencimento dos contribuintes. Quanto mais elevado for o seu rendimento, mais elevados serão os seus impostos. 

Veja como calcular e pedir a reforma antecipada em 2021

Os impostos indiretos são aqueles em que a taxa aplicada muda tendo em conta o tipo de produto, é o caso do IVA. Por exemplo, bens de primeira necessidade, como o pão e o leite, são tributados a uma taxa inferior que os bens considerados de luxo. 

Quando um colaborador recebe o seu salário, uma parte do mesmo fica para pagamento do IRS, a chamada retenção na fonte, e da Taxa Social Única (TSU) – que corresponde ao montante que o trabalhador desconta todos os meses para a Segurança Social, sendo de 11%. Este imposto é retirado do seu salário de forma parcelada, todos os meses. Se trabalhar para a função pública acumula ainda a dedução dos descontos efetuados à ADSE. 

Veja também: Como escolher um bom PPR

Como deve calcular o seu salário líquido?

Através do simulador de salário líquido que pode verificar abaixo ficará a saber quanto receberá mensalmente após as devidas deduções de impostos. Esta ferramenta permite-lhe calcular tanto para o salário como para a sua pensão. 

Calcule o seu salário aqui

  • Coloque o seu salário bruto anual: corresponde ao montante que recebe, em termos brutos, ao final de um ano de trabalho (sendo o valor que normalmente consta nos contratos de trabalho);
  • Selecione a sua região, onde vive em Portugal;
  • Número de dependentes a cargo;
  • Coloque o valor do subsídio de alimentação que lhe é atribuído no contrato. Caso não tenha, pode deixar em branco;
  • Indique como vai ser pago o seu subsídio de alimentação, se será por dinheiro ou em vales ou cartão de refeição; 
  • Indique quantos dias do mês irá receber o subsídio, excluindo os fins de semana e feriados, no caso de não trabalhar nestes dias;
  • Indicação sobre se é casado ou não;
  • Indicação sobre a forma de pagamento dos subsídios de Natal e de férias: se é em duodécimos ou se recebe por inteiro;
  • No caso do seu contrato incluir outras remunerações terá de indicá-las; 

Após o preenchimento de todos estes campos, aparecerá o valor do salário líquido mensal de acordo com as informações fornecidas.

Saiba também

Cálculo de salário liquido com duodécimos

Os duodécimos referem-se ao pagamento de uma parte dos subsídios de férias e de natal, que correspondem a doze meses do ano, a juntar ao valor do vencimento mensal.

A restante metade do valor, no caso do subsídio de férias, é paga a 15 de Dezembro e o subsídio de férias, é pago no mês imediatamente anterior às férias do trabalhador.

Descubra também como calcular o seu subsídio de férias

Taxas de desconto para o Estado

Por norma, o contribuinte retém cerca de 11% do seu salário apenas para a segurança social. Esta taxa nunca se altera. Contrariamente à taxa de IRS, nestas tabelas de retenção poderá encontrar os escalões de retenção.

Neste artigo incluímos o trabalho dependente para situações de casais com um único titular, casais com dois titulares, para solteiros e para contribuintes que usufruem de pensões. Com estas percentagens mais os 11% da segurança social, consegue ficar a saber quanto desconta mensalmente.

salário líquido comparamais
salário líquido comparamais
salário líquido comparamais
salário líquido comparamais
© Portal das Finanças

Existem ainda tabelas específicas de retenção para as pessoas com atestado multiusos que conferem o grau de incapacidade. Poderá fazer essa consulta adicional aqui. 

Veja também como são os descontos no salário durante a Licença Parental

A reter:

O subsídio de alimentação pode ser recebido juntamente com o seu ordenado mensal na sua conta ou através de cheques-refeição ou cartão de refeição. A forma como recebe este subsídio diz muito sobre o seu IRS. Se receber o seu subsídio junto com o seu salário não se livra dos impostos, e terá de pagar mais do que se for feito pelo cartão ou vales de refeição. Se a entidade patronal fizer o pagamento do seu subsídio em cartão de refeição, tem um limite máximo para não ter que tributar esse valor. 

Saber como fazer o cálculo do salário líquido pode, assim, ser-lhe útil para ter uma real ideia do que irá receber na sua conta todos os meses, até porque, normalmente, a negociação salarial é efetuada em termos brutos, o que não lhe permite ver o valor real que receberá na sua conta.

Para saber o valor real terá de utilizar a ferramenta que disponibilizámos acima. Saber o seu salário líquido também o ajuda a gerir o seu orçamento lá em casa e saber quanto pode gastar. Além disso, é importante para a concessão de crédito pessoal ou de cartão de crédito.

Quando for a uma entrevista de emprego, antes de pedir a sua expectativa salarial, deve antes fazer um estudo de quais as retenções que lhe podem ser aplicadas em termos de IRS e de Segurança Social.

Deve dizer a sua expectativa salarial em valores brutos nas entrevistas de emprego, a menos que lhe peçam o valor do salário líquido. Dessa forma, pense sempre quanto quer receber em líquidos, por exemplo 1.200 euros mensais, e quanto esse salário líquido custará em valores brutos à empresa a que se candidata, por exemplo 1.500 euros mais cartão de alimentação de 6,50 euros, auferirá mensalmente 1.211 euros. 

Veja também: Comissões bancárias: como pagar menos? 

As profissões mais bem pagas em Portugal