Banda Larga

Obtenha a Banda Larga mais barata da sua zona

Revisão do Produto

Escolha os melhores operadores de internet, telefone, telemóvel e televisão

 

Em Portugal existem atualmente quatro operadores de internet, televisão, telemóvel e telefone. Torna-se, portanto, necessário efetuar uma análise e comparação das ofertas de todos os operadores, no sentido de verificar os preços, as ofertas, a qualidade do serviço, e mais aspetos que pode beneficiar com determinada empresa fornecedora do serviço em Portugal.

Existe atualmente uma grande oferta no que se refere à internet, telefone, telemóvel e televisão, sendo a qualidade e velocidade cada vez melhor. Dessa forma, poderá escolher e pedir um pacote de serviços de internet, televisão, telemóvel e telefone online ou numa loja, optando pelo melhor operador, de acordo com as suas necessidades.

 

Pacotes de serviços pelos quais pode optar

Existem diversos pacotes oferecidos pelos operadores, podendo optar por serviços conjuntos: telefone e internet; televisão e internet; televisão e telefone (neste caso sem internet); ou telefone, televisão e internet. Poderá adicionar ao seu pacote o serviço de telemóvel, ou optar por um pacote já com telemóvel incluído. Em alguns pacotes é possível adicionar mais do que um telemóvel, sendo definido o valor por cada número adicional.

Torna-se necessário analisar os pacotes de serviços existentes, comparar os que mais lhe interessam e pedir o serviço que mais se adequa ao que pretende.

 

Deve incluir telemóvel no seu pacote? – vantagens e desvantagens

A possibilidade de colocar no pacote de internet, telefone e televisão o serviço de telemóvel é oferecido em cada operador, no entanto terá que ser bem pensado, pois apresenta benefícios, mas também pode não ir de encontro com o que pretende. No caso de ter já o telemóvel sem fidelização, vai agora ser aplicado ao seu novo tarifário um novo período de fidelização, ou seja, o mesmo para todo o pacote. No entanto, como vantagens, existem várias, como o pagamento mensal de toda a fatura, em vez de pagar o telemóvel à parte, que o fará economizar tempo com vários pagamentos.

A existência de pacotes de internet para a sua casa ou para empresas com telemóvel a preços melhores é outro benefício que o operador de banda larga tanto de casa como empresarial oferece. Outra vantagem é a de poder optar por um pacote em que pode incluir um ou mais telemóveis associados, a preços vantajosos para todos eles. Como tal, terá de comparar fornecedores de banda larga e escolher cuidadosamente o plano do telemóvel, porque caso se arrependa, para alterar terá que pagar o valor da fidelização.

 

Fatores a ter em conta ao escolher um serviço de internet, televisão, telemóvel e telefone

 

Ao pedir um pacote de serviços em Portugal, terá de comparar e escolher o tipo de internet mais adequado para a sua área de residência ou escritório. Verifique o número habitual de utilizadores, a velocidade da ligação necessária, o tipo de box de acordo com as suas preferências pessoais, que pode ser de gravar, normal, 4K, conforme o seu aparelho de televisão.

Para pedir o melhor pacote para si, terá que analisar quais os serviços pretendidos: internet, telefone e televisão ou apenas dois deles, como é o caso de ter internet e telefone, ou de internet e televisão, por exemplo.

 

TV, net e voz com ou sem fidelização – quais os benefícios?

 

Existem diferentes períodos de fidelização, ou seja, o tempo mínimo de permanência do serviço, que será de 6, 12 e 24 meses. No entanto, pode também pedir pacotes de banda larga sem fidelização, mas convém referir que os pacotes de internet em Portugal sem fidelização pressupõem o pagamento dos custos de instalação e de ativação do serviço, que muitas vezes são elevados. Deste modo, quanto maior for o período de fidelização menor será o valor da mensalidade, portanto, é necessário comparar fornecedores de banda larga para ver se lhe compensa pedir um plano sem fidelização e vantajoso caso pretenda apenas o serviço durante um curto período de tempo.

Para um mesmo pacote, o preço da mensalidade vai diminuir à medida que aumenta o período em que está fidelizado. Com 24 meses de fidelização, poderá encontrar um pacote completo de televisão, internet e telefone, a um preço mais acessível do que um plano sem fidelização e até mesmo com menos serviços oferecidos.

 

Tipos de internet disponíveis – compare e escolha a melhor oferta

Fibra ótica

Em Portugal existem três tipos de banda larga de casa ou empresarial oferecidos pelos operadores. Atualmente em Portugal existe a Fibra Ótica, ADSL e a conexão por Satélite. A Fibra Ótica tem imensa qualidade e uma velocidade muito elevada. Trata-se de um cabo feito de vidro, muito fino e transparente. Este cabo chega até ao interior da casa ou da empresa dos clientes e o rendimento desta tecnologia é bastante alto, assim como a velocidade.

Na casa do cliente, particular ou empresarial, a Fibra Ótica liga-se ao Optical Network Terminal (ONT), sendo o sinal convertido em dados que são transportados para os equipamentos, através de um cabo Ethernet ou Coaxial.

 

ADSL

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), que significa Linha Digital Assimétrica para Assinante, é uma tecnologia que usa a linha telefónica para se conectar às telecomunicações. Este tipo de conexão tem um custo inferior ao da Fibra Ótica e a velocidade também é alta, no entanto, a conexão neste caso é dividida por três canais digitais, um para a voz e os outros dois, um para download e outro para upload.

 

Satélite

No caso do Satélite, também chamado wireless, ainda é usado em Portugal, sendo os sinais emitidos por um satélite e rececionados por uma antena parabólica, instalada na casa ou empresa do cliente. Este serviço é vantajoso no caso da instalação de internet, telefone e televisão em locais do país sem cobertura para ADSL ou Fibra Ótica.

O cliente apenas pode solicitar o serviço de banda larga em Portugal após efetuar o teste de cobertura. Normalmente não é possível optar por um tipo de conexão, dado que o teste de cobertura vai indicar o tipo de internet disponível em cada região do país.

 

Como aderir a um pacote de TV, net e voz em Portugal

 

A adesão a um pacote de televisão, internet, telefone e telemóvel em Portugal pode ser feita online, no site do operador escolhido, após comparar os diferentes fornecedores em Portugal, ou por telefone. Também pode pedir este serviço pessoalmente numa loja da operadora escolhida.

Após comparar os fornecedores de internet existentes, terá que optar pela melhor banda larga para o seu caso específico, quer seja internet de casa ou para o escritório, e contatar a operadora escolhida. Normalmente no site pode realizar o pedido ou solicitar um contacto telefónico, um funcionário especializado entrará em contacto para formalizar o pedido do melhor pacote de serviços para a sua situação específica.

 

Glossário

De forma a poder optar pelo melhor operador de internet na sua área de residência ou da sua empresa, será necessário um conhecimento da terminologia usada relativamente aos pacotes de internet, televisão, telefone e telemóvel. Abaixo, encontra-se um glossário simples e abrangente sobre todos os termos mais frequentes em relação a este tipo de pacotes. Desta forma, terá mais facilidade na comparação e escolha do seu operador, quer seja para a sua casa ou empresa.

 

ADSL: a sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line, trata-se de um tipo de tecnologia de comunicações de banda larga DSL utilizada para se conectar à Internet e ser possível descarregar e enviar mais dados através das linhas telefónicas existentes.

Banda larga: trata-se de uma conexão à internet mais fácil e mais rápida comparativamente às conexões de telefone ou com um modem que existiam anteriormente. Com uma internet de banda larga, obtém maior velocidade, o que lhe possibilita enviar e descarregar dados a uma velocidade bastante mais rápida.

Largura de banda: refere-se à taxa máxima quanto à transferência de dados, fazendo a medição da quantidade de dados que podem ser enviados por determinada conexão num certo período.

Download: significa descarregar, normalmente dados, através de um computador, tablet ou telemóvel, através da internet.

Limite de download: representa a quantidade de dados que é possível descarregar através de uma ligação de banda larga. Os pacotes de internet têm normalmente um limite de download indicado, sendo expresso em MB ou GB e refere-se a um período de um mês.

Velocidade de download: corresponde à velocidade do pacote de internet, com a qual pode descarregar dados através da banda larga de internet para o computador, tablet, telemóvel, sendo expressa em Mbps, ou seja, megabits por segundo.

Conexão de fibra: é a ligação à internet através de cabos de fibra ótica, que é a mais rápida que existe atualmente e permite uma transmissão de dados, como televisão e vídeo online e em direto também.

Fibra ótica: trata-se da conexão usando cabos óticos, que permite transferir dados em grandes velocidades.

IPTV: significa Internet Protocol Television e trata-se de um serviço em que a televisão digital é fornecida através de protocolos da internet.

Endereço IP: é o endereço de Protocolo da Internet, individual para cada dispositivo específico, quer seja, computador, tablet e telemóvel, que é usado na rede como identificação e para estabelecer comunicação de forma simples com outros dispositivos.

LAN: é utilizada para proporcionar rede a um conjunto de computadores que se encontrem bastante perto, tais como, numa casa, empresa, ou num estabelecimento de ensino. A LAN possibilita a partilha de recursos e serviços, tais como, ficheiros, aplicações, impressoras, emails e internet.

Mbps: significa Megabits por segundo, que é a medida de velocidade de envio de dados na internet fixa ou wireless.

Modem: é um equipamento que possibilita transmitir dados para um computador através da linha telefónica.

Rede: trata-se de vários computadores, servidores e outros dispositivos conectados entre si, que permitem a partilha de dados.

Router: possibilita a conexão à internet de um ou mais computadores, telemóveis ou tablets.

Streaming: é a possibilidade de ver vídeos ou ouvir música online diretamente sem ter de os descarregar.

Download ilimitado: significa que é possível transmitir ou descarregar quantos dados pretender de forma ilimitada. Em Portugal a maior parte dos pacotes possuem internet ilimitada, podendo fazer download e upload sempre que quiser.

Velocidade de upload: trata-se da velocidade de envio de dados, como por exemplo, ficheiros, a partir do seu computador, tablet ou telemóvel para a internet.

VoIP: significa Voice Over Internet Protocol, que possibilita falar online tal como faz pelo telefone, através de internet.

Wifi: refere-se ao processo de comunicação de um ou mais dispositivos, enviando e partilhando dados entre si, através de uma ligação sem fios.